Tocantins - 18/05/2024 - 23:12

Folha do Jalapão

CÂMARA DE SANTA TEREZA: Vereadores debatem demandas da população em sessão ordinária

Postado em 16/04/2024

Iluminação pública, gradagem de terras e um possível projeto de construção do novo paço municipal estiveram em debate na sessão legislativa

Os parlamentares do Legislativo Municipal de Santa Tereza do Tocantins se reuniram para mais uma sessão ordinária na noite desta segunda-feira, 15. No Plenário da Casa de Leis, os trabalhos foram conduzidos pelo presidente Jonas Barreira e, contaram com a presença dos vereadores João Leite, Domingos Andrade, Waltherluso de Paula, Lucas Jorge e Jurimar Rodrigues.

Na sessão houve a apresentação de projetos de lei do Poder executivo, que estão em apreciação e serão colocados em votação, sendo um deles a criação da ouvidoria municipal e serviços de informações aos cidadãos. Além deste, também foi apresentado o PL que proíbe a inauguração de obras públicas inacabadas ou que, embora construídas, não atendam ao fim que se destinam.

Ainda foi aprovado o Requerimento nº 06/2024, que sugere um incentivo aos agricultores da Comunidade Barra do Aroeira, na forma de gradagem de terras, de autoria do vereador Jurimar Rodrigues. Após defender a necessidade dos serviços, o parlamentar recebeu o apoio do presidente Jonas Barreira e do vereador João Leite. Já o requerimento nº 07/2024 solicitou a manutenção da iluminação pública na mesma comunidade, pedido que também teve a iniciativa do vereador Jurimar, que ainda pediu a roçagem geral na localidade.

O vereador Lucas Jorge também falou sobre a importância dos requerimentos e ressaltou sobre as solicitações apresentadas à Gestão Pública Municipal.

Debates

Os seguintes debates da sessão giraram em torno da iniciativa da Gestão Municipal para um possível projeto de construção de um novo prédio para o Paço Municipal, e que, portanto, acarretaria na demolição do atual prédio da Prefeitura.

O parlamentar Waltherluso de Paula opinou por realizar um abaixo-assinado para ouvir a população em relação à demolição do atual prédio. “Vou pedir a opinião pública através de uma abaixo-assinado, se o povo quiser tudo bem, foi um prédio construído nos anos 70 e pode se tornar um museu que conte a história do nosso município, dos criadores, pois muitos alunos não conhecem a própria história desses personagens. Essa gestão precisa estreitar o caminho entre o e e legislativo”, ressaltou.

O vereador Domingos Andrade abordou os assuntos apresentados pelos demais colegas. “Quero parabenizar o vereador Jurimar pelos requerimentos, esse é o papel do vereador, sempre buscar o melhor para o nosso Município. Sobre a prefeitura é um caso que vai ter muita repercussão, a gente precisa pensar no melhor e ouvir as pessoas sem descartar a parte histórica”, frisou.

Ao usar a palavra o parlamentar João Leite se posiciono a favor da demolição. “Sobre o prédio da prefeitura, minha opinião é demolir e construir um novo, se deixar ele ali não vai ficar uma praça bonita, portanto, sou a favor que faça a demolição. Um prédio bonito agrega e fica maravilhoso para a nossa cidade”. O vereador citou ainda a instalação de novos mata-burros que serão construídos por meio de recursos do deputado federal Vicentinho Junior, que segundo ele, já deve ser licitado após a liberação da Caixa.

O parlamentar Jurimar Rodrigues destacou a importância do prédio atual para que todos tenham acesso à história local. “Construir um local novo é louvável, mas esse prédio atual teria que ficar como ponto histórico, para os nossos filhos conhecerem a realidade da nossa história e acredito que deve haver bom senso”, disse.

A opinião acerca da construção de um novo paço também foi expressada pelo vereador Lucas Jorge. “Muito louvável ter a opinião da população sobre uma obra, mas tudo se tem um prazo de validade, até mesmo um prédio antigo, o que honra é a lembrança, das coisas boas. Há uma necessidade de um novo prédio, não sou contra demolir pois precisamos de algo novo, mudar a cara, modernizar. A gente precisa optar pelo novo, agora a gente não pode descartar a opinião pública, com certeza e aqui estamos como porta-vozes”.

O parlamentar ainda falou sobre o projeto que proíbe a entrega de obras públicas sem estarem concluídas e defendeu a iniciativa apresentada pelo PL.

Jonas Barreira encerrou os debates propondo um convite ao engenheiro responsável pelo projeto de construção. “A história é aquela que fica na memória da gente e gostaria muito que se pudesse manter aquele prédio atual, até para atender algumas secretarias ou o Conselho Tutelar, seria uma economia. Mas esperamos que as coisas aconteçam da melhor maneira possível. Sou totalmente contra aqueles bares ali na praça, que deveriam ser demolidos e dar um pouto ponto àqueles comerciantes que precisam do seu pão de cada dia. Esperamos esse cartão-postal para nossa cidade. Vou fazer um pedido para que o engenheiro possa vir explicar como vai ser esse projeto”, finalizou.

Os vereadores ainda receberam a visita da servidora municipal Simone Batista, que participou da sessão para questionar sobre a necessidade de ser contemplada com uma licença-prêmio.

Compartilhe no:

Relacionados