Conheça os fervedouros do Jalapão e entenda por que é impossível afundar nessas águas

por Jornal Folha do Jalapao — 26/12/2025 às 12:15 — em Cidades, Destaques

Fontes de águas cristalinas estão entre as atrações mais procuradas por turistas que visitam o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins. Fenômeno natural é explicado pelas leis da física.

Os fervedouros estão entre os atrativos que mais encantam os visitantes do Parque Estadual do Jalapão. As piscinas naturais que formam um verdadeiro oásis no meio do cerrado chamam atenção pela água cristalina e pela sensação única de flutuar sem esforço. Mas por que ninguém consegue afundar nesses poços? A explicação está na física e na hidrologia.

🔬Segundo Luís Flexa, professor de Física do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o caminho para entender como se formam os fervedouros começa com um fenômeno chamado ressurgência.

“É quando a água reaparece na superfície. Ela vem de um aquífero ou lençol freático, formada pela infiltração das chuvas. A topografia da região faz com que essa água, ao encontrar obstáculos, seja forçada a subir”, explicou.

Conforme o professor, essa pressão constante de baixo para cima é o que dá origem ao fervedouro. Ele é uma nascente de água subterrânea onde a pressão do lençol freático é muito alta.

“Essa característica é muito importante, principalmente no período de estiagem, porque garante água mesmo sem chuva”, completou, destacando também a necessidade de preservar o ambiente para manter o ciclo natural da água.

Por que não afundamos?

A resposta está no Empuxo, fenômeno compreendido na física por meio do Teorema de Arquimedes. Em poucas palavras, esse princípio explica que todo corpo imerso em um fluido sofre uma força para cima chamada empuxo, que é igual ao peso do volume de líquido deslocado.

“Quando você pula numa piscina, seu peso puxa para baixo, mas o empuxo da água empurra para cima. No fervedouro, além do empuxo, existe a pressão da água em movimento ascendente, que aumenta essa força”, detalhou Flexa.

Esse movimento faz com que o empuxo seja muito maior em um fervedouro do que em uma piscina comum, por exemplo. “Por isso, é praticamente impossível afundar. A água está empurrando você para cima o tempo todo”, concluiu.

Resumindo, não é possível afundar em fervedouros porque a água está em constante movimento ascendente, criando pressão e empuxo que superam a força da gravidade sobre o corpo.

Fervedouros no Jalapão

Os fervedouros são as maiores atrações do Jalapão. Como são ambientes delicados, há algumas regras para as visitações, como o número limitado de visitantes por vez, para evitar a degradação.

Na região, há fervedouros de vários tamanhos, formatos, cores de água e intensidade de flutuação.

Fonte: G1-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas pavimenta mais avenidas e reforça infraestrutura do Distrito Industrial de Taquaralto

Mesmo durante o período chuvoso, obras seguem ritmo programado Mais duas vias...

MATEIROS: Prefeito Jesy Vieira e primeira-dama Ana Cláudia entregam cartões do Programa AlimenTO

No total, 41 famílias das zonas urbana e rural de Mateiros foram...