Tocantins - 23/06/2026 - 10:39

Vicentinho comemora os 73 anos de Pium com entrega de obras e novos investimentos

Pium celebrou nesta segunda-feira, 22, seus 73 anos de emancipação política com inaugurações, entrega de benefícios à população e o anúncio de novos investimentos para o município. Presente nas comemorações, o pré-candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, participou da programação ao lado do prefeito Padre Fernando e vereadores.

Durante o evento, foram entregues recursos destinados por Vicentinho para o custeio da saúde e aquisição de veículos, somando R$ 1,13 milhão. Ao longo de sua atuação parlamentar, o pré-candidato já destinou mais de R$ 7 milhões para o município.

Entre os investimentos realizados nos últimos anos estão recursos para a saúde, aquisição de máquinas e equipamentos, como pá carregadeira, escavadeira e caminhonetes, além de obras de infraestrutura, reforma e ampliação do Estádio Carochão e pavimentação de vias urbanas.

Em seu discurso, o prefeito Padre Fernando destacou a importância das parcerias para garantir investimentos e ampliar a capacidade de atendimento da gestão municipal. Também reconheceu a atuação de Vicentinho Júnior e do pré-candidato a vice-governador, Amélio Cayres, na destinação de recursos para a cidade.

“Estes são os verdadeiros parceiros de Pium”, afirmou o prefeito.

Ao falar para a população, Vicentinho relembrou sua relação com o município e defendeu que as lideranças mantenham o foco nos interesses da cidade.

Tenho uma ligação muito forte com Pium desde a infância. Já fizemos muito por esta cidade, mas podemos fazer ainda mais. O mais importante é que todos permaneçam unidos, pensando no futuro de Pium e na qualidade de vida da nossa gente”, disse.

Amélio Cayres também destacou a importância da união entre as lideranças locais e estaduais para garantir novos avanços.
“Quando trabalhamos juntos, quem ganha é a população. É assim que vamos construir um novo ciclo de desenvolvimento para Pium e para o Tocantins”, afirmou.

Além da parceria com a administração municipal, Vicentinho recebeu manifestações de apoio de vereadores e lideranças locais que participaram das comemorações pelos 73 anos do município.

Compartilhe no:

Aparecida realiza 5ª Conferência Municipal de Saúde com foco em políticas públicas

Evento reuniu autoridades, profissionais e moradores em um espaço de construção coletiva voltado à definição das prioridades da saúde pública municipal.

A construção das políticas públicas de saúde para os próximos anos esteve em debate durante a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Aparecida do Rio Negro, realizada na sexta-feira, 19 de junho, no prédio do CRAS. Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o evento reuniu gestores, profissionais da saúde, representantes de instituições, lideranças locais e membros da comunidade em um amplo espaço de diálogo, avaliação e formulação de propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Considerada um dos principais espaços de participação popular na área da saúde, a conferência permitiu a avaliação dos serviços oferecidos à população e a discussão de estratégias voltadas ao fortalecimento do SUS, garantindo que as decisões e prioridades do setor sejam construídas de forma democrática e coletiva.

A abertura oficial foi conduzida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fhilipe César, que destacou a relevância do evento para o planejamento das ações que nortearão a saúde pública nos próximos anos. “Este é um momento crucial para avaliar a situação da saúde e propor diretrizes que irão fortalecer e garantir a qualidade do nosso Sistema Único de Saúde. Este espaço é democrático e feito para que trabalhadores, gestores e a população construam juntos soluções para os desafios da nossa saúde pública“, ressaltou.

A mesa de abertura da conferência também contou com a presença do representante das Igrejas Evangélicas, pastor Neuton Lopes; do representante da Igreja Católica, padre José Barbosa; da representante dos usuários do SUS, Maria do Livramento da Cunha Silva Santos; da presidente da Câmara Municipal, Maysa Marques; da apoiadora do COSEMS/TO, Cátia Martins dos Santos; da secretária municipal de Saúde, Carmelita Lima Tavares; e do prefeito Deusimar Amorim, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Gorosthides de Moura.

