Tocantins - 24/06/2026 - 11:08

Prefeitura de Mateiros entrega veículo e amplia capacidade de atuação do Conselho Tutelar

Entrega fortalece a atuação da equipe nas comunidades urbanas e rurais, contribuindo para a proteção de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Mateiros realizou a entrega de um veículo ao Conselho Tutelar, fortalecendo a estrutura de trabalho do órgão e proporcionando mais mobilidade para as ações voltadas à proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município.

A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 177/2026, de 19 de junho de 2026, assinada pelo prefeito Jesy Vieira Tavares. O documento designa o veículo Fiat Mobi Like, ano/modelo 2023/2024, pertencente à frota municipal, para uso exclusivo das atividades desenvolvidas pelo Conselho Tutelar.

A disponibilização do veículo atende a uma demanda do Conselho Tutelar e amplia as condições de atuação da equipe, contribuindo para dar mais agilidade às ações de acompanhamento, orientação e proteção de crianças e adolescentes.

A entrega oficial do automóvel foi realizada na manhã desta segunda-feira, 22, pelo secretário municipal de Administração, Albenair Batista, e pela primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia. Na ocasião, eles destacaram a importância da iniciativa para garantir melhores condições de deslocamento à equipe, contribuindo para um atendimento mais ágil às demandas do município.

A conselheira tutelar Solenir Santos Moreira comemorou a conquista e lembrou que, até então, o Conselho, composto por cinco membros, contava apenas com uma motocicleta para a realização dos atendimentos e dependia do apoio da Prefeitura para chegar às comunidades mais distantes.

“Melhorou bastante para nós. Sabemos que, por causa da areia e das condições de algumas estradas, o ideal seria um carro traçado, mas a gestão já nos informou que está trabalhando para disponibilizar um veículo com essas características. Enquanto isso, esse carro já vai ajudar muito no nosso dia a dia e facilitar o atendimento às famílias e comunidades”, destacou.

Quem também celebrou a entrega foi o conselheiro tutelar Romário Ribeiro Gonçalves. Para ele, o novo veículo representa mais praticidade para a equipe e permitirá maior eficiência nos deslocamentos realizados durante as ações do órgão.

“Antes, quando precisávamos nos deslocar de motocicleta, apenas duas pessoas podiam seguir para os atendimentos. Agora, teremos condições de levar toda a equipe quando necessário. A gestão municipal continua sendo uma grande parceira e seguirá disponibilizando veículos traçados para atender as comunidades de difícil acesso sempre que houver necessidade”, afirmou.

Conforme estabelece a portaria, o veículo será utilizado exclusivamente para fins institucionais, observando as normas legais e regulamentares vigentes. A Secretaria Municipal de Administração e Infraestrutura ficará responsável pela manutenção, abastecimento e demais condições necessárias para o funcionamento adequado do automóvel.

Compartilhe no:

MATEIROS: Quilombo Boa Esperança recebe Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Criativa

Atividades colaborativas abordaram o Turismo de Base Comunitária e incentivaram a participação dos moradores em políticas públicas culturais.

Com o objetivo de promover o alinhamento entre o poder público e a sociedade civil e fortalecer a cidadania dos moradores do Quilombo Boa Esperança, em Mateiros, foi realizado, entre os dias 20 e 22 de junho, o Encontro de Turismo de Base Comunitária, Economia Criativa e Turismo Regenerativo. Promovido pelo Naturatins, Prefeitura de Mateiros e Associação AJAQUITEBE, o evento foi realizado na sede da Associação Jalapoeira das Comunidades Quilombolas do Território da Boa Esperança.

Rodas de conversa, dinâmicas e atividades integrativas compuseram a programação, que também buscou incentivar a participação dos moradores em políticas públicas culturais, como a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo II e a Política Nacional Cultura Viva. As iniciativas apoiam os saberes e fazeres de povos e comunidades tradicionais, além dos Mestres e Mestras da Cultura Tradicional e Popular.

Durante o evento, o prefeito Jesy Vieira destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das comunidades tradicionais. “Estamos trabalhando para fortalecer as comunidades quilombolas, valorizando sua cultura, suas tradições e criando oportunidades por meio do turismo sustentável”, afirmou.

