Tocantins - 28/10/2020 - 11:14

Cultura e tradição do Jalapão no povoado Mumbuca

Postado em 25/01/2019

Compartilhe no:

História, cultura e tradição marcam o Povoado Mumbuca, localizado no município de Mateiros no Jalapão. Com sua população reconhecida como quilombola pela Fundação Palmares o povoado é formado por remanescentes de quilombolas e indígenas.  

Atualmente cerca de 200 famílias moram na vila, que tem por principal fonte de renda o artesanato, feito de capim dourado, e a agricultura familiar, com papeis bem definidos entre homens, que vão para o plantio da mandioca e outros, e mulheres, que cuidam da colheita e preparação da farinha de mandioca.  

O povoado conta com hortas comunitárias e a criação de pequenos animais como galinha e porco em um ambiente que lembra uma grande família, tendo em vista que os moradores, em sua maioria, possuem algum grau de parentesco entre si.  

Associação 

As artesãs do Mumbuca constituíram uma associação, onde fazem a comercialização das peças de capim dourado produzidas na comunidade e mantém a tradição que passa de geração para geração.  

Sendo o capim dourado a principal matéria prima do artesanato, que dá vida à economia do Mumbuca, o manejo do capim é feito de forma sustentável e respeitando o tempo da colheita, que vai de 20 de setembro até o início do período chuvoso. 

Visitas 

Quase todas as agências que vendem pacotes para o Jalapão possuem, em seus pacotes, a visita ao povoado, dando a oportunidade ao turista de conhecer a forma de vida, a cultura, a culinária e o conhecido internacionalmente artesanato de capim dourado. 

Compartilhe no:

Relacionados