Tocantins - 22/06/2026 - 10:19

Construção do novo CRAS representa avanço para a Assistência Social de Aparecida do Rio Negro

Com investimento superior a R$ 571 mil, município constrói nova sede do CRAS na Avenida Palmas, enquanto obras de pavimentação levam mais mobilidade, conforto e qualidade de vida aos moradores do Setor Aeroporto.

Aparecida do Rio Negro segue avançando com investimentos que fortalecem a infraestrutura urbana e qualificam os serviços públicos oferecidos à população. Na Avenida Palmas, duas importantes obras demonstram esse compromisso: a pavimentação asfáltica da via e a construção da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), iniciativas que vão garantir mais qualidade de vida, acessibilidade e melhores condições de atendimento aos moradores.

Com investimento de R$ 571.044,41, a Prefeitura de Aparecida do Rio Negro está construindo o novo prédio do CRAS, obra viabilizada por meio de recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Caixa Econômica Federal, além de contrapartida do município. A nova estrutura proporcionará mais conforto, segurança e qualidade no atendimento às famílias acompanhadas pelos programas e serviços da assistência social.

Morador do Setor Aeroporto e residente da Avenida Palmas há muitos anos, o senhor José Ferreira de Sousa, de 70 anos, acompanha de perto o andamento das obras que estão transformando o setor onde vive. Logo nas primeiras horas da manhã, ele costuma observar o trabalho das equipes responsáveis pela construção do novo CRAS e pela pavimentação da via.

A gente esperou muito tempo por essas melhorias. Nem sei dizer o que é melhor: o asfalto chegando na porta da minha casa ou o novo prédio do CRAS, que é um lugar que eu frequento e agora vai ficar bem pertinho de mim. Antes, essa rua era só poeira e sujeira. Hoje já vemos tudo mudando para melhor. Estamos muito felizes, porque é uma prova de que as coisas estão avançando aqui no nosso setor”, comemorou o morador.

Investimentos ampliam infraestrutura


O prefeito Deusimar Amorim destacou que a construção da nova sede do CRAS e a pavimentação asfáltica das ruas do Setor Aeroporto são investimentos que caminham lado a lado no propósito de promover mais desenvolvimento e qualidade de vida para a população de Aparecida do Rio Negro. Conforme o gestor, enquanto o novo prédio ampliará a capacidade de atendimento e fortalecerá os serviços da assistência social, a pavimentação garante mais mobilidade, segurança e conforto para os moradores.

Estamos trabalhando para levar melhorias concretas para a nossa população. O novo CRAS oferecerá uma estrutura adequada para acolher as famílias e atender melhor quem mais precisa, enquanto o asfalto transforma a realidade do setor, acabando com problemas antigos de poeira e lama. São obras que representam desenvolvimento, dignidade e o cuidado da gestão com as pessoas”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Infraestrutura, Mário Veloso, destacou que a construção da nova sede do CRAS e as obras de pavimentação asfáltica em andamento no Setor Aeroporto refletem o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida da população. Os investimentos garantem mais infraestrutura, mobilidade e acesso a serviços públicos de qualidade.

Estamos acompanhando de perto cada etapa dessas obras, que representam avanços importantes para o município. O novo prédio do CRAS oferecerá mais conforto e melhores condições de atendimento às famílias, enquanto a pavimentação transforma a realidade dos moradores, levando mais segurança, valorização e dignidade para a comunidade”, destacou Mário.

Já a secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama, Ana Cláudia, comemorou o avanço da obra e destacou a importância da nova estrutura para fortalecer os serviços oferecidos à população.

É uma conquista muito importante para o nosso município. Teremos um espaço maior, mais moderno e preparado para desenvolver nossas atividades com mais qualidade, garantindo um atendimento ainda mais humanizado às famílias. Essa obra representa cuidado, acolhimento e o compromisso da gestão em fortalecer as políticas públicas de assistência social”, ressalta Ana Cláudia.

Obra

A construção da nova sede do CRAS segue em andamento na Avenida Palmas, no Setor Aeroporto. Após a conclusão dos trabalhos, o espaço passará a oferecer uma estrutura mais moderna e adequada para o desenvolvimento dos serviços, programas e ações da assistência social, beneficiando diretamente famílias atendidas pelo município e fortalecendo a rede de proteção social de Aparecida.

