Tocantins - 28/10/2020 - 11:21

Consulta Pública do PPA 2020-2023 chega ao Jalapão nesta sexta

Postado em 07/08/2019

Compartilhe no:

Nesta sexta-feira, 9, o Executivo estadual chega ao município de São Félix para, ao lado dos municípios do Jalapão, decidirem sobre os investimentos no desenvolvimento da Região, que é uma das mais procuradas pelo Turismo no Tocantins.

A consulta do PPA 2020-2023 acontece no Centro de Convenções, a partir das 8h e segue para a escola Sagrado Coração de Jesus com programação durante todo o dia, com encerramento às 18h. Participam da consulta pública, além do anfitrião São Félix do Tocantins, os municípios de Lizarda, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Santa Teresa do Tocantins e Rio Sono.

De acordo com o prefeito de São Félix do Jalapão, Marlen Ribeiro, os gestores da região recebem o Governo do Estado com a certeza que as ações realizadas garantem mais qualidade de vida ao povo do Jalapão. “A consulta pública na nossa Região vai ser importante para que as ações da região, recebem governo cheguem a nossa população. O Jalapão tem um grande valor para o Tocantins e quando a gestão vem até a região e discute com quem vive aqui, tem mais chances de acertar nas políticas públicas e assim garantir qualidade de vida para a nossa população”, ressalta Marlen.

O objetivo do Governo é ouvir a população sobre as necessidades conjuntas prioritárias das regionais e no Jalapão os representantes dos municípios da Região vão apontar os desafios que devem ser superados no Tocantins nos próximos quatro anos, observando os seis eixos temáticos da gestão: Saúde; segurança, assistência social e direitos humanos; gestão pública, participação social e diálogo federativo; estrutura produtiva e sustentabilidade ambiental; educação, ciência, tecnologia e inovação; e infraestrutura, desenvolvimento regional e redes de cidades.

Ao final, eles definem qual a ação prioritária para região, aquela que deve ser executada primeiro, sem, no entanto, deixar de trabalhar na concretização das demais necessidades apontadas na região.

PPA 2020-2023

Exigência constitucional, o Plano Plurianual é um instrumento de planejamento de médio prazo, previsto na Constituição Federal, em seu art. 80, que estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital, custeio e outras.

OPPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

Para formatação do PPA 2020-2023, o Governo do Estado já ouviu as populações das regiões Sul (Gurupi), Sudeste I (Taguatinga), Sudeste II (Natividade), Bico do Papagaio (Araguatins) e Norte (Araguaína) e o documento a ser elaborado com o resultado das Consultas Públicas será para execução no período de 2020 a 2023.

Compartilhe no:

Relacionados