Tocantins - 16/04/2021 - 05:55

Covid-19 volta a ganhar força na região do Jalapão

Postado em 13/07/2020

Compartilhe no:

Com serviços de saúde limitados, os pequenos municípios da região do Jalapão tentam conter o crescimento da pandemia, mas a cada dia os novos boletins assustam a população. A falta de compreensão da comunidade dificulta combate à doença

Nas entradas dos municípios de Santa Tereza, Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo, e Lagoa do Tocantins, pequenas cidades na região do Jalapão, a parada agora é obrigatória. De máscara e luvas, agentes da Saúde e Polícia Militar dão orientações aos motoristas sobre os riscos do novo coronavírus e tentam desencorajar visitantes a entrar na cidade. Nos municípios que tem praias, as equipes de saúde pedem gentilmente, que os turistas deem meia volta.

Os monitoramentos das secretarias de Saúde mostram que a doença está evoluindo rapidamente na região. Um mês após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus em Lagoa do Tocantins, hoje o município traz o novo boletim com 22 pessoas infectadas pela Covid-19, e não descartam o crescimento da pandemia no município, pois mantêm em isolamento 82 pessoas.

O pequeno município de Lizarda que perdeu um pioneiro contaminado pela Covid-19, há dois meses, publicou novo boletim. São confirmadas 9 pessoas infectadas e 27 suspeitas.

O município de Rio Sono foi o  mais infectado até o momento. O boletim mais recente traz  1 óbito e 26 pessoas que testaram positivo para a Covid. 24 pessoas já foram recuperadas e apenas uma continua o tratamento.

Santa Tereza do Tocantins, apesar do grande esforço da equipe da Saúde, vive dias tristes.  A luta para conter o vírus é repetida diariamente. O último boletim traz 1 óbito e 13 pessoas infectadas e mantém 23 pessoas em isolamento.

Na região, o município de Aparecida do Rio Negro foi o último a entrar no mapa de municípios contaminados. No dia 1º de julho a Secretaria da Saúde anunciou o primeiro registro no Município. A notícia caiu como uma bomba na cidade, mas infelizmente os novos boletins trouxeram os números aumentados. Hoje o município já conta com 4 casos de pessoas residentes e 3 que tem cartão SUS de outra localidade.

Novo Acordo continua com apenas dois casos confirmados que já foram recuperados – e não mantém nenhuma pessoa em isolamento.

A maior cidade da região do Jalapão, Ponte Alta do Tocantins, também tem recebido com tristeza a confirmação do vírus no Município. O último Boletimtraz  15 casos positivos, mantém 6 pessoas em tratamento, 9 recuperados e 53 em isolamento domiciliar.

Na região do Jalapão, apenas os municípios de Mateiros e São Félix ainda não notificaram nenhum caso da covd-19.

As secretarias da Saúde de cada Município recomendam que as pessoas mantenham o foco em medidas como distância física, reforço na higiene, evitar a aglomeração de pessoas e pede apoio à população, sobretudo a mais vulnerável e que enfrenta dificuldades para manter as medidas recomendadas a fim de evitar a propagação do novo coronavírus.

Compartilhe no:

Relacionados