Compartilhe no:

Rio Sono realiza 1ª Corrida do Fogo e reforça a conscientização contra as queimadas

Corrida abordou a importância de evitar focos de incêndio a partir do mês de julho e as queimadas descontroladas.

Com foco no combate às queimadas durante o período de estiagem, a Prefeitura de Rio Sono, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou neste sábado, 20, a 1ª Corrida do Fogo no município. Este foi o primeiro evento esportivo voltado à conscientização ambiental, demonstrando a preocupação da gestão municipal em garantir que, neste verão, ocorram menos prejuízos relacionados às queimadas.

Pela manhã, 14 atletas de diversas idades compareceram para uma disputa de corrida de pedestre que teve não apenas o objetivo de incentivar a prática esportiva, mas também de conscientizar a população para evitar a provocação de focos de incêndio nas zonas urbana e rural.

Além de medalhas para os participantes e troféus para os três primeiros colocados, a Prefeitura disponibilizou brindes para todos e premiou os vencedores das categorias masculina e feminina com R$ 200 em dinheiro: Juliana Maciel e José Ricardo. A categoria masculina teve um percurso de 5 Km, enquanto a feminina foi de 3 Km. A secretária municipal de Meio Ambiente, Nilza Lino, comemorou o resultado positivo do evento.

“Essa ação teve o objetivo de promover a saúde e o bem-estar por meio do esporte, além da proteção ao meio ambiente, já que Rio Sono está entre os dez municípios que mais registram queimadas. Por isso, promovemos a corrida para também conscientizar a população sobre a importância da prevenção, da construção de aceiros e da necessidade de evitar o uso do fogo a partir do mês de julho”, comentou.

Também estiveram presentes os secretários municipais Valéria Martins, Moisés Maciel e Sócrates Cirqueira, além da vereadora Márcia Fonseca e do educador físico Davi Américo. Todos parabenizaram os participantes pelo desempenho e pela iniciativa. A corrida contou ainda com um café da manhã saudável, composto por frutas, servido a todos os participantes.

Compartilhe no:

Nova lei fixa piso do magistério em R$ 5,1 mil para 2026 e altera regras de reajuste

O governo federal sancionou nesta sexta-feira, 19, lei que fixa em R$ 5,1 mil o novo piso salarial para profissionais da educação básica. A atualização representa aumento de 5,4% em relação aos R$ 4.867,77 pagos em 2025.

O percentual representa ganho real de 1,5% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025, que foi de 3,9%. A medida é válida para professores com jornada de 40 horas semanais e produz efeitos financeiros a partir de janeiro de 2026. 

O texto também amplia a definição de profissionais do magistério, incluindo aqueles que atuam em funções de apoio pedagógico, como direção, planejamento, supervisão e coordenação educacional.

Base no INPC

Pelas novas regras, o piso será atualizado todos os anos por ato do Ministério da Educação, publicado até o último dia útil de janeiro. O cálculo do reajuste passará a considerar a soma de dois indicadores:

A lei também estabelece limites para a correção anual. O reajuste não poderá ser inferior à inflação medida pelo INPC, nem superior à variação das receitas do Fundeb entre os dois anos anteriores, incluindo as complementações da União. No ano passado, seguindo a mesma regra, o reajuste foi de 6,27%. 

Outra mudança importante é a exigência de maior transparência. O Ministério da Educação deverá divulgar, anualmente, a memória de cálculo utilizada na atualização do piso, com dados detalhados sobre receitas, metodologia e série histórica, em plataforma de dados abertos.

Financiamento 

A norma reafirma que o financiamento do piso salarial terá como base os recursos vinculados à educação previstos na Constituição, especialmente aqueles relacionados ao Fundeb. O texto destaca que a valorização dos profissionais deve respeitar os pisos mínimos de investimento em educação estabelecidos na legislação. Além dos professores da educação básica, estão contemplados profissionais contratados temporariamente e aqueles que atuam na educação infantil, reconhecendo a integração entre as atividades de cuidar, brincar e educar.

