Tocantins - 03/12/2020 - 01:44

Contra a Covid-19, Mateiros realiza desinfecção e higienização de veículos e prédios públicos

Postado em 21/05/2020

Compartilhe no:

As ações de combate ao novo coronavírus seguem sendo intensificadas no município de Mateiros. Já foram higienizados prédios públicos, a Prefeitura, a Unidade de Saúde e veículos que trafegam no município.

Uma força tarefa reuniu em Mateiros equipes da Saúde, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, da Polícia Militar (PM) e das Secretarias de Educação e Assistência Social para a desinfecção e a higienização de veículos e prédios públicos no município.

As ações de desinfecção e higienização foram iniciadas no dia 18 de maio nos prédios públicos, e na tarde desta quinta-feira, 21, foi a vez dos veículos. Uma barreira sanitária foi montada em frente à Prefeitura Municipal, na Avenida Maranhão, no centro da cidade, com a presença e a participação de diversas entidades. As ações se estenderão em todas as barreiras sanitárias na área urbana e nas entradas e saídas da cidade no decorrer deste mês.

De acordo com o secretário de Saúde, Sinvaldo dos Santos Morais, o composto utilizado na limpeza é capaz de eliminar em até 99% tanto vírus como bactérias, sem gerar risco algum para a população, animais e vegetação. “Essa é somente mais uma ação, pois estamos trabalhando todos os dias, criando estratégias para combater o novo coronavírus e manter a nossa população segura”, assegurou.

Medidas necessárias

A higienização é recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o controle do novo coronavírus.  Segundo o secretário de Saúde, todas as equipes envolvidas foram capacitadas para desempenhar essa função. “Vamos realizar as tarefas por áreas. Primeiro foi a desinfecção de todos os prédios públicos e veículos. Estamos tomando todas as medidas necessárias para combater a entrada da doença no município”, reforça Sinvaldo.

A ação da tarde desta quinta-feira, 21, foi avaliada como positiva pela gestão. “Conseguimos higienizar um número até significante de veículos, carros de passeios, camionetas e motos passaram por aqui. Um impacto positivo nesse primeiro momento, e vamos continuar com as ações. Na próxima semana, vamos fazer a barreira também nas entradas e saídas da cidade que dão acesso a São Félix, Ponte Alta do Tocantins e Dianópolis e também para o Estado da Bahia”, reforça o secretário.

Orientações

O uso de máscaras e a permanência em suas casas são orientações também reforçadas pelo prefeito João Martins. “Continuaremos trabalhando de forma intensiva com todo nosso pessoal disponível a fim de proteger a população. Quero reforçar o pedido para que as pessoas fiquem em casa e respeitem o isolamento social, pois cada profissional que aqui se arrisca, está pensando no bem de toda a comunidade”, reforçou.

Já o secretário de Saúde atentou para a importância da colaboração da população. “Nós estamos realizando todos os esforços para proteger o município, mas é preciso que seja um trabalho conjunto. Essa limpeza trata-se de um paliativo, então a população precisa fazer sua parte também, seguindo nossas recomendações de higiene, de evitar a aglomeração e de ficar em casa o máximo de tempo possível. Ainda não temos casos confirmados em Mateiros, apenas suspeitos. Mas, por conta da pandemia, fizemos um trabalho de orientação junto aos comerciantes, donos de pousadas, pontos turísticos, e, graças a Deus estamos obtendo um resultado satisfatório”, relata Sinvaldo.

Compartilhe no:

Relacionados