Dados de inventário turístico de Mateiros mostram capacidade de atendimento do município
Postado em 31/01/2022
O Inventário da Oferta Turística mapeia o que o município de Mateiros tem a oferecer e o que chama tanto a atenção de quem busca esse paraíso brasileiro.
Mateiros foi a cidade-piloto do trabalho de inventariação da oferta turística e, no total, o projeto contemplará mais 40 municípios do Tocantins. Todas as informações estão sendo levantadas nessa fase de levantamento de informações da oferta turística municipal.
Cachoeiras, fervedouros, praias, dunas, serras, mirantes, pousadas, camping, hotéis, hostels, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, comunidades, povoados, biodiversidade de fauna e flora, artesanato, sabedoria popular, muito contato com a natureza e um turismo pulsante querendo se desenvolver cada vez mais e ganhar o mundo. Isso faz parte da vida em Mateiros.
Após o trabalho de campo da equipe, foi pontuado que no Povoado Mumbuca, por exemplo, é possível atender mais de 90 pessoas de uma só vez.No Centro, esse número passa para mais de 200. No município todo, hoje é possível acomodar cerca de 660 pessoas, além de atender 1.359 visitantes que querem conhecer os sabores dos restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação têm a oferecer. A Prainha do Rio Novo, um dos atrativos turísticos mais conhecidos, pode receber até 200 turistas e/ou moradores por vez.
Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Thaysa Demarchi, “esse projeto em parceria com o Sebrae-TO e a ABET está sendo fundamental para termos uma noção mais real do que nosso município tem disponível para oferecer a turistas e também aos moradores. Queremos entender: qual é nossa capacidade de atendimento nos restaurantes e demais equipamentos de alimentação da cidade? Se trouxermos um evento maior para cá, será que temos estrutura para receber as pessoas e hospedá-las”, enfoca.
Thaysa reforça ainda que as informações permitem a melhor organização para os atendimentos. “Mais que nunca, ter informação hoje é tudo! E isso é muito interessante do ponto de vista de estruturação do setor, pois ter esses dados em mãos vai nos ajudar muito na formatação de políticas públicas eficientes e, quem sabe, de novos produtos turísticos para vender melhor o que nossos comércios, empreendimentos e atrativos têm de disponível como oferta turística. É um verdadeiro ganho para a gestão do turismo e acredito que esse projeto é do interesse de todos (principalmente da população, bem como dos empresários e gestores locais), afinal envolve todo mundo que mora, investe e visita a cidade. Mateiros é uma rota turística bem conhecida e isso vai ajudar muito quanto ao desenvolvimento do nosso município”, disse.
Parceria
Parte do trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo está em preparar os empreendimentos locais para atender e receber bem seus visitantes. Nesse processo, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) merecem uma atenção especial, e o Sebrae atua forte na preparação e integração delas em toda a cadeia produtiva quanto à produção de riquezas e também quanto ao desenvolvimento de uma região ou território, promovendo geração de trabalho e valorização econômica dos patrimônios natural e cultural brasileiros.
De acordo com superintendente do Sebrae-TO, Moisés Gomes, “uma iniciativa organizada sob forma de projeto para apoiar a competitividade das empresas precisa contar com a integração de competências e atribuições dos diversos atores institucionais. É preciso buscar a construção de verdadeiras alianças com cada instituição, percebendo claramente a importância da atuação sinérgica para geração de ganhos, tanto para os parceiros quanto para o público beneficiário das ações. Assim, o Sebrae-TO, em conjunto com seus parceiros (como a Agência de Desenvolvimento do Turismo Cultura e Economia Criativa do Tocantins – Adetuc), busca desenvolver o turismo no estado de forma sustentável, organizada e planejada com foco em resultados efetivos para as comunidades ligadas ao turismo”.
A analista técnica do Sebrae-TO, que atua diretamente na região do Jalapão, Admary Monteiro, completa: “Nossa instituição está cada vez mais atuante, preocupada e motivada quanto ao fortalecimento dos pequenos negócios da região turística do Jalapão e queremos contribuir para a competitividade dos empreendimentos locais, apoiando a distribuição de renda e a empregabilidade nos municípios em que estamos presentes”.