Fonte: Portal CT

Compartilhe no:

Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico

Ao menos 30% da população mundial têm algum tipo de alergia

Dados da Organização Mundial de Alergia (WAO, do nome em inglês) apontam que 30% da população mundial têm algum tipo de alergia. No Brasil, isso se repete.

Os brasileiros alérgicos constituem “uma multidão, um país dentro de outro”, disse à Agência Brasil a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Fátima Rodrigues Fernandes.

“São vários tipos de doença ocasionadas por uma alteração do nosso sistema imunológico, que responde de uma maneira mais exacerbada a estímulos, causando as inflamações.”, afirmou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, até 2050, metade da população global poderá ter alergias, devido às mudanças climáticas, que permitem maior penetração de alérgicos no organismo das pessoas.

A rinite alérgica atinge cerca de 30% da população do Brasil. Cerca de 26% das crianças brasileiras têm rinite. Em adolescentes, esse percentual alcança 30%, de acordo com dados do Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância (ISSAC), aplicados em vários estados do país.

A asma alérgica é outra condição prevalente no Brasil, atingindo cerca de 20% da população. No mundo, a asma afeta cerca de 260 milhões de indivíduos e responde por mais de 450 mil mortes a cada ano. Os principais sintomas da asma são falta de ar, chiado no peito, tosse, sensação de cansaço e dor no peito, frequentemente após esforço físico ou até mesmo ao falar e rir.

Outra doença com impacto significativo na qualidade de vida é a dermatite atópica, doença crônica da pele, não contagiosa, que afeta pessoas de todas as idades. Esse tipo atinge especialmente as crianças – cerca de 20% – sendo que 5% delas apresentam a forma mais grave da doença.

Em torno de 60% dos casos são iniciados no primeiro ano de vida. Entre os adultos, a estimativa é que 3% tenham dermatite atópica. A coceira intensa e as lesões de pele levam o paciente a quadros de ansiedade e, por vezes, até à depressão, de acordo com a Asbai.

Campanha

A Semana Mundial da Alergia, que ocorrerá de 21 a 27 deste mês, organizada pela WAO e, no Brasil, pela AsbaiI, com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças alérgicas, que aumentam a cada ano, visando seu controle. O tema da campanha é Cuidado com a Alergia é Cuidado Essencial, alertando para a saúde de toda a família. 

Fátima deu o exemplo da rinite, uma das alergias mais frequentes, cujos sintomas se caracterizam por coceira constante no nariz ou nos olhos, espirros seguidos, coriza e obstrução nasal, mesmo sem resfriado.

“A pessoa dorme com a boca aberta, tem perturbação no sono, mas não liga. Ela acostumou e pensa que aquilo é o normal dela. Mas não é”, diz a presidente da associação. A pessoa pode ter uma qualidade de vida melhor se ela se cuidar.”

Como a campanha coincide no Hemisfério Sul com o início do inverno, a entidade aproveita para alertar sobre os sintomas das doenças alérgicas e incentivar os pacientes a procurarem um médico especialista, que pode ser um alergista ou imunologista, para controlar esses sintomas.

A especialista afirmou que, na maioria das vezes, a alergia é genética e, portanto, não tem cura, mas tem controle. “Se controlada, o indivíduo pode ficar totalmente sem sintomas”. Para isso, entretanto, é preciso, em primeiro lugar, definir qual é o tipo de alergia, qual é o alérgeno que desencadeia aquele problema e instituir o tratamento adequado.

Além de entrevistas com especialistas que podem ser acessadas no site da Asbai e em suas redes sociais, a campanha contará com eventos junto ao público em diversas regionais da entidade pelo país, mostrando como são os exames para diagnosticar alergia e tirar dúvidas da população.

Testes

Como orientação geral, a médica ressaltou a necessidade de a pessoa reconhecer seus sintomas. Ela mencionou, por exemplo, a asma, muito problemática nessa época do ano, em especial. “Os prontos-socorros ficam cheios de crianças, adolescentes e idosos com problemas pulmonares e respiratórios. A asma é uma doença que pode ser bem mais grave, colocando, inclusive, em risco a vida do paciente”.