A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia, também ressaltou os impactos positivos do encontro. “Este é o momento em que as comunidades estão descobrindo as suas potencialidades. A Prefeitura, entendendo a importância de desenvolver o turismo de base comunitária, se colocou à disposição para contribuir no que fornecessário”, disse.

Entre a discussão, estevem também a necessidade de gestão junto aos órgaãos ambientais para retirada das curvas para que as agências possam transitar dentro da Comunidade Boa Esperança, tendo em vista o perigo das estradas. Além disso, a Gestão Municipal apoia a interlucação junto às associações para fazer escutas e inserção nos editais da Lei Rouanet e Paulo Gustavo.

O prefeito e a primeira-dama de São Félix, Gercimar Xavier e Imelda Xavier, também participaram da programação. Na ocasião, os comunitários organizaram um mutirão para o próximo mês, que inclui a construção de uma casa de farinha, permitindo que turistas e agências possam vivenciar a “Farinhada Cultural”, próxima experiência a ser oferecida pelos associados da AJAQUITEBE.

Programação


O evento contou ainda com atividades corporais integrativas conduzidas pelo instrutor Rodrigo Cruz, que realizou dinâmicas participativas voltadas ao bem viver e ao trabalho colaborativo. Os comunitários participaram dos exercícios, que incentivaram a integração e a reflexão sobre boas práticas de convivência.


Uma roda de conversa abordou o fortalecimento da comunidade por meio da Associação AJAQUITEBE, conduzida pela presidente Irene Ribeiro da Silva. Ela apresentou uma retrospectiva de seu mandato anterior, quando organizou um mutirão comunitário para a construção da sede da associação utilizando métodos tradicionais, como adobe e cobertura de palha.

Também foi realizada uma reunião em formato híbrido com empresas que atuam no Turismo de Base Comunitária. Participaram como mediadores Vanderley Rodrigues Borges, da agência Cerrado Rupestre; Ilana Ribeiro Cardozo, quilombola da agência Rota Nativa; Henrique Cordeiro Abreu, da Jalapão Expedições; e Darlan Soares, guia da Cerrado Dourado e representante do ponto de cultura Casa de Caboclo.

Durante a reunião, guias e empreendedores destacaram os benefícios do Turismo de Base Comunitária e do Turismo Regenerativo para a sociobiodiversidade do Jalapão, ressaltando a importância de estruturar a cadeia cultural de cada comunidade e fortalecer associações de moradores, quilombolas e de agricultura familiar.

A supervisora do Parque Estadual do Jalapão, Rejane Nunes, destacou que “é fundamental criar mecanismos de envolvimento comunitário vinculado ao turismo, que tenham como prioridade a pegada ecológica positiva e proporcionem experiências que fortaleçam a gestão territorial”.

Os quilombolas elaboraram um mapa falado, no qual sugeriram roteiros e circuitos que valorizam os saberes e fazeres locais, gerando renda de forma inclusiva e solidária para todos os moradores da Boa Esperança. Eles também se reuniram com a consultora de políticas públicas culturais, Andrea Lambertucci, que repassou informações sobre as inscrições dos editais da PNAB Ciclo II para a organização da II Festa da Farinha da Boa Esperança.

O encerramento ocorreu com uma visita à Escola Municipal da Boa Esperança, onde o professor e historiador, Marciel Carvalho Oliveira, apresentou o projeto “Escola de Folia”, desenvolvido em parceria com o folião quilombola, Jair Gomes Batista. A iniciativa introduz os alunos à educação patrimonial, promovendo o conhecimento sobre o patrimônio material e imaterial do Jalapão por meio da música, dos instrumentos de folia e do repertório cultural tradicional.

Compartilhe no:

Copa 2026 com Brasil em campo: veja as partidas desta quarta-feira

Jogos de cada chave serão simultâneos para evitar favorecimento

A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo começa nesta quarta-feira (24), com seis partidas distribuídas entre os grupos A, B e C. O destaque da rodada é para a partida entre Brasil e Escócia, às 19h pelo Grupo C, em Miami.

