Com investimentos de R$ 16,4 milhões, Sebrae e Aleto fecham convênio para ações em 125 municípios

por Jornal Folha do Jalapao — 30/07/2025 às 20:27 — em Cidades, Destaques

O Sebrae Tocantins e a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) assinaram, na manhã desta quarta-feira, 30, um convênio para a execução do projeto TO Cidade Empreendedora.

Com investimentos da ordem de R$ 16,4 milhões, a iniciativa tem o objetivo de modernizar a legislação municipal, qualificar lideranças públicas e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável em 125 municípios com até 15 mil habitantes.

A ação representa um impulso real para quem deseja abrir ou expandir um negócio, especialmente em municípios menores, ao promover políticas públicas mais eficazes, desburocratizar processos e criar condições mais justas e acessíveis para o surgimento de novos empreendimentos.

O projeto será executado entre agosto deste ano a dezembro de 2026. As atividades iniciarão com capacitação de gestores municipais, melhoria das compras das prefeituras, incentivo à educação empreendedora, modernização de leis e estruturação de políticas públicas locais.

Durante a solenidade de assinatura do convênio, o superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Antônio Castro, enfatizou a relevância da parceria como um marco na promoção do desenvolvimento econômico local.

Segundo ele, o projeto consolida uma atuação conjunta entre duas instituições que têm papel fundamental na transformação dos territórios.

“Estamos falando de um esforço articulado para qualificar lideranças públicas, modernizar a gestão municipal e criar um ambiente mais propício ao surgimento e à consolidação de pequenos negócios. O Sebrae aporta sua expertise técnica, metodologias consolidadas e experiência em políticas de fomento ao empreendedorismo, enquanto a Assembleia Legislativa entra com sua representatividade, capilaridade e compromisso com o fortalecimento das economias locais. É uma parceria estratégica, estruturante e, sobretudo, necessária para quem acredita no potencial dos municípios tocantinenses”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), ressaltou a importância estratégica do convênio, especialmente por contemplar os municípios de menor porte, que frequentemente enfrentam limitações no acesso a políticas de capacitação e desenvolvimento. Segundo ele, a parceria representa um avanço significativo na descentralização das ações direcionadas ao fortalecimento da gestão pública e do empreendedorismo local.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Palmas Capital da Fé espera reunir milhares de pessoas a partir deste sábado, 14

Na primeira noite, Juninho Cassimiro, Guilherme Sá e Jullyani Souza estão entre...

APARECIDA: Escola Municipal Luza Machado é premiada pelo Governo do Estado por meio do Profe

Incentivo do Governo do Estado premia escolas que se destacaram no desempenho...