Tocantins - 15/06/2021 - 19:45

COVID-19: Motorista de 52 anos é o primeiro a ser vacinado em Santa Tereza do Tocantins

Postado em 21/01/2021

Compartilhe no:

O dia 21 de janeiro de 2021 foi histórico em Santa Tereza do Tocantins, quando parte dos profissionais de saúde do Município começaram a ser vacinados contra o coronavírus. O motorista Mauro Jorge foi o primeiro a receber a vacina.

A luz no fim do túnel para a vitória contra a pandemia do novo coronavírus começa a ser vista também pelos moradores de Santa Tereza do Tocantins. A manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, entrou para a história como o dia em que os primeiros profissionais de saúde do Município foram vacinados contra a Covid-19.

Profissionais da Saúde de Santa Tereza receberam nesta manhã na Unidade Básica de Saúde José de Sousa Dourado as primeiras doses aplicadas, com a presença do prefeito Antônio Campos, secretária de Saúde Letícia Pereira, presidente da Câmara Municipal João Lourenço, médico da UBS Paulo Henrique, enfermeira da UBS Neyla Symonara, e de toda a equipe de saúde local.

A enfermeira Neyla falou sobre a importância do momento para os profissionais de saúde.  “Quero agradecer toda a nossa equipe pela força, a perseverança, pelo trabalho prestado na comunidade. Recebemos essas 23 doses, onde vamos contemplar a equipe da linha de frente, que está aqui hoje com a gente para receber a primeira dose da campanha. Essa campanha vai ser realizada em duas etapas, que são duas doses, então hoje vocês estão recebendo a primeira dose e daqui duas ou quatro semanas estarão recebendo a segunda dose”, disse.

À equipe presente, o prefeito Antônio Campos parabenizou os trabalhos executados, e solicitou sempre cuidado máximo nos atendimentos. “É uma gratidão imensa a gente estar aqui hoje recebendo as primeiras vacinas, iniciar o ponta-pé inicial nesse momento que tanto sonhamos. Perdemos pessoas no nosso Município, e pedimos a Deus que tudo isso acabe, que possamos voltar à nossa vida normal, mas até lá devemos manter todos os cuidados. Parabéns para essa equipe, pelo qual quero agradecer pelo que vem fazendo. Trabalhando firme, a gente vai, com certeza, investir muito na saúde”, ressaltou.

A secretária Letícia Pereira solicitou paciência à população até a chegada da vacina para todos. “Damos início nessa primeira etapa de vacinação contra a Covid-19, e nessa primeira etapa foram disponibilizadas 23 doses que estão sendo distribuídas para os profissionais de saúde que estão na linha de frente. Quero dizer à população de Santa Teresa, que tenham paciência e conforme for chegando, serão liberadas, a gente vai atender a população, e também quero reforçar o pedido para a comunidade manter as medidas preventivas”, enfatizou.

Vacinação

O Município recebeu 23 doses para a vacinação imediata dos profissionais por meio de sorteio.

O primeiro a receber a vacina foi o motorista Mauro Jorge, de 52 anos, que se sentiu agradecido pelo momento. “A gente tem uma sensação de segurança. Seria muito bom que todos os profissionais tivessem tomado essa primeira dose hoje. Mas infelizmente não é assim. Mas mesmo tomando essa primeira dose a gente tem que continuar fazendo as medida protetivas, usando máscara, o álcool em gel nas mãos e também o distanciamento. A gente tem que continuar com essa preocupação. Hoje o dia é alegria para todos nós de Santa Tereza”, alertou.

A segunda profissional a receber a dose foi a técnica em enfermagem Patrícia Oliveira, de 25 anos. “O momento é gratificante. Infelizmente veio poucas doses, mas agradecida por ser vacinada. É muito bom essa oportunidade que eu tive”, disse a técnica.

O odontólogo Kalyd de Jesus, de 36 anos, já teve o coronavírus e foi o terceiro a ser vacinado. “Infelizmente recebemos poucas doses, mas essa primeira etapa já dá uma amenizada, uma acalmada para a população, que tem muitas pessoas hipertensas, diabéticos, idosos, que estão com medo. Esse momento é de grande importância para toda equipe”, disse Kalyd.

Já a enfermeira coordenadora enfermeira do Centro da Covid no Município, Eliziane Diógenes, que também recebeu a vacina, disse que se sente agradecida pela imunização. “Para mim é muito gratificante, desde o ano passado que a gente está aguardando por essa vacina. Grata a Deus por ter chegado para nós. Infelizmente não é a quantidade suficiente para todos e ainda não é liberado para a população, mas a gente torce para que da próxima vez venha para todo mundo e que a população também seja beneficiada com ela”, finaliza.

O Município conta atualmente com 180 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo dois contaminados no momento, um hospitalizado, e quatro óbitos contabilizados.

A vacinação irá ocorrer nesta primeira etapa nos profissionais da saúde que foram escolhidos por sorteio:

Técnicas de enfermagens (8)

Simone Caroline

Talizangela

Roberta

Arlene Noronha

Natalia Campos

Regiane Rego

Patrícia Oliveira

Luciana Coêlho de Andrade

ASG (4)

Jucilene Peres

Marilene Cunha

Gabriela Gonçalves

Mariela dos Santos

Odonto (1)

Kalyd de Jesus

Enfermeiras (2)      

Neyla Symonara

Eliziane Diógenes

Médico (1)

Paulo Henrique

Recepcionista (1)

Ismone Campos

Motoristas (6)

Moisés Rodrigues

Geovaldo Barreira

Irian Fernandes

Manoel dos Santos

Rivanildo

Mauro Jorge

Compartilhe no:

Relacionados