Com alerta de baixa umidade, Defesa Civil orienta população a adotar cuidados extras

por Jornal Folha do Jalapao — 19/08/2025 às 15:22 — em Geral

Alerta do Inmet é válido até às 20 horas desta terça-feira, 19; neste período, população deve adotar cuidados extras, como hidratação, proteção e prevenção contra queimadas

A Defesa Civil, órgão ligado a Guarda Metropolitana de Palmas, orienta a população a adotar cuidados extras em função de alerta para baixa umidade relativa do ar na Capital e região emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e válido até as 20 horas da terça-feira, 19. O alerta foi classificado como de Perigo Potencial.

As orientações foram elaboradas em função do boletim meteorológico, que prevê que a umidade do ar deve variar entre 30% e 20%, índices que apresentam baixo risco de incêndios florestais e à saúde, porém, podendo variar durante o intervalo de tempo de seca. Essa condição é comum durante o período de estiagem da Capital, quando as temperaturas chegam a até 35°C, com céu claro e sem previsão de chuvas. Nessa circunstância, o risco de ressecamento das mucosas e agravamento de doenças respiratórias, além das queimadas, são agravados.

Entre as medidas de prevenção à desidratação estão beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nos horários mais quentes, usar chapéus e protetor solar, além de umidificar os ambientes. Também é importante não atear fogo em terrenos baldios nem descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação.

Em caso de ocorrências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: T1-Notícias

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Exame deverá ser aplicado semestralmente Os estudantes que se formarem em medicina...

Novo piso nacional do magistério é fixado em R$ 5,1 mil pelo governo federal

Medida representa ganho real de 1,5% acima da inflação para professores com...