No mesmo horário, será disputada a outra partida da chave, entre Marrocos e Haiti, em Atlanta. Como previsto pelo regulamento, os jogos de cada chave ocorrem de forma simultânea na última rodada da fase de grupos, de forma a evitar favorecimento a alguma seleção.

As primeiras partidas do dia serão pelo Grupo B, às 16h. Suíça e Canadá se enfrentam em Vancouver, enquanto a equipe de Bósnia e Herzegovina encara o Catar, em Seattle.

A rodada do dia encerra às 22h com as partidas do Grupo A. O México enfrenta a República Tcheca, na Cidade do México; e a Coreia do Sul joga contra a África do Sul, em Monterrey.

Jogos desta quarta-feira, 24 de junho

16h – Suíça x Canadá (Grupo B)

16h – Bósnia e Herzegovina x Catar (Grupo B)

19h – Escócia x Brasil (Grupo C)

19h – Marrocos x Haiti (Grupo C)

22h – República Tcheca x México (Grupo A)

22h – África do Sul x Coreia do Sul (Grupo A)

Classificação nos grupos

Brasil – 4 pontos; saldo de gols: 3

Marrocos – 4 pontos; saldo de gols: 1

Escócia – 3 pontos; saldo de gols: 0

Haiti – 0 ponto; saldo de gols: -4

Resultados das duas primeiras rodadas

1ª rodada

Brasil 1 x 1 Marrocos

Haiti 0 x 1 Escócia

2ª rodada

Escócia 0 x 1 Marrocos

Brasil 3 x 0 Haiti

Brasil e Marrocos chegam à última rodada com quatro pontos cada, ocupando as duas primeiras posições da chave. A Escócia aparece na sequência, ainda com chances de classificação, enquanto o Haiti precisa de vitória e combinação de resultados para avançar entre as melhores terceiras colocadas nos 12 grupos.

O confronto entre Brasil e Escócia é direto na disputa por vaga, enquanto Marrocos tenta confirmar a classificação diante do Haiti.

– Grupo A

México – 6 pontos; saldo de gols: 3

Coreia do Sul – 3 pontos; saldo de gols: 0

República Tcheca – 1 ponto; saldo de gols: -1

África do Sul – 1 ponto; saldo de gols: -2

Resultados das duas primeiras rodadas

1ª rodada

México 2 x 0 África do Sul

Coreia do Sul 2 x 1 República Tcheca

2ª rodada

República Tcheca 1 x 1 África do Sul

México 1 x 0 Coreia do Sul

México chega à rodada final já classificado, com seis pontos obtidos nas duas primeiras rodadas.

Sua adversária, a República Tcheca, entra em campo na busca de pontos que podem garantir a classificação – em uma disputa direta com as duas equipes que se enfrentarão na outra partida do grupo: África do Sul e Coreia do Sul.

Com três pontos nas duas primeiras rodadas, a Coreia do Sul depende apenas de si para garantir vaga.

– Grupo B

Canadá – 4 pontos; saldo de gols: 6

Suíça – 4 pontos; saldo de gols: 3

Bósnia e Herzegovina – 1 ponto; saldo de gols: -3

Catar – 1 ponto; saldo de gols: -6

Resultados das duas primeiras rodadas

1ª rodada

Canadá 1 x 1 Bósnia e Herzegovina

Catar 1 x 1 Suíça

2ª rodada

Suíça 4 x 1 Bósnia e Herzegovina

Canadá 6 x 0 Catar

O principal confronto do Grupo B será entre as duas equipes que lideram a chave: Canadá e Suíça, com quatro pontos cada. A liderança da chave, portanto, será decidida nesta partida de hoje, o que garante ainda mais emoção para o confronto.

Com um ponto cada, Bósnia e Catar também entram em campo precisando de vitória para, em uma combinação de resultados, manter chances de classificação.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe no:

Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional

Muitas pessoas emitiram documento, mas não baixaram no GOV.BR

A versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser acessada no aplicativo GOV.BR no celular e usada como documento de identificação. Para lembrar a população sobre esse recurso, o governo federal enviou notificações no WhatsApp e na Caixa Postal GOV.BR.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), “muitas pessoas” emitiram a nova carteira, mas não acessaram a versão disponível na plataforma eletrônica de acesso a serviços públicos federais e também de estados e municípios.