A cerimônia de abertura foi marcada por momentos de civismo, fé e cultura. A programação incluiu a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Municipal, entoado pela pequena Maitê Costa Brum e pelo artista Oziel Monteiro. Também foram realizados momentos de reflexão conduzidos pelo pastor Neuton Lopes e pelo padre José Barbosa, além de uma apresentação musical do Ministério de Louvor Emanuel, que abrilhantou o evento.

Entre os destaques da programação, a apresentação cultural do Grupo de Idosos “É Preciso Saber Viver”, do CRAS Amélia Tavares, conquistou a atenção do público. Com muita animação e carisma, os integrantes proporcionaram um momento especial de valorização da terceira idade e de celebração da convivência comunitária.

Fortalecimento

As autoridades presentes destacaram a importância da conferência para o fortalecimento da saúde pública e para a participação da comunidade na construção das políticas públicas do setor. A secretária municipal de Saúde, Carmelita Tavares, ressaltou a importância da conferência como um espaço democrático de escuta, participação popular e construção de propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela também agradeceu o trabalho da equipe da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde na organização do evento e destacou o papel da população na definição das prioridades para o setor.

Quero dar as boas-vindas e agradecer a presença de todos, em especial à equipe da Saúde, que esteve nos ajudando a organizar, e ao Conselho de Saúde, para que todos nós pudéssemos dar nossas sugestões e contribuir para que, a cada dia, o nosso SUS seja melhorado. Colocamos aqui nossas ideias, que irão para o Estado e serão selecionadas pelo Ministério da Saúde. É um imenso prazer ter vocês participando e decidindo os rumos da população de Aparecida”, afirmou a secretária.

O prefeito Deusimar Amorim também destacou a importância da conferência como um espaço de diálogo e construção coletiva de propostas para o fortalecimento da saúde pública. Em sua manifestação, ele ressaltou o papel da participação popular na formulação de políticas públicas e defendeu a ampliação dos investimentos destinados ao Sistema Único de Saúde, especialmente nos municípios de pequeno porte.
É daqui que podem nascer propostas e políticas públicas capazes de alcançar e beneficiar todo o Brasil. Sabemos que o SUS funciona por meio da parceria entre os governos federal, estadual e municipal. No entanto, é necessário ampliar os investimentos e os recursos destinados à saúde, que ainda são insuficientes, especialmente para os municípios de menor porte. Participem das discussões, porque elas valem a pena“, afirmou o prefeito.

Palestras e diálogos

A programação também contou com a palestra do apoiador da rede CONASEMS-COSEMS/TO, Matheus Carneiro Lima Vaz, que conduziu uma reflexão sobre o tema central da conferência e contribuiu para os debates que subsidiaram a elaboração das propostas apresentadas pelos participantes.

Os debates foram conduzidos a partir de quatro eixos temáticos: Democracia, Saúde como Direito e Soberania Nacional; Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS; os desafios do SUS diante das emergências climáticas e da justiça socioambiental; e os modelos de atenção e gestão voltados aos territórios integrados e ao cuidado integral. As propostas apresentadas pelos participantes servirão de base para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.

Eleição de delegados

Durante a programação, também foi realizada a eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual da Conferência de Saúde. Foram escolhidos representantes dos segmentos dos trabalhadores da saúde, dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e da gestão municipal, além dos respectivos suplentes.


Os eleitos terão a missão de representar Aparecida do Rio Negro na etapa estadual, levando as propostas construídas durante a conferência e contribuindo para o debate e o fortalecimento das políticas públicas de saúde em âmbito estadual e nacional.

Compartilhe no:

Confira os resultados dos jogos de segunda-feira (22) na Copa

Lionel Messi se torna maior artilheiro em Copas do Mundo

As seleções dos grupos I e J entraram em campo nesta segunda-feira (22) na Copa do Mundo de 2026.

O maior destaque foi a atual campeã, Argentina, que venceu a Áustria com placar de 2 a 0. O atacante Lionel Messi se isolou como o maior artilheiro dos Mundiais masculinos ao marcar os dois gols contra os austríacos e garantir a classificação dos argentinos para o mata-mata.