No inverno, as pessoas que têm problemas respiratórios devem procurar ajuda médica, de preferência com especialista, que é preparado para esse tipo de diagnóstico e de cuidado, recomendou Fátima. O diagnóstico pode ser feito por meio de testes alérgicos feitos na pele do indivíduo, ou por coleta de sangue do paciente.

A presidente da associação afirma que seja qual for o teste, ele ajuda a diagnosticar a causa da alergia e previne novos sintomas que forem aparecendo, preparando a pessoa para lidar melhor com a doença e ter uma vida mais saudável.

“O importante é diagnosticar, cuidar e permitir que o indivíduo tenha uma vida normal e não, simplesmente, isolada”.

Além das alergias respiratórias, a médica citou as alergias alimentares, que podem resultar também em quadros graves; as dermatites, que podem adquirir um aspecto muito grave que limita a vida da pessoa; as urticárias, bastante incômodas, que prejudicam bastante a vida do paciente.

A campanha objetiva ainda dar atenção às pessoas que cuidam dos alérgicos. Como a alergia é hereditária, muitas vezes as famílias cuidam de uma criança alérgica e esquecem, muitas vezes, que o pai tem uma rinite e a mãe pode ter uma asma e negligenciam o cuidado dos adultos.

Fátima também aconselhou que todos da família façam tratamento. “A gente costuma dizer que, quando se fala de alergia, o tratamento não é só do paciente; é de toda a família. A alergia à poeira, a ácaros em casa acende o alerta, porque todos vão estar influenciados por esse tipo de exposição. Nesses casos, deve-se cuidar da casa e da família como um todo, “até para melhorar a qualidade geral de vida”.

Orientações

Visando garantir uma vida com mais qualidade, a ASBAI sugeriu algumas orientações:

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe no:

Prefeitura prepara praias e reforça estrutura para receber programação do Palmas Férias

Município avança em obras, segurança e ações preventivas para receber visitantes no mês de julho

Com a proximidade do período de férias, as praias de Palmas começam a entrar no clima da temporada de julho. A Prefeitura, por meio das secretarias que integram o Comitê Gestor das Praias e Balneários, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, já iniciou os preparativos para receber moradores e turistas com uma programação especial.

A primeira frente de trabalho acontece na Praia da Graciosa, onde está sendo realizada a ampliação da faixa de areia em uma área de aproximadamente 29,1 mil metros quadrados. O material utilizado no aterramento está sendo doado por empresas parceiras.

Os serviços incluem ainda a renovação da areia e a higienização completa da área, garantindo mais conforto, segurança e qualidade para os frequentadores. As ações são executadas pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).

Na Graciosa, o calçadão também passará por melhorias, com a reposição das pedras portuguesas danificadas, além da revitalização dos banheiros públicos.

A segurança de banhistas e frequentadores também será reforçada durante a temporada.

Segundo a secretária municipal de Turismo, Ana Paula Setti Nogueira, a parceria com as forças de segurança será ampliada para garantir maior tranquilidade nas praias. “O cuidado com as praias acontece durante todo o ano, mas na temporada esse trabalho é intensificado. Contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Guarda Metropolitana para reforçar a segurança e oferecer mais tranquilidade para quem escolhe nossas praias”, destacou.

A gestão municipal também prepara a renovação de toda a comunicação visual voltada à educação ambiental e à segurança, com sinalizações sobre áreas próprias para banho e placas orientativas definidas em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

Prevenção

Como parte das ações preventivas, a Secretaria Municipal de Turismo vem realizando capacitações voltadas a comerciantes e trabalhadores que atuam nas praias, reforçando orientações sobre boas práticas no manuseio de alimentos e o descarte correto de resíduos.

A iniciativa busca reduzir riscos relacionados à presença de arraias e piranhas, evitando, principalmente, o descarte irregular de restos de alimentos no lago, prática que pode atrair esses animais.

As capacitações são realizadas em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária (Visa) e Centro Universitário Católica do Tocantins.

Em outra frente, a Prefeitura de Palmas, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, também realizou capacitação na Praia do Prata para barraqueiros e trabalhadores locais. A formação foi voltada a técnicas de corte, preparo e boas práticas na manipulação de alimentos, com o objetivo de aprimorar o atendimento ao público, garantir mais segurança alimentar e elevar a qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes.

