CAPIM-DOURADO: Energisa apoia Festa que celebra o Ouro do Jalapão

por Wenina — 18/09/2023 às 17:29 — em Destaques

Uma das mais importantes manifestações culturais do Tocantins, a Festa da Colheita reflete a cultura quilombola e as nuances herdadas pelos artesãos. A celebração ao ouro jalapoeiro tem o apoio do Projeto Energia para Crescer, do Sebrae e Energisa

O Quilombo Mumbuca, localizado no município de Mateiros, no Jalapão, viveu três dias de celebrações intensas e festivas para comemorar a efetivação de uma cultura secular: o artesanato em capim-dourado. A Festa da Colheita ocorreu entre os dias 15 e 17, sendo o marco em mais uma edição que teve o apoio do Projeto Energia para Crescer, uma parceria da Energisa e do Sebrae.

A festividade concentra iniciativas que são realizadas ao longo do ano pelo projeto, e contou com uma série de eventos na programação. A festa foi prestigiada pelo diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardek Moreira. O diretor ressalta que o apoio da Energisa na festividade é resultado da soma de esforços que a cada ano vem trazendo como consequência frutos para a própria comunidade.

“Esta foi a terceira edição com a participação da Energisa e do Sebrae, por meio do projeto Energia para Crescer, e contou com apoio do Governo do Estado. Para nós da Energisa, é motivo de muita comemoração ver que nosso objetivo de oferecer para a comunidade meios de continuarem se desenvolvendo está sendo alcançado. A celebração ganhou uma dimensão maior do que esperávamos, conquistando espaço no calendário oficial de eventos do Estado. E, quem ganha com isso, é a própria comunidade”, avaliou o diretor.

O diretor ressalta que o Projeto tem três pilares: o resgate cultural, empreendedorismo autossuficiência para a comunidade, e em parceria com o Sebrae foi um piloto para ser desenvolvido em outras localidades do Estado.

A analista técnica do Sebrae, Admary Monteiro, explica que este é o terceiro ano de atuação da parceria do Projeto na Festa da Colheita. “Nossa ação tem sido com capacitação, orientação para o atendimento ao cliente, melhoria da oferta de produtos alimentícios da praça de alimentação, então temos a honra de participar em mais uma edição”, comemorou.

Festa

O ponto alto da celebração é o desfile dos quilombolas, quando artesãos, crianças e jovens esbanjam alegria e expõem biojoias, produtos decorativos, dentre outros objetos confeccionados com a haste que é considerada o ouro do Jalapão. O evento ocorreu na noite de sábado, 16, quando as estrelas mumbucanas desfilaram na passarela da festa cultural. A noite foi finalizada com atrações culturais da região: a cantora Núbia Dourado, dupla Arnon e Orley, Sanfoneiro Dedo de Ouro e Adão Ribeiro.

Outro momento marcante é a colheita demonstrativa que ocorreu neste domingo, 17. As artesãs foram até as veredas mostrar como as hastes são retiradas de forma a serem preservadas para as colheitas do próximo ano. Canções nativas e a alegria da violinha de buriti dão o ritmo à colheita que ocorre oficialmente entre os dias 20 e 30 de setembro.

A artesã e líder comunitária, Noemi Ribeiro, a Dotora, é filha de dona Miúda e a cada vez que retorna ao campo sente novamente a emoção de reviver momentos e memórias afetivas. “Herdar esse legado e estar à frente da comunidade é uma responsabilidade linda, e nós só temos que fortalecer isso cada dia mais, não deixar perder nossa cultura, a gente não consegue falar como somos recompensados por isso todos os dias”, reflete a artesã.

Além da tradicional colheita demonstrativa, a festa teve com outros momentos de vivência, como a Mesa Dourada, que neste ano também contou a presença do superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Antônio, além de representantes do Poder Público Estadual, líderes comunitários e outros parceiros do evento.

O culto em ação de graças na sexta-feira, 15, foi o momento de agradecer pela oportunidade de celebrar mais uma edição de uma das maiores festas da região. A festividade também foi marcada pela Cavalgada Dourada, um encontro de comitivas da região para celebrar o capim-dourado neste sábado, 16. Já a noite de domingo, 17, finalizou a programação com show da dupla gospel Daniel e Samuel. Esta foi a primeira vez que a comunidade recebeu uma estrutura de maior magnitude e um show de nível nacional.

A parceria da concessionária para a realização do evento foi comemorada pela presidente da Associação de Artesãos da Comunidade Mumbuca, Railane Ribeiro. “Desde 2021 após o lançamento do Projeto Energia para Crescer quando iniciou, não imaginávamos que seria um apoio desta dimensão, mas eles ouviram o que a gente precisava. É uma parceria especial e sem ela não teríamos como fazer a Festa da Colheita do nível que é atualmente”, agradeceu.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Equipe de Mateiros visita Jericoacoara para aprimorar gestão da Taxa de Turismo Sustentável

Mateiros, município referência no Jalapão e porta de entrada para o ecoturismo...

Pela 1ª vez em Aparecida, etapa do GP Tocantins de Kart de Rua fomenta economia e leva entretenimento

Fotos: Thiago Wahlbrink/Governo TO Evento promovido por meio de parceria entre Prefeitura,...