Comunidade Quilombola do Prata se prepara para a 11ª Festa da Rapadura com programação cultural e gastronômica

por Wenina — 24/06/2025 às 19:19 — em Cidades

Evento será realizado nos dias 4 e 5 de julho, com oficinas, cavalgada, concurso gastronômico e apresentações culturais em São Félix do Tocantins

A tradicional Festa da Rapadura chega à sua 11ª edição nos dias 4 e 5 de julho, e deve reunir moradores e visitantes na Comunidade Quilombola do Prata, em São Félix do Tocantins, no Jalapão.

Organizada com apoio da Prefeitura de São Félix, Sebrae, Energisa e Governo do Tocantins, a festa valoriza a cultura local com atrações como a moagem artesanal da cana-de-açúcar, bate-papos sobre plantas medicinais, forró pé de serra, quadrilha, fogueira, feira de artesanato e apresentações culturais.

Entre os destaques da programação de sábado, 5, estão a cavalgada, moagem na residência do Salomão, concurso de prato tradicional, desfile cultural e show de encerramento.

O prefeito de São Félix, Gercimar Xavier, destaca o simbolismo do evento. “A Festa da Rapadura é o retrato vivo da nossa história e resistência. Celebrar esse momento com a comunidade do Prata é reafirmar nosso compromisso com a cultura, com as raízes quilombolas e com o fortalecimento do turismo no Jalapão”, afirmou.

A programação começa na sexta-feira com oficinas, bate-papos e atividades culturais, e segue até a noite de sábado, encerrando com o show musical.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Escolas e Cmeis de Palmas recebem 120 mil novos livros para fortalecer aprendizagem

Obras reforçam as bibliotecas de Cmeis e escolas da rede municipal; distribuição...

Palmas recebe unidade móvel do Agora Tem Especialistas e amplia acesso a exames de imagens

Atendimentos se iniciaram nesta sexta-feira, 24, para pacientes já regulados para realização...