Telas de proteção

Além disso, as telas de proteção utilizadas para garantir mais segurança aos banhistas passarão por limpeza e reposição nos pontos onde houver necessidade.

A programação do Palmas Férias contará ainda com shows musicais e atividades recreativas, fortalecendo o lazer, movimentando a economia local e consolidando a Capital como um dos principais destinos turísticos do Tocantins durante o período de descanso.

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:

Polícia Civil indicia dez pessoas em investigação sobre fraudes na gestão das UPAs

Inquérito da Operação Falsa Emergência apontou indícios de direcionamento de contrato, corrupção e lavagem de capitais; três investigados continuam presos preventivamente

A Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (Decor) da Polícia Civil do Tocntins concluiu o inquérito policial da Operação Falsa Emergência. O procedimento investigou supostas irregularidades na celebração de parceria para a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no município de Palmas. Dez pessoas foram indiciadas e os autos foram remetidos ao Poder Judiciário e ao Ministério Público Estadual (MPTO).

A investigação começou a partir de uma requisição do MPTO. Ao longo do processo, foram realizadas análises documentais, diligências de campo, monitoramentos, oitivas de testemunhas e investigados, além de exames de informações financeiras e patrimoniais.

Segundo o relatório da Decor, foram identificados indícios de direcionamento da parceria, com supressão de etapas legais, elaboração de documentos e manifestações administrativas incompatíveis com a cronologia dos fatos, além de mecanismos para conferir aparência de regularidade ao procedimento e possíveis irregularidades na aplicação de recursos públicos.

A apuração também apontou indícios de atuação coordenada entre agentes públicos e particulares para a formalização do contrato, bem como elementos relacionados à obtenção de vantagens indevidas, ocultação de patrimônio e adoção de medidas para dificultar o esclarecimento dos fatos.

Os dez investigados foram indiciados, conforme a conduta individualizada, pelos crimes de:

– Peculato-desvio e peculato culposo;

– Corrupção passiva majorada e corrupção ativa majorada;

– Associação criminosa;

– Lavagem de capitais;

– Favorecimento pessoal e falso testemunho.

Três dos indiciados permanecem detidos em prisão preventiva. Segundo a Polícia Civil, as prisões foram mantidas devido a tentativas de obstrução do andamento da investigação, visando a proteção da regular persecução criminal. O caso segue agora para análise dos órgãos judiciais cabíveis.

Fonte: T1-Notícias

Compartilhe no:

Vicentinho recebe apoio de prefeito e vereadores de Santa Maria em giro por cidades

Caravana da chapa majoritária passou por três cidades e anunciou destinação de maquinário agrícola para atender demandas das lideranças locais

A caravana liderada pelos pré-candidatos Vicentinho Júnior ao Governo do Tocantins, Amélio Cayres a vice-governador e Alexandre Guimarães ao Senado passou neste sábado, 20, por Palmeirante, Santa Maria do Tocantins e Pedro Afonso.

Em Santa Maria, o encontro foi marcado pela declaração de apoio do prefeito Leonardo Noleto, da vice-prefeita Maria de Jesus e dos vereadores Edison Pereira, Raimundo do Posto, Rildeane Santana, Pastor Rogério e Pedro Bila.

“Escolhemos caminhar com Vicentinho porque acreditamos que ele apresenta o melhor projeto para o Tocantins. É uma proposta com a qual nos identificamos e que pode trazer benefícios para Santa Maria. Nossa responsabilidade é pensar nas pessoas que vivem aqui e buscar aquilo que é melhor para o município”, afirmou o prefeito.

Durante o encontro, Vicentinho defendeu que o debate eleitoral esteja voltado para os desafios dos municípios.

“O Tocantins tem muitos desafios pela frente e é sobre eles que precisamos falar. Nosso foco está em discutir soluções para os municípios e melhorar a vida das pessoas”, disse.

A agenda também foi marcada pelo anúncio de uma pá carregadeira, por meio da Codevasf, e de recursos para aquisição de uma motoniveladora, atendendo demandas apresentadas pelas lideranças locais.

Fonte: T1-Notícias

Compartilhe no:
Folha do Jalapão