Até 12 de junho, 55,8 milhões de pessoas emitiram a CIN, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo GOV.BR para baixar a CIN em formato digital, que fica na seção “carteira de documentos”.

O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, explicou que o governo incentiva o uso desse recurso pela população.

“Ter esse documento em seu celular facilita em viagens, entrada de shows ou eventos e em qualquer outra situação em que seja necessário se identificar”, disse. “Estamos enviando essas notificações para que as pessoas passem a usar o aplicativo GOV.BR e tenham acesso a esse benefício que facilita a vida na palma da sua mão”, afirmou.

O novo documento, válido em todo o país, adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, em substituição ao antigo Registro Geral (RG).

A versão digital da CIN pode incluir outros documentos e registros como:

Para fazer essa inclusão, esses documentos deverão ser apresentados no momento da solicitação da carteira. Esta página do MGI informa onde solicitar no seu estado a CIN.

Cuidado com golpes

O MGI alerta que os usuários devem desconfiar “de qualquer mensagem recebida fora da plataforma GOV.BR que solicite acesso para verificar saldos ou atualizar dados”.

Conforme o ministério, não são solicitados “dados pessoais, como CPF e endereço, nem são realizadas cobranças ou pedidos de pagamento via WhatsApp”.

Em caso de dúvidas, o MGI recomenda que os usuários acessem gov.br/conta ou gov.br/atendimento. Também é possível receber atendimento presencial em uma unidade do Balcão GOV.BR em gov.br/presencial.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe no:

Prefeitura de Palmas terá expediente das 11 às 17 horas nesta quarta-feira, 24, em razão do jogo da Seleção Brasileira

Horário especial foi definido por decreto sem comprometer a prestação dos serviços essenciais

Nesta quarta-feira, 24, os órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Palmas funcionarão em horário especial das 11 às 17 horas, devido à partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo Fifa 2026, marcada para às 19 horas. A alteração segue o Decreto n.º 2.931, publicado no Diário Oficial do Município, que estabelece regras para o funcionamento das repartições municipais nos dias de jogos do Brasil durante a competição.

Conforme o decreto, a medida busca adequar a jornada de trabalho dos servidores sem comprometer a prestação dos serviços públicos essenciais e os que funcionam em regime de plantão, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), além dos serviços de limpeza urbana, infraestrutura, iluminação pública, transporte coletivo, fiscalização, segurança, defesa civil e conselhos tutelares.

O decreto também atribui aos gestores dos órgãos e entidades municipais a responsabilidade de assegurar a manutenção dos serviços indispensáveis ao atendimento da população, observadas as necessidades de cada área de atuação.

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:

Palmas inaugura Sine Municipal com presença do ministro Luiz Marinho e amplia oportunidades de emprego e qualificação

Nova unidade integrada à Casa do Empreendedor fortalece geração de emprego, qualificação profissional e conexão entre trabalhadores e empregadores na Capital

A Prefeitura inaugurou nesta terça-feira, 23, a unidade do Sistema Nacional de Emprego de Palmas (Sine Municipal), instalada na Casa do Empreendedor, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com serviços voltados à geração de emprego e renda, qualificação profissional, intermediação de mão de obra e apoio ao empreendedorismo.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a importância da cooperação entre os entes para que os programas de governo cheguem efetivamente à população. “As políticas públicas só produzem resultados quando chegam até as pessoas. Essa parceria entre Governo Federal e Município fortalece o acesso ao emprego, à qualificação e às oportunidades, contribuindo para melhorar a vida da população e impulsionar o desenvolvimento local”, declarou.

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou que a parceria com o Governo Federal é mais uma estratégia de fortalecimento do desenvolvimento econômico. “Palmas já responde por mais de 41% dos empregos formais do Tocantins e continua crescendo. Com esta inauguração, reforçamos nosso objetivo para que nossa capital seja, cada vez mais, um verdadeiro centro econômico, ampliando a capacidade de gerar emprego e ampliar as oportunidades”, disse.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello, a chegada do Sine Municipal representa um avanço importante para ampliar oportunidades de emprego e renda para a população. “Não existe política social mais transformadora do que o emprego. Não existe desenvolvimento social sem desenvolvimento econômico. A partir de hoje, a Casa do Empreendedor passa a ser também a casa das oportunidades, reunindo em um único espaço serviços voltados ao empreendedorismo, à qualificação profissional e ao acesso ao mercado de trabalho”.