>> Veja os resultados dos jogos desta segunda-feira:

Argentina 2 x 0 Áustria (Grupo J)

A Argentina venceu a Áustria com dois gols de Lionel Messi, que se tornou o maior artilheiro de Copas. Com seis pontos, a Argentina lidera o Grupo J. Pela última rodada da fase de grupos, os hermanos voltam a jogar em Dallas, agora com a seleção jordaniana, às 23h de sábado (27). 

França 3 x 0 Iraque (Grupo I) 

A França venceu por 3 a 0 o Iraque, com dois gols de Kylian Mbappé. O atacante já tem 16 gols marcados em três Copas do Mundo. Os franceses assumem a liderança do grupo. O início do segundo tempo da partida foi adiado devido a tempestades, e o jogo só foi retomado após mais de duas horas. 

Noruega x Senegal (Grupo I) – em andamento

Com uma vitória, a Noruega chega a seis pontos, garantindo vaga na próxima fase. O Senegal busca seus primeiros pontos, na esperança de, com uma vitória na rodada final contra o Iraque, tentar se classificar entre os oito melhores terceiros colocados.

Jordânia x Argélia (Grupo J) – em andamento

A última partida do dia será entre Jordânia e Argélia, que buscam avançar entre as oito melhores terceiras colocadas, após derrotas na primeira rodada.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe no:

Denúncias de violência digital contra mulheres crescem 188% em um ano

Ligue 180 atualiza protocolo para enfrentar esse tipo de crime

As denúncias de violência contra mulheres no ambiente digital cresceram 188,6% em um ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Ministério das Mulheres. 

De acordo com a pasta, de janeiro a maio deste ano a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 recebeu 16.725 denúncias do tipo. No mesmo período do ano passado foram 5.795 ocorrências do tipo. 

O levantamento mostra que, cada vez mais, as redes sociais, aplicativos de mensagens, jogos online e outros ambientes virtuais estão sendo usados para controlar, ameaçar, humilhar, expor indevidamente, perseguir, intimidar, chantagear ou ferir a dignidade e o corpo de meninas e mulheres.

Em entrevista à imprensa, a ministra da Mulheres, Márcia Lopes, explicou que o aumento desse tipo de denúncia pode refletir, na verdade, a redução das subnotificações.

“Ter os dados da realidade é muito importante. A gente só vai acertar nas respostas pelos governos, políticas públicas, quando tiver mais realismo nas informações.”

Para Márcia Lopes, a possível queda das subnotificações pode ser motivada por dois fatores: o aumento da confiabilidade no serviço, porque as mulheres se sentem mais seguras para denunciar; e também o aprimoramento da qualidade e do acolhimento pelo canal, que pode incentivar as denúncias.

Capacitação

Para adequar o atendimento do Ligue 180 ao tipo de violência digital, o Ministério das Mulheres, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), realizou de 9 de junho até esta segunda-feira (22) a qualificação de cerca de 350 atendentes da Central de Atendimento à Mulher. 

A coordenadora geral do Ligue 180, Ellen Costa, conta que a Central já atendia denúncias de violência digital, mas que a atualização do protocolo de atendimento das profissionais busca orientar melhor as vítimas sobre o que fazer nos casos de crimes em ambientes digitais.

“Nesse momento que vivemos, com a violência que acaba sendo realizada nos meios digitais, é importante a gente ter as atendentes qualificadas para saber, em um atendimento virtual, identificar esses tipos de violência e repassar essa informação para a população. É um diferencial”, disse a coordenadora sobre o treinamento realizado.

Além da capacitação das atendentes, a qualificação dos dados do Ligue 180 também passa pela atualização do formulário de atendimento, com a inclusão dos tipos de violência digital.

Segundo Ellen Costa, a modernização serve para mostrar que o serviço vai além de orientações sobre a Lei Maria da Penha e se conecta com a realidade de meninas e mulheres.

