Cidadania e Justiça realiza palestras em escolas estaduais sobre prevenção e atos infracionais

por Wenina — 18/04/2024 às 16:08 — em Estado

Agentes socioeducativos percorreram escolas estaduais de norte a sul do Estado abordando temas como bullying e responsabilização em atos infracionais

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio de agentes de segurança e especialistas do Sistema Socioeducativo do Tocantins, tem ampliado suas atuações para além dos muros das Unidades e acessado as escolas promovendo palestras sobre diversos assuntos e comportamentos que podem configurar atos infracionais. O intuito é trabalhar a prevenção dentro e fora das unidades socioeducativas.

O objetivo dessas ações é contribuir com a comunidade local e vizinhança quanto à prevenção e à consciência de que alguns comportamentos dos jovens, em espaços como a escola, podem acarretar consequências e responsabilizações.

Com esse foco, a equipe técnica do Centro de Internação Provisória Masculino de Santa Fé do Araguaia (Ceip Norte) realizou nessa terça-feira, 16, palestras para estudantes das Escolas Estaduais de Muricilândia e Castro Alves sobre o tema Bullying não é brincadeira. Bullying é crime, alcançando cerca de 220 alunos.

A agente especialista em pedagogia do Ceip Norte, Letícia Santos, explicou que “um dos objetivos desse trabalho é a conscientização e a prevenção de que brincadeira é algo que gera prazer e alegria e não um desconforto ao próximo. A falta de respeito ao próximo não é brincadeira, é crime, então essa prática pode ser configurada como ato infracional”.

Mais de mil alunos alcançados na região sul

Ainda durante a semana, o chefe do Centro de Internação Provisória Masculino de Gurupi (Ceip Sul) e agente de segurança socioeducativo, Marcos Rodrigues, também palestrou para aproximadamente 100 alunos do 2° e do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Anita Cassimiro Moreno. O convite veio após visita de especialistas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município de Aliança do Tocantins, abordando a prevenção, o Sistema Socioeducativo e a responsabilidade dos adolescentes em atos infracionais.

Desde que iniciaram as palestras em escolas do Estado, mais de mil alunos de cinco escolas foram alcançados e puderam trocar informações e tirar dúvidas sobre assuntos que fazem parte do dia a dia no âmbito escolar e acarretar responsabilização em atos infracionais.

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

AGROTINS 2026: Cayres destaca força do setor produtivo e reafirma parceria com o agro

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), deputado Amélio...

Aleto nomeia mais cinco aprovados em concurso e reforça quadro de servidores

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) nomeou cinco novos candidatos aprovados no...