Tocantins - 25/06/2026 - 11:15

Contadores pagavam para usar nomes de terceiros em suposto esquema de desvio de R$ 55 milhões 

Investigações da Polícia Civil apontam que contadores suspeitos de integrar um esquema milionário envolvendo empresas do agronegócio utilizavam pessoas como “laranjas” mediante pagamentos mensais de R$ 2 mil. Segundo a apuração, os nomes de terceiros eram usados para abrir contas bancárias que, apesar de estarem registradas em nome dos laranjas, eram controladas pelos investigados.

De acordo com a polícia, os suspeitos recorriam semanalmente aos titulares das contas para realizar reconhecimentos faciais necessários em transferências e pagamentos de valores elevados.

Os contadores são investigados por supostos crimes de sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, em um esquema que teria provocado prejuízo superior a R$ 55 milhões aos cofres públicos.

Entre os investigados estão Paulo César Maciel dos Santos, apontado como líder do grupo, e Ítalo Paz Koche, indicado como gerente-geral do escritório de contabilidade. Paulo César é considerado foragido, enquanto Ítalo foi alvo de mandado de busca e apreensão na última terça-feira (23), em Palmas.

Segundo a investigação, Ítalo passou a ser identificado após a primeira fase da Operação El Dourado, realizada em março de 2026. A polícia afirma que ele administrava o escritório na ausência de Paulo César.

Durante a ação mais recente, foram apreendidos na residência do contador notebooks, celulares, carimbos com nomes dos investigados e duas porções de substância análoga à maconha.

Conforme a polícia, um dos envolvidos teria sido convencido por Ítalo, com auxílio de outra pessoa, a emprestar o nome para uma empresa em troca de R$ 2 mil mensais.

A investigação aponta que Ítalo e Paulo César iam até a residência do suposto laranja três ou quatro vezes por semana para realizar operações financeiras que exigiam reconhecimento facial. Após receber valor inferior ao combinado, a pessoa teria tentado deixar o esquema e passou a relatar ameaças.

Em depoimento, Ítalo confirmou que trabalhava no mesmo escritório de Paulo César e declarou prestar “serviços de T.I.”. O investigado optou por permanecer em silêncio durante o interrogatório.

Operação El Dourado

A Polícia Civil apura um esquema envolvendo empresas de fachada usadas para simular negociações de compra e venda de grãos, como soja e milho, com o objetivo de gerar créditos fraudulentos de ICMS.

Segundo a investigação, em seis meses uma das principais empresas envolvidas teria declarado movimentação superior a R$ 464 milhões, enquanto recolheu aproximadamente R$ 39 mil em tributos.

Na primeira fase da operação, realizada em março de 2026, a polícia cumpriu mandado de prisão preventiva em Unaí (MG) contra um dos principais suspeitos. Paulo César também teve prisão decretada, mas não foi localizado e segue foragido.

A polícia afirma ainda que empresas investigadas funcionavam com estruturas não declaradas. Ex-funcionárias relataram que eram contratadas para manter os locais abertos e criar uma aparência de funcionamento regular.

Compartilhe no:

Obra da nova rodoviária de Gurupi avança com recursos destinados por Dorinha

Investimento de R$ 16 milhões viabiliza a construção do terminal e integra conjunto de obras e ações realizadas em parceria com a prefeita Josi Nunes

A nova rodoviária de Gurupi, uma das obras mais aguardadas pela população e que recebe R$ 16 milhões em recursos destinados pela senadora Professora Dorinha Seabra (União), foi o principal destaque da agenda cumprida pela parlamentar no município nesta quarta-feira, 24. Em fase final de execução, a obra integra uma série de investimentos que vêm sendo realizados em diferentes áreas da cidade.



Ao lado da prefeita Josi Nunes, a senadora visitou o novo terminal, que contará com mais de 3 mil metros quadrados de área construída, espaços para alimentação, atendimento aos passageiros e áreas comerciais. Localizada entre a Avenida Goiás e a BR-153, a estrutura deve ampliar a capacidade de atendimento aos usuários, melhorar a circulação de passageiros e criar uma nova área de movimentação econômica na cidade.

“Eu não tenho dúvida de dizer que será a rodoviária mais moderna do Tocantins. É uma obra muito importante para Gurupi, pela localização estratégica e pelo impacto que terá na vida das pessoas”, afirmou a senadora.


