Com ordem judicial bebês que aguardavam vagas de UTI no Dona Regina são transferidos para hospital particular
Postado em 26/06/2020
Recém-nascidos serão levados para outro hospital em Palmas. Leitos foram requisitados após decisão judicial dar prazo de 24 horas para transferências.
Recém-nascidos que estavam aguardando vagas de UTI no Hospital Maternidade Dona Regina começaram a ser transferidos para um hospital particular em Palmas no fim da tarde desta sexta-feira (26). As transferências ocorreram após uma decisão da Justiça determinar a requisição dos leitos particulares e dar prazo de 24 horas para o governo do estado transferir os pacientes.
A maternidade pública está com os setores de tratamento intensivos lotados e a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que a situação ocorreu porque houve um aumento inesperado na demanda nos últimos dias.
A decisão que determinou as transferências é do juiz Frederico Paiva Bandeira de Souza, do Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas, e foi publicada no fim da manhã desta sexta-feira (26). Segundo o documento, a falta de leitos tem ocorrido porque houve aumento do fluxo de pacientes internados com sintomas da Covid-19.
O juiz determinou que o governo requisitasse sete leitos neonatais em um hospital particular de Palmas para garantir o tratamento imediato e adequado aos pacientes. Conforme a decisão, o valor das diárias será deliberado posteriormente e poderá ser bloqueado das contas do estado caso as faturas não sejam pagas pelo governo.
Hospital e Maternidade Dona Regina está com equipamento quebrado há 7 meses
A falta de vagas de UTI neonatal no Dona Regina foram denunciados nesta quinta-feira (25) por funcionários da unidade. A Secretaria de Estado da Saúde reconheceu o problema e disse que estava tentando conseguir leitos na rede privada.
O que diz a secretaria
A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta sexta-feira (26) que foi feita uma requisição judicial autorizando os leitos de UTI neonatal do Hospital Cristo Rei e o hospital tem o prazo de 24h para receber os recém-nascidos, que provavelmente ainda hoje serão encaminhados para a UTI privada.
“A SES esclarece que a unidade está atendendo com sua capacidade máxima, mas que as medidas de prevenção e higienização contra a Covid-19 foram tomadas. Foram colocados avisos nos bancos, orientações sobre o uso de álcool em gel, além de máscaras para os pacientes, assim como todos os servidores da unidade estão fazendo uso de máscara”, diz nota.
A secretaria disse ainda que vai reforçar as medidas de orientação.
Fonte: G1 Tocantins.