Tocantins - 04/12/2020 - 02:48

Cinco pré-candidatos se preparam para a corrida eleitoral em São Félix

Postado em 15/06/2020

Compartilhe no:

Embora com os ânimos freados pela crise do coronavírus, as eleições municipais de 2020 seguem sendo a pauta de muitas discussões em São Félix do Jalapão. Os cincos pré-candidatos já iniciaram as articulações com vistas ao cargo majoritário

Dada a proximidade das eleições municipais, os pré-candidatos já articulam com suas bases as estratégias para disputa eleitoral. Em São Félix do Jalapão – município localizado a cerca de 260 km de Palmas – a história não é diferente. Há quem diga que a disputa será boa. Alguns seguem mais tímidos, outros já são vistos mergulhados no projeto eleitoral.

Os nomes conhecidos que já foram sinalizados, são: Silvio Lira (Podemos), Gilvan Ribeiro (PTB), Gercimar da Silva Xavier (Avante), Carlos Irael Ribeiro (MDB) e Fernanda Rego Ferreira (PSB).  No entanto, cabe lembrar que mesmo os nomes frisados pelos partidos, ainda podem ser alterados, havendo outras coligações.

Mesmo em período de pandemia, os pré-candidatos intensificam contatos com diversos segmentos da sociedade, apresentando suas propostas e buscando consolidar o projeto para em breve serem submetidos as convenções partidárias, que desta forma irão consolidar suas candidaturas.

Silvio Lira é o indicado do Podemos

Para esquentar mais a disputa, o ex-secretário de Saúde de Porto Nacional, Silvio Lira já confirmou sua pré-candidatura.

O Podemos (Partido Trabalhista Nacional), levantou a bandeira e indica Sílvio Marcos Oliveira Lira, 45 anos, bacharel em direito pela Universidade Católica do Tocantins, especialista em Direito Sanitário.

Silvio foi secretário da Saúde em São Félix em 2012 e 2013. Em seguida assumiu a Secretaria Executiva da Saúde em Porto Nacional, entre os anos de 2013 a 2015. Entre 2015 a 2017 assumiu a Secretária da Saúde de Pindorama. Voltando ao cargo de secretário da saúde em Porto Nacional em abril de 2017 na gestão do prefeito Joaquim Maia, onde deixou o cargo em 30 de maio de 2020 para disputar as eleições em São Félix.

O postulante está em articulações com as famílias do município e conta que está buscando apoio em Brasília através de deputados federais e senadores e que no cenário estadual conta com apoio do presidente estadual do Podemos Ronaldo Dimas de Araguaína, prefeitos de Porto Nacional, Joaquim Maia, e de Pindorama, Almir Amaral, popular Silvio Gás.

Gilvan Ribeiro é tido como um dos favoritos

Na corrida também aparece o nome de Gilvan Ribeiro, (PTB), 55 anos, que busca disputar o maior cargo do município. Para alguns, ele é tido como um dos favorito. Há quem diga que ele representa, ainda, a principal força do atual prefeito Marlen Ribeiro. Gilvan é ex-secretário de Finanças de São Félix e carrega consigo uma boa experiência de administração.

Recentemente filiado ao PTB, ele contará com o apoio do deputado estadual e Presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, ambos do mesmo partido político. Nos bastidores, circula a informação de que ele conta ainda com o apoio do Governo do estado, dos senadores Katia Abreu e Irajá Abreu, além do deputado federal Vicentinho Júnior. Ao que tudo indica é que o martelo foi batido e o pré-candidato conta ainda com o apoio do atual prefeito e lideranças do município.

MDB aponta Carlos Irael

Assim também o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) levanta a bandeira e indica o nome de Carlos Irael Ribeiro, 51 anos, que é técnico em contabilidade, pela Escola Técnica de Contabilidade do José Vasques, do Colégio São José, em Corrente (Piauí). Assumiu o cargo de técnico em Contabilidade na Secretaria Municipal de Administração e Fazenda da Prefeitura Municipal de Corrente (Piauí), no período de 1993 a 1996, e foi candidato a vereador no mesmo Município, pelo PTB nas eleições municipais de 2000.

Carlos assumiu vários cargos  em São Félix do Tocantins,  nos anos de 2005 a 2012 foi secretário de Turismo e Meio Ambiente na gestão do ex-prefeito Jânio Mendonça,  foi vice coordenador do Território  da Cidadania do Jalapão, coordenador da Câmara Temática de  Turismo do Território do Jalapão,  e assumiu a secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente na gestão do prefeito Marlen Ribeiro entre os anos 2015 a 2018. Carlos é casado com Ivete Pereira de Sousa com quem tem três filhos.

Os emedebistas do município buscam reforçar a pré-candidatura de Carlos Irael contando com o apoio da deputada federal Dulce Miranda, Senador Eduardo Gomes e deputado estadual Nilton Franco.

PSB confirma Fernanda Rego

Por outro lado, mesmo que ainda seja possível haver mudanças, o PSB traz o nome da enfermeira Fernanda Rego Ferreira, 32 anos, que é atuante na área da saúde há 11 anos. Em sua experiencia de trabalhos prestados, Fernanda trabalhou no Ministério da Saúde e no Hospital Regional de Taguatinga (DF). No município de São Félix, ela atua há cinco anos como enfermeira, e dois anos após ser aprovada em concurso.

A pré-candidata que mora no município há sete anos, fica no cargo até dia 4 de julho, data que lhe é permitido por ser concursada, quando dará entrada na documentação pedindo afastamento para concorrer a eleição.

 Primeira vez que vai disputar uma eleição, Fernanda conta que a experiência lhe traz amadurecimento, pois sempre teve sua vida dedicada em ajudar o próximo.  Além de ser enfermeira ela é membro da pastoral social da igreja católica. Fernanda conta com o forte apoio do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, (PSB) e Marlon Reis.

Vereador Gercimar tem atuação forte no município

Um dos pré-candidatos é uma figura bastante conhecida em São Félix. Outro postulante ao cargo é o vereador Gercimar da Silva Xavier, (Avante), 50 anos, que é vereador a 20 anos no município. Por algumas vezes assumiu a Presidência da casa de Leis. O vereador tem se destacado pelo brilhante trabalho como parlamentar e tem legislado em prol da coletividade, tendo atuação forte nas cobranças de execução de políticas públicas em prol da comunidade.

O postulante é empresário no Jalapão na área de Turismo e conta com o apoio de muitas lideranças municipais, o que o incentiva este ano a mergulhar na disputa pela Prefeitura.

Compartilhe no:

Relacionados