Perfil

Em média, todos os canais da Central de Atendimento à Mulher registram quase 3 mil ocorrências por dia. Cerca de 30% dos atendimentos prestados são registrados como denúncias. Os demais são solicitações de informação e orientação às vítimas e aos denunciantes.

Os dados divulgados hoje mostram que as denúncias de violência no espaço digital saltaram da sétima posição, em 2025, para a quinta, em 2026.

Ainda de acordo com o ministério, a violência digital não afeta todas as mulheres da mesma forma. Do total de ocorrências registradas no Ligue 180 no ano passado quase metade (48%) das vítimas são mulheres negras (sendo 37,5% pardas e 10,5% pretas), seguidas de mulheres brancas (34,2%).

A faixa etária com maior número de denúncias foi a de 35 a 44 anos, com 21,6% dos casos. Ao ampliar a faixa etária para 25 a 49 anos, elas equivalem a metade (50,8%) do total.

As informações sobre perfil das vítimas também indicam que 25,7% delas tinham ensino médio completo, em 2025. Existe também a barreira econômica: quase metade das vítimas (45,9%) não tem rendimentos ou ganha até um salário-mínimo.

Decreto presidencial

A qualificação das atendentes do Ligue 180 e atualização do protocolo de atendimento seguem as orientações do decreto presidencial nº 12.976/2026, de proteção de mulheres na Internet que entrou em vigor na última sexta-feira (19), 60 dias depois de sua assinatura.

O texto disciplina os deveres das plataformas digitais diante de crimes de violência contra mulheres na internet e institui mecanismos para prevenção e combate a esse tipo de violência.​​ 

Às jornalistas, a diretora na Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Marina Pita, explicou que o decreto tem foco na criação de um ambiente seguro que garanta a liberdade de expressão e a permanência das mulheres na Internet.

“Tanta violência no digital expulsa as mulheres desse ambiente. Nós estamos garantindo a liberdade de expressão [no meio digital] ao garantir que as mulheres possam continuar se manifestando e que não sejam expulsas dele por tamanha violência”, disse a diretora na Secom.

O decreto presidencial estabelece obrigações, diretrizes e tempos de absorção da nova norma e de resposta para as empresas de tecnologia. Segundo a diretora da Secom, isso dá ferramentas práticas para que os atendimentos e encaminhamentos feitos pelo Ligue 180 tenham maior eficácia.

“Esse decreto vem em um bom momento, porque pega a carona no processo de atualização do Protocolo do [Ligue] 180 e desenha um pouco mais quais são as obrigações das plataformas, as leis que as regem, qual é o tempo de resposta. Isso também ajuda a operação do 180, dá maior concretude para esses processos e para a proteção da mulher no ambiente digital.”

Marina Pita entende que o decreto inova na perspectiva da proteção das mulheres, por exemplo, quando fixa o prazo de duas horas para que as plataformas digitais removam imagens não consentidas de nudez ou de ato sexual privado, com base no Artigo 21 do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) que trata da violação da intimidade por terceiros.

Além disso, a regra equipara os deep nudes (nudez falsa gerada por IA) a imagens reais, visto que o impacto na vida da mulher é o mesmo.

Para a ministra Márcia Lopes, o alinhamento da central de atendimento ao novo decreto, somado aos avanços da nova legislação, estão inseridos no Pacto Brasil entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio, lançado em fevereiro.

A ministra ainda apontou para a necessidade de aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 896/2023 de combate à misoginia, que criminaliza a prática de ódio às mulheres e a equipara ao crime de racismo. A proposta ainda tramita na Câmara dos Deputados.
 

Brasília (DF), 22/06/2026 – implementação do novo protocolo de acolhimento e encaminhamento de denúncias de violência digital por meio da central de atendimento à mulher (ligue 180).
Arte Ministério das Mulheres

Campanha nacional

Para comunicar o poder público e a sociedade civil sobre o novo decreto, o Ministério das Mulheres lançou a campanha nacional O Digital é Nosso Lugar com o tema: Nossa Conexão é Livre. Proteja. Denuncie. Ligue 180.

