Tocantins - 16/05/2021 - 18:57

Claudia destina recursos para a realização de 2 mil exames de câncer do colo do útero

Postado em 09/03/2021

Compartilhe no:

Na semana de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 deste mês, a deputada estadual Claudia Lelis (PV) anunciou a destinação de recursos de suas emendas parlamentares para a realização de exames de detecção precoce do câncer do colo do útero. Os municípios que serão atendidos com recursos da deputada são Porto Nacional, Natividade, Novo Jardim, Combinado, Aurora, Formoso do Araguaia, Taguatinga e Palmas.

A parlamentar também apresentou dois projetos de lei na Assembleia que buscam ajudar na prevenção à violência contra a mulher e na orientação para exames preventivos câncer do colo do útero com a criação do Movimento Lilás.

“Estamos vivendo o momento dramático da pandemia de Covid 19, mas não podemos nos esquecer das outras doenças, e o câncer não espera. Esse tipo de câncer quando diagnosticado no início tem cerca de 90% de chaves de cura, mas infelizmente nem todas as mulheres possuem acesso a esse tipo de exame”, afirmou a deputada pevista. 

Claudia apresentou também o Projeto de Lei que institui o Movimento Março Lilás, que reforçará as ações desse mês nacionalmente, e PL que propõe que o governo do Estado aumente as campanhas de prevenção, oriente as mulheres e principalmente realize mais exames.

“Temos uma demanda de quase 50 mil exames no Tocantins, e mediante esses números vou destinar emenda parlamentar exclusivamente para realização do mutirão de exames de papanicolau em seis municípios, além da Capital”, anunciou Lelis.

“Já tenho a demanda de exames de cada um desses municípios e, de acordo com a secretaria de saúde, são cerca de 1.345 exames, por isso a expectativa é zerar a fila de espera em alguns municípios”, afirmou a deputada.

O mutirão de exames será realizado através da Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação – COMSAÚDE,em parceria com o Governo do Estado, prefeituras, e laboratórios credenciados. A previsão é que em maio o mutirão seja realizado nestes municípios. 

Movimento Lilás 

O Projeto de Lei busca instituir a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero “Movimento Março Lilás”, no Estado do Tocantins, a ser comemorada, anualmente, durante o mês de março. A campanha tem como objetivo sensibilizar a população quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, oferecer orientação a respeito do tratamento, bem como promover o devido encaminhamento para as instituições de saúde públicas especializadas no tratamento da doença.

Compartilhe no:

Relacionados