Atendimentos já disponíveis

A nova unidade do Sine Municipal já está em funcionamento na Casa do Empreendedor, oferecendo serviços como:

• encaminhamento para vagas de emprego;

• cadastro de trabalhadores;

• seguro-desemprego;

• intermediação de mão de obra;

• orientação profissional;

• qualificação profissional;

• atendimento a empregadores.

Serviço

Sine Municipal de Palmas

📍 Casa do Empreendedor – Quadra 104 Norte, Rua NE-6, nº 292

📞 (63) 3212-7339

📧 sine@palmas.to.gov.br

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:

Governo do Tocantins lança projeto que fortalece integração entre ensino superior e desenvolvimento do agro

Projeto Seagro – Portas Abertas apresenta a estudantes políticas públicas, programas e ações estratégicas que impulsionam o setor agropecuário no estado

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), lançou nesta terça-feira, 23, em Palmas, o projeto Seagro – Portas Abertas. A primeira edição da iniciativa reuniu, na sede da Seagro, estudantes do curso de Agronomia do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para uma programação voltada à apresentação de políticas públicas, programas e ações estratégicas que impulsionam o desenvolvimento do agronegócio tocantinense.

Durante a visita, os acadêmicos conheceram as áreas de atuação da Seagro e as ações desenvolvidas em temas como inovação no campo, tecnologias sociais, bioeconomia, desenvolvimento territorial, sustentabilidade da produção agropecuária e apoio às cadeias produtivas que contribuem para o crescimento do setor no estado.

O subsecretário da Agricultura e Pecuária, Mikeias Feitosa, destacou que o projeto foi idealizado para aproximar os futuros profissionais do agro das ações desenvolvidas pelo Governo do Tocantins. “Queremos apresentar os programas, as ações e os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado e mostrar as oportunidades existentes para o crescimento do setor produtivo”, ressaltou.

Segundo o subsecretário, a iniciativa também busca ampliar o acesso às informações sobre os programas executados pela Secretaria e fortalecer o diálogo com instituições de ensino, entidades parceiras e representantes do setor produtivo.

Ensino e gestão pública

A visita técnica foi organizada pelo professor de Agronomia do IFTO, Júlio César de Lucena Araújo, como atividade da disciplina de Introdução à Agronomia. “Muitas vezes, os estudantes conhecem mais o setor privado, mas o serviço público desempenha papel fundamental na formulação de políticas públicas, na assistência técnica, no apoio ao produtor e na promoção do desenvolvimento rural. Conhecer essa estrutura desde o início da graduação amplia a compreensão sobre a dinâmica do setor e suas oportunidades profissionais”, pontuou.

Durante a programação, os acadêmicos também conheceram a atuação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em áreas estratégicas para o setor. O auditor fiscal federal agropecuário Humberto Simão apresentou as atribuições do órgão a respeito de fiscalização, certificação e qualidade da produção agropecuária brasileira. “Em muitas situações, o estudante só conhece o trabalho desenvolvido pelos órgãos públicos quando já está inserido no mercado de trabalho. Esse contato antecipado permite compreender as instituições públicas no trabalho da fiscalização para garantir a qualidade dos insumos, da segurança dos alimentos e do fortalecimento da agropecuária”, afirmou.

Entre os participantes, a estudante Maria Clara Almeida Pereira comentou a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento das instituições que atuam no desenvolvimento do agro. “É muito bom entender melhor como funciona o trabalho desenvolvido para apoiar o setor produtivo”, enfatizou.

Instituições interessadas em participar das próximas edições do projeto Seagro – Portas Abertas podem entrar em contato com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária pelo telefone (63) 99995-9611. A Seagro está localizada na Quadra 104 Sul, Rua SE-09, Lote 05, Plano Diretor Sul, em Palmas, onde também são prestadas informações sobre a iniciativa e sua programação.

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:
Folha do Jalapão