Clique aqui e acesse o guia de orientação sobre violência digital contra mulheres, elaborado pelo Ministério das Mulheres em conjunto com a Secom.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe no:

Palmas supera meta de vacinação contra a poliomielite e reforça importância da imunização infantil

Para vacinar as crianças, os responsáveis devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

Em Palmas, a cobertura vacinal contra a poliomielite segue em níveis considerados seguros. Em 2026, a primeira dose da vacina alcançou mais de 95% das crianças do público-alvo, enquanto a dose de reforço ultrapassou 82% de cobertura. Para vacinar as crianças, os responsáveis devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) Juliana Souza destaca que manter a vacinação em dia é fundamental para proteger as crianças contra uma doença grave e incapacitante. “A poliomielite pode causar sequelas permanentes e a vacinação continua sendo a forma mais segura e eficaz de prevenção. Por isso, é importante que pais e responsáveis acompanhem a caderneta de vacinação e garantam que todas as doses sejam aplicadas no período correto”, destaca.

As crianças menores de um ano devem receber três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), aplicadas aos dois, quatro e seis meses de idade. Já as crianças de um a quatro anos devem completar o esquema vacinal com as doses de reforço previstas pelo calendário nacional de vacinação.

A doença

A poliomielite é uma doença infecciosa causada pelo poliovírus, transmitido principalmente pelo contato com fezes ou secreções de pessoas infectadas. A principal forma de prevenção é a vacinação, que protege contra as formas graves da doença e contribui para evitar a reintrodução do vírus no País.

Embora muitas pessoas infectadas não apresentem sintomas, a pólio pode causar febre, mal-estar, dores no corpo, vômitos, rigidez na nuca e, nos casos mais graves, paralisia permanente dos membros.

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:

Arraiá da Capital 2026 terá quatro dias de shows, quadrilhas e atrações culturais para toda a família

Programação reúne apresentações de artistas nacionais e regionais, concursos juninos, atividades culturais e espaços temáticos entre os dias 25 e 28 de junho, no Estádio Domingos Santos

Não vai faltar atração para os palmenses nos próximos dias. A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), preparou uma extensa programação para o 34º Arraiá da Capital, que será realizado entre os dias 25 e 28 de junho, no Estádio Domingos Santos.

Além das tradicionais competições juninas e dos shows nacionais, o evento contará com apresentações de crianças, idosos e artistas regionais distribuídas em diferentes espaços da estrutura montada para a festa.

Confira a programação completa e organize seu roteiro para aproveitar tudo o que o Arraiá da Capital 2026 tem a oferecer.

Entrada da Cidade Girassol

Logo na entrada do evento, os visitantes serão recebidos em um ambiente cenográfico inspirado nas antigas cidades do interior, com apresentações de sanfoneiros que prometem embalar o público. O palco vai receber Cardozinho do Acordeon na quinta-feira, 25, Paraíba dos 8 Baixos na sexta-feira, 26, VL do Acordeon no sábado, 27, e Bacabal do Acordeon no domingo, 28.

Sala de Reboco

Inspirada em uma grande televisão de tubo, a Sala de Reboco será dedicada ao autêntico forró pé de serra e aos artistas regionais. Confira a programação:

Quinta, 25: Félix do Acordeon e a dupla Victor Senna e Gabriel;
Sexta, 26: Marcilon do Acordeon e Nova Geração (Sanfoneiro Juarez); 
Sábado, 27: Manoel Braga, 3 Tons de Preto e Dorivã
Domingo, 28: Chapéu de Couro e Theo Santana

Palco Girassol

O palco principal do evento receberá atrações regionais e nacionais durante as quatro noites de programação.

Quinta, 25: Paulinho Braga, Lucy Alves e Trio Bacana;
Sexta, 26: Hariely Santos, Moleca 100 Vergonha e Liberou Geral;
Sábado, 27: Melissa Lima e Companhia do Calypso;
Domingo, 28: Forró do Muído e Banda Veja com Karolina do Cerrado.