Josi Nunes destacou que a construção atende a uma demanda histórica da população e agradeceu o apoio da parlamentar para viabilizar os recursos necessários.



“É uma obra sonhada há mais de 40 anos em Gurupi. Nós levamos o projeto para a senadora Dorinha e ela atendeu esse pedido tão importante para a cidade. Além de melhorar a estrutura para quem viaja, a obra gera emprego, movimenta a economia e será um novo cartão-postal de Gurupi”, afirmou.



A senadora também visitou obras de pavimentação, drenagem e mobilidade urbana em diferentes regiões da cidade. Entre elas estão os investimentos de R$ 8,2 milhões destinados aos setores Residencial Daniela, Jardim das Bandeiras e Vila Industrial, com intervenções que incluem pavimentação, drenagem e construção de calçadas.


Outra obra acompanhada pela parlamentar foi a Avenida Parque, corredor que ligará a Avenida Goiás à BR-153 e beneficiará bairros como Vila Nova, Aeroporto, Residencial São José, Green Park e Morada do Sol, ampliando a integração entre diferentes regiões da cidade.


Ao longo do mandato, Gurupi já recebeu mais de R$ 115 milhões em recursos destinados pela senadora Dorinha.

Compartilhe no:

Jalapão começa a entrar no clima da temporada de praias e Rio Sono anuncia abertura dos preparativos

Município foi um dos primeiros da região a divulgar a identidade da temporada 2026, que conta com apoio do Governo do Tocantins.

A temporada de praias 2026 já começa a ganhar forma no Jalapão. Um dos primeiros municípios da região a anunciar oficialmente o início dos preparativos foi Rio Sono, que divulgou nesta semana a campanha da tradicional Praia Flor do Jalapão, marcando o início da contagem regressiva para um dos períodos mais aguardados do ano.

A divulgação foi realizada pela Prefeitura de Rio Sono, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado do Turismo, além da parceria do deputado estadual Léo Barbosa.

Embora a programação oficial ainda não tenha sido divulgada, o anúncio já desperta a expectativa da população e dos visitantes que aguardam as atrações que irão compor a temporada deste ano. Tradicionalmente, o período reúne atividades culturais, esportivas e de lazer, além de movimentar a economia local com a chegada de turistas.

Com o slogan “Viva Rio Sono. Viva o melhor do Brasil!”, a campanha destaca as belezas naturais do município e reforça o potencial turístico da Praia Flor do Jalapão, um dos principais pontos de encontro durante a temporada de veraneio.

O início das divulgações também sinaliza a aproximação da temporada de praias em todo o Jalapão. Nos próximos dias, a expectativa é que outros municípios da região anunciem suas campanhas e apresentem as programações que irão movimentar moradores e turistas durante o período de férias.

Enquanto as atrações não são reveladas, a população de Rio Sono já vive a expectativa por mais uma temporada que promete reunir natureza, lazer e momentos de confraternização às margens do Rio Sono.

Compartilhe no:

Rio Sono fortalece diálogo com a FUNASA em busca de novos investimentos

Agenda institucional discutiu oportunidades de cooperação técnica, captação de recursos e participação em programas federais.

A busca por novos investimentos e parcerias para fortalecer as ações públicas em Rio Sono pautou uma agenda institucional realizada nesta semana em Palmas. A prefeita Valdéia Martins e a secretária municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Nilza Lima Maia Fonseca, estiveram na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para tratar de iniciativas voltadas ao desenvolvimento do município e à ampliação de benefícios para a população.

Durante o encontro, as representantes municipais foram recebidas pelo superintendente da FUNASA, Alquimar Almeida, e pela equipe técnica do órgão. Na pauta, estiveram a possibilidade de celebração de convênios, cooperações técnicas e a captação de recursos destinados a projetos nas áreas de saneamento, infraestrutura e qualidade de vida.

A visita teve como foco ampliar o diálogo institucional entre o município e a Fundação, abrindo caminho para futuras parcerias e para a participação de Rio Sono em editais, programas e projetos voltados ao desenvolvimento local. Entre as áreas consideradas prioritárias estão saneamento básico, meio ambiente e infraestrutura, setores que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Para a prefeita Valdéia Martins, a articulação com órgãos federais é uma estratégia importante para viabilizar novos investimentos e fortalecer as ações desenvolvidas pela administração municipal. A gestora destacou que a busca por recursos e parcerias contribui para a execução de projetos capazes de atender às demandas da comunidade e promover melhorias em diferentes áreas.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Nilza Maia, também ressaltou a importância do diálogo com instituições federais. Segundo ela, a aproximação com a FUNASA possibilita ao município conhecer novas oportunidades de programas e recursos voltados ao desenvolvimento sustentável e à ampliação dos serviços oferecidos à população.

