Comunidades quilombolas de Mateiros recebem ações para Projeto de Turismo de Base Comunitária


Os treinamentos estão acontecendo nas comunidades Mumbuca e Rio Novo. As ações são desenvolvidas pela equipe da Adetuc em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Sedematur, e levam conhecimentos em relação ao turismo de base comunitária aos moradores.

As comunidades quilombolas do Município de Mateiros estão recebendo um importante projeto do Governo do Estado, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). As ações são do Projeto de Turismo de Base Comunitária, voltadas para as comunidades Mumbuca e Rio Novo em Mateiros.

Os moradores da Comunidade Mumbuca recebem a equipe nesta terça-feira, 15, e quarta-feira, 16, com a realização da Oficina de formatação de roteiro de Turismo de Base Comunitária; e a Comunidade do Rio Novo recebe os treinamentos nesta quinta-feira, 17, e sexta, 18, com a definição de atividades para visitação. Ambas as comunidades participam do Seminário de Multiplicação da viagem de intercâmbio no Vale do Ribeira (SP).

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sedematur), Maicon Dimbarre, avaliou o projeto de forma positiva para o turismo local. “É um treinamento para preparar as comunidades para receber os turistas. O turismo de base comunitária já vem sendo desenvolvido no Jalapão pela Comunidade Mumbuca, além do Povoado do Prata em São Félix. Esse apoio da Adetuc vem profissionalizar ainda mais os empresários e a comunidade para receber esse perfil de público, um segmento muito específico, pois são pessoas que vem realmente viver e conhecer, e querem saber os costumes, histórias, e ver realmente o estilo da comunidade”, disse o secretário.

A consultora especialista do Projeto de Base Comunitária, Marianne de Oliveira Costa, ressaltou que a equipe realiza a multiplicação do Intercâmbio de Saberes, onde as comunidades quilombolas do Jalapão participaram. “Visitamos três comunidades quilombolas e uma comunidade caiçara em março, para aprender com eles, como eles vem desenvolvendo o turismo de base comunitária, a comercialização, como eles vem superando os desafios, e estamos em campo apresentando os resultados desta visita, os principais aprendizados. Iremos fazer exercícios práticos em relação à roteirização, para agregar valor nas experiências que vem sendo oferecidas nos territórios quilombolas”, disse.

O Município também receberá nesta semana a visita do presidente da Adetuc, Jairo Mariano, além da superintendente de Turismo, Maria Antônia, que participarão da inauguração do Posto de Atendimento do Sebrae em Mateiros, além de outras ações.

O presidente Adetuc, Jairo Mariano, acrescenta que, “o mais relevante do turismo de base comunitária é a inserção das comunidades locais em oportunidades de emprego e renda e o governo tem feito sua parte neste contexto”, conclui.

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *