Crianças desenvolvem musicalidade em oficina realizada pelo Cras de Aparecida
Postado em 02/05/2018
Além do canto coral, participantes aprenderão a tocar instrumentos para a formação da banda municipal
Desenvolver o talento das crianças e a habilidade em reconhecer os tons e tempos musicais são alguns dos objetivos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) com a oficina de fanfarra, que formará a Banda Municipal de Aparecida do Rio Negro. Atualmente 60 pessoas, com idade entre 9 e 18 anos, participam do curso realizado duas vezes por semana na sede do Cras.
Ministrada pelo técnico em Música, Michael Teixeira, a oficina conta com diversas atividades que precedem o ensino nos instrumentos propriamente dito. No momento os alunos estão desenvolvendo o canto, ensaiando o coral que será apresentado no Dia das Mães.
O professor ressaltou que tem se surpreendido com o interesse e dedicação dos alunos. “Temos muitos com talento nato. Como é uma atividade nova no início alguns não queriam participar, mas a cada aula estão mais interessados e queremos ampliar e desenvolver uma nova cultura através da música”, frisou.
Além da parte teórica, a oficina conta com atividades práticas. Para aguçar a musicalidade dos alunos foi realizada uma mini-fanfarra com instrumentos confeccionados a partir de materiais recicláveis.
“Pedimos que eles trouxessem garrafas e materiais recicláveis. Foi uma atividade interessante e bem recebida por todos”, frisou Michael explicando que a ação mostrou que é possível fazer música de diferentes formas.
Para a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Gorosthides a oficina tem obtido bons resultados. “As crianças estão aprendendo, empolgadas e nós ficamos felizes em ver o envolvimento e a evolução delas nas aulas. Nosso objetivo é sempre oferecer atividades atrativas, que incentivem o aprendizado e o desenvolvimento como um todo dos indivíduos”, avaliou.
Ampliação
A Prefeitura já atua na licitação para a aquisição dos instrumentos musicais que possibilitará a formação da banda municipal. De acordo com o professor Michael a expectativa é que no segundo semestre deste ano as aulas de música já sejam iniciadas com os instrumentos.
“Essa é a nossa expectativa e acredito que todo esse aprendizado que eles têm tido sobre música e canto vai facilitar muito o ensino no instrumento propriamente dito”, informou.
A aluna Mara Rubia, de 10 anos, se diz ansiosa para aprender a tocar violão. “Quero muito aprender a tocar, gosto muito de violão”, afirmou a menina que destacou suas inspirações artísticas, “gosto de Marília Mendonça, Maiara e Maraísa. Quero tocar e cantar igual a elas”, comentou.