A agenda ocorre em um momento em que a FUNASA tem reforçado a cooperação com os municípios brasileiros, incentivando a participação em editais e ampliando o suporte técnico às administrações locais. A iniciativa busca fortalecer ações relacionadas à saúde ambiental e ao saneamento básico, promovendo avanços que contribuam para o bem-estar das comunidades.

A iniciativa integra o esforço da administração municipal para ampliar o acesso a programas e recursos federais, fortalecendo políticas públicas e criando condições para novos investimentos em áreas essenciais ao desenvolvimento de Rio Sono.

Compartilhe no:

Governador Wanderlei Barbosa inaugura 1º Centro de Esporte e Lazer de Arraias e fortalece infraestrutura esportiva na região

Obra recebeu investimento de R$ 2,1 milhões e contempla quadras de areia, campo de futebol society, ginásio, vestiários e demais estruturas

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, inaugurou, nesta quarta-feira, 24, o 1º Centro de Esporte e Lazer Aldair dos Santos Freire, em Arraias, na região sudeste do estado. Com investimento de R$ 2,1 milhões, o espaço fortalece a prática esportiva, o lazer e a convivência social.

A construção do complexo esportivo, realizada por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju) e viabilizada pelo Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego, contempla duas quadras de areia, campo de futebol society, dois vestiários, ginásio e outras estruturas.

Durante a solenidade, o governador Wanderlei Barbosa destacou que o espaço proporciona um ambiente de integração e estímulo ao esporte para crianças, jovens e adultos. “É uma alegria entregar este importante benefício para Arraias, um município que faz parte da nossa história. Tanto este investimento quanto a autorização para a reforma escolar são fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida da população”, ressaltou. 

O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Fraudneis Fiomare, enfatizou a importância da obra para a cidade. “É um sonho que se torna realidade para a juventude, as famílias e toda a comunidade. Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa por esse investimento no esporte. Este é um local moderno e completo”, pontuou.

Presente na inauguração, o prefeito de Arraias, Herman Gomes, evidenciou o impacto do espaço de convivência para a comunidade. “Este passa a ser um local importante de integração e lazer para a população arraiana. Agradeço ao governador Wanderlei Barbosa pelo apoio. O complexo foi construído conjugado com uma praça, em um espaço amplo e o nome homenageia um pioneiro da nossa cidade, representando tradição e cultura”, salientou. 

O espaço oferecerá à população uma estrutura adequada para a realização de atividades esportivas, recreativas, projetos sociais e eventos comunitários.

Compartilhe no:

Transparência marca maratona de entrevistas de Vicentinho, que defende equilíbrio na disputa eleitoral

Com uma agenda dedicada ao diálogo com a imprensa, o pré-candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, participou nesta quarta-feira, 24, de uma série de entrevistas em veículos de comunicação. A programação começou às 9h e se estendeu até as 18h, com debates sobre gestão pública, propostas para o Estado e o cenário eleitoral. Nesta quinta-feira, 25, a agenda de entrevistas tem continuidade.

Durante as conversas, Vicentinho reafirmou que pretende conduzir a pré-campanha com transparência e que não se furta a discutir qualquer tema. Segundo ele, está aberto a todas as perguntas e faz questão de responder de forma direta, clara e objetiva, sempre defendendo seu ponto de vista. “Não sou um personagem. Sou um homem de verdade, com qualidades e defeitos”, afirmou. Para o pré-candidato, transformar o Tocantins exige coragem para enfrentar interesses, firmeza nas decisões e transparência diante da população. “Quem quer mudar a realidade do Estado não pode fugir dos debates nem das perguntas difíceis”, disse.

Entre os principais temas abordados estiveram a descentralização dos serviços de saúde, com o fortalecimento da rede hospitalar nas regiões do Estado; a segurança pública, ao lembrar que mais de 70 municípios tocantinenses enfrentam déficit de efetivo policial; a necessidade de tornar a educação mais atrativa para estudantes e profissionais; e a criação de um ambiente mais favorável à atração de investimentos, tornando o Tocantins mais competitivo na geração de emprego e renda.