Arena das Quadrilhas

Além dos concursos juninos, a arena também receberá apresentações culturais e grupos convidados.

Na quinta, 25, o Projeto São João Vem de Berço traz apresentações das escolas Estevão de Castro, Cora Coralina, Thiago Barbosa, Eurídice Ferreira de Melo e Caroline Campelo. Logo após as escolas, a arena recebe a apresentação cultural “Ave Maria Sertaneja”, com Cinthia Abreu.

O Concurso de Rainhas também promete movimentar a primeira noite do Arraiá da Capital, confira abaixo a ordem das apresentações:

1. São João das Palmas – Ana Paula Bernarda da Silva
2. Matutos da Noite – Kamila da Silva Brito
3. Nação Junina – Isabella Costa Alves
4. Fogo na Cumbuca – Lara Vitória de Oliveira Souza
5. Pula Fogueira – Jéssica Lourany Rodrigues Dourado
6. Encanto Luar – Jordanna Simonelle Alves da Silva
7. Arrasta-pé do Liberdade – Ingrid Soares Pereira
8. Explosão Amor Caipira – Rihanna Letícia Souza Brasil
9. Estrela do Sertão – Hortência Neres Costa Gama
10. Fulô de Mandacaru – Jackeline Gabrielly da Cruz Martins
11. Pizada da Butina – Ana Clara Ferreira dos Santos
12. Cafundó do Brejo – Millene Rodrigues de Araújo

Grupo de Acesso

Na sexta-feira, 26, a Quadrilha Brilho da Maturidade, do Parque da Pessoa Idosa e a Quadrilha Junina Fulô de Mandacaru, de Porto Nacional dão início às apresentações da noite. Logo em seguida o Projeto São João Vem de Berço traz as apresentações das escolas, Daniel Batista, Padre Josimo Tavares, Darcy Ribeiro, Luiz Gonzaga, Almirante Tamandaré, Maria Rosa e Jorge Amado

E marcando presença no Arraiá da Capital o Grupo Acesso traz as juninas Fulô de Mandacaru e Pula Fogueira.

Grupo de Especial

No sábado (27) a abertura da arena fica por conta da apresentação “Diga Não ao Trabalho Infantil” com o palhaço Batatinha Frita e Tia Eva seguidos das primeiras juninas do Grupo Especial, confira a ordem das apresentações.

1. Fogo na Cumbuca
2. São João das Palmas
3. Matutos da Noite
4. Cafundó do Brejo
5. Nação Junina

No domingo a apresentação cultural da arena fica por conta da Quadrilha da Universidade da Maturidade (UMA), de Sítio Novo do Tocantins. Logo em seguida se apresentam as últimas juninas do grupo especial, confira a ordem que cada uma entra na arena.

1. Explosão Amor Caipira
2. Encanto Luar
3. Arrasta-pé do Liberdade
4. Estrela do Sertão
5. Pizada da Butina

Além da programação artística, o público poderá aproveitar toda a estrutura da Cidade Girassol, que contará com portal temático, praça de alimentação, food trucks, parque de diversões, estande da saúde e arquibancadas ampliadas. Além de cenários instagramáveis como mercadão, bodega e igrejinha.

A expectativa é reunir milhares de pessoas durante os quatro dias de festa em uma celebração marcada pela cultura popular, tradição e entretenimento para toda a família.

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:

Governo do Tocantins inicia restauração das avenidas perimetrais de Taquaralto com investimento de R$ 9,3 milhões

Obra na TO-050 contempla cerca de 4 km entre o Ginásio Ayrton Senna e o Entroncamento da BR-010, ampliando segurança, mobilidade e conforto para motoristas e moradores da região sul de Palmas

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), iniciou nesta segunda-feira, 22, as obras de restauração das avenidas perimetrais de Taquaralto, no trecho urbano da TO-050, entre o Ginásio Ayrton Senna e o Entroncamento da BR-010, importante ligação entre Palmas e Porto Nacional.