Ao comentar a repercussão do áudio que veio a público, o pré-candidato sustentou que sua manifestação teve como destinatária uma pessoa específica e não a atividade jornalística. Segundo ele, a jornalista envolvida não atuava, naquele episódio, no exercício da profissão, razão pela qual rejeita interpretações de que tenha havido ataque ao jornalismo ou à liberdade de expressão. Vicentinho reiterou ainda que sempre utilizará os meios legais para defender sua honra quando considerar que houve excessos.

O pré-candidato também manifestou preocupação com o uso da máquina pública durante o período eleitoral, defendendo que a disputa ocorra em igualdade de condições, com respeito às regras e espaço para o debate de propostas que contribuam para o desenvolvimento do Tocantins.

A agenda de entrevistas continua nesta quinta-feira, 25, com novos encontros em veículos de comunicação. A expectativa é aprofundar o debate sobre os desafios do Estado e apresentar outras propostas que vêm sendo construídas a partir do diálogo com lideranças e da escuta da população em todas as regiões do Tocantins.

Compartilhe no:

Com investimento de R$ 3,5 milhões, governador Wanderlei Barbosa autoriza reforma e ampliação de unidade de ensino agrícola em Arraias

Obra na Escola Estadual Agrícola David Aires França vai reforçar a infraestrutura e ampliar a qualidade do ensino em unidade referência estadual na educação do campo e na formação técnica em Agropecuária

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou, nesta quarta-feira, 24, a Ordem de Serviço para reforma e ampliação da Escola Estadual Agrícola David Aires França, em Arraias. Com investimento de R$ 3,5 milhões, a obra tem como objetivo fortalecer a infraestrutura da unidade, referência estadual na educação do campo e na formação técnica em Agropecuária.

A revitalização contempla pintura geral, manutenção dos telhados, reforma dos banheiros, adequações elétricas para climatização, construção de quatro blocos de dormitórios, instalação de caixa d’água e implantação do sistema de combate a incêndio.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou que a reforma da unidade reforça o compromisso com a melhoria da infraestrutura escolar e da qualidade do ensino. “A educação é uma prioridade do nosso governo, e este é mais um investimento que estamos realizando para fortalecer a rede de ensino, manter o Selo Ouro em Educação e oferecer melhores condições para estudantes, professores e profissionais da educação, promovendo a melhoria dos índices educacionais e ampliando oportunidades”, ressaltou o governador.

A secretária de Estado da Educação, Celestina Souza, destacou o impacto da revitalização para a comunidade escolar e os reflexos na formação dos estudantes. “A escola transforma vidas e estudantes e educadores receberão futuramente uma unidade totalmente revitalizada, o que representa mais qualidade no ensino”, afirmou a titular da Seduc.

O diretor da Escola Agrícola David Aires França, Túlio Natalino de Matos, destacou o significado da obra para a comunidade escolar. “É uma reforma muito esperada por nós e hoje celebramos dignidade, reconhecimento, valorização e esperança. Só temos a agradecer. É um orgulho para todos nós”, pontuou.

Pedro Henrique, de 17 anos, é natural da Bahia e estudante do 2º ano do curso técnico em Agropecuária, residente na unidade. “Me sinto agraciado por ter essa oportunidade de morar e estudar em um lugar adequado e com boas condições de ensino”, agradeceu o aluno.

A unidade escolar atende 246 estudantes, sendo 71 no Ensino Fundamental do Campo (7º ao 9º ano), 165 no Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária e 10 na Extensão Quilombola Kalunga do Mimoso. Desse total, 112 alunos estão em regime de internato, além de contar com 83 servidores.

Neste ano, a escola conquistou o Prêmio Destaque Saeto, reconhecimento concedido às unidades da rede pública com melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto).

Referência na educação do campo, a unidade também recebe estudantes de outros estados, como Bahia, Goiás, Pará e Mato Grosso, desempenhando papel relevante na qualificação profissional e na formação de mão de obra para o mercado. Entre os estudantes formados em 2025, 100% foram inseridos no mercado de trabalho ou ingressaram no ensino superior.

Obra Toda Semana

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros tem como objetivo promover inaugurações, ampliações e reformas de unidades escolares em todo o estado, de forma contínua, levando mais estrutura e qualidade de vida aos estudantes tocantinenses.

Compartilhe no:
Folha do Jalapão