Com investimento de R$ 9.300.191,81, a obra contempla aproximadamente 4 km de extensão e beneficiará diretamente moradores, comerciantes e milhares de condutores que utilizam diariamente uma das principais vias da região sul da Capital. A intervenção prevê a recuperação estrutural do pavimento e a aplicação de uma nova camada asfáltica, garantindo mais segurança, conforto e fluidez ao tráfego.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que a restauração das perimetrais integra o conjunto de investimentos realizados pelo Estado para fortalecer a mobilidade urbana e a infraestrutura viária em todas as regiões. “As perimetrais de Taquaralto são fundamentais para a mobilidade de Palmas e para o desenvolvimento econômico da região sul da Capital. Esta obra vai garantir mais segurança, conforto e qualidade de vida para quem utiliza a via diariamente, além de valorizar o comércio local e melhorar o fluxo de veículos em um dos trechos mais movimentados da cidade”, afirma o governador.

O presidente da Ageto, Túlio Labre, ressalta que a obra atende a uma demanda histórica da população da região. “Estamos iniciando uma obra muito aguardada por quem mora, trabalha ou trafega por Taquaralto. Trata-se de um importante corredor de mobilidade urbana da Capital, que receberá um novo pavimento para garantir mais segurança e melhores condições de trafegabilidade. Pedimos a compreensão da população durante a execução dos serviços, pois os transtornos serão temporários e os benefícios permanentes”, pontua.

Benefícios para a população

A restauração das perimetrais é aguardada há anos por moradores, comerciantes e trabalhadores que dependem da rodovia diariamente.

Há mais de duas décadas trabalhando às margens da TO-050, o chapeiro Alexsandro da Silva Santos afirma que a recuperação da via era uma necessidade antiga. “O movimento aqui é muito intenso. Essa obra vai ficar muito boa para todos nós. Trabalho neste ponto desde 2005 e acredito que vai melhorar bastante para quem aguarda os caminhões às margens da rodovia e transita diariamente pelo trecho”, enfatiza.

A expectativa também é compartilhada pelo comerciante Jorge Luiz Pires, proprietário de um lava-jato localizado às margens da rodovia. Segundo ele, a obra é uma demanda antiga da comunidade e representa um avanço significativo para a segurança e a mobilidade na região. “Esperávamos essa obra há muito tempo e temos certeza de que ela vai trazer mais segurança e melhorar muito a situação para todos”, destaca.

Comerciante há mais de 20 anos na região, João Machado Santos acredita que a nova pavimentação contribuirá para o fortalecimento do comércio local. “Muitos clientes deixavam de passar por aqui por causa das condições da pista. Com esse novo asfalto, a realidade vai mudar. É uma obra muito bem-vinda para comerciantes, moradores e todos que utilizam essa rodovia. Estou muito feliz em ver esse investimento ocorrendo”, comemora.

Quem também acompanha com expectativa o início dos serviços é o caminhoneiro Evandro Soares, que percorre o trecho há 18 anos. “Sempre tive o sonho de ver essa rodovia recuperada. Passo por aqui constantemente a trabalho e sei o quanto essa melhoria era necessária. Com a pista restaurada, teremos mais segurança, conforto e melhores condições para transportar cargas pela região”, reforça.

Execução dos serviços

Para reduzir os impactos no trânsito e nas atividades comerciais ao longo da via, os trabalhos terão início no sentido Porto Nacional–Palmas. A medida permitirá que comerciantes e usuários da rodovia possam se organizar previamente durante a execução dos serviços. Durante a obra, será adotado o sistema de Pare e Siga, além da utilização de rotas alternativas pelas vias paralelas.

A Ageto orienta motoristas, motociclistas e pedestres a respeitarem a sinalização temporária e as orientações das equipes que atuarão no trecho, contribuindo para a segurança de todos.

A previsão é de que os serviços sejam concluídos em até 90 dias, período em que a região de Taquaralto receberá uma das mais importantes intervenções de infraestrutura viária dos últimos anos. Com mais este investimento, o Governo do Tocantins reforça seu compromisso com a modernização da malha viária estadual, promovendo mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população tocantinense.

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:
Folha do Jalapão