Tocantins - 15/04/2021 - 02:27

De Papo com Núbia Dourado

Postado em 29/01/2021

Compartilhe no:

Websérie De Papo com Núbia Dourado com apoio da Lei Aldir Blanc tem como objetivo divulgar a cultura tocantinense

A cantora e compositora Núbia Dourado está divulgando a produção da websérie De Papo com Núbia Dourado com apoio da Lei Aldir Blanc pelas plataformas digitais e suas redes sociais, através do canal no Youtube da artista. A websérie poderá ser acompanhado no portal www.toemfoco.com.br

O Projeto De Papo com Núbia Dourado foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, através de editais executados pela Prefeitura Municipal de Palmas – Fundação Cultural de Palmas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

A websérie de entrevistas com 15 episódios de personalidades da cena artística e cultural do Tocantins, De Papo com Núbia Dourado, é um dos 46 selecionados para premiação de Reconhecimento e Fomento à Arte e à Cultura via Lei Aldir Blanc.

A série De Papo com Núbia Dourado foi contemplada na categoria de projetos que são transmitidos pelas plataformas digitais e redes sociais: exibido no Youtube do canal Núbia Dourado, veiculado no portal www.toemfoco.com.br e também nas próprias redes sociais da artista.

 O edital faz parte da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), busca incentivar projetos que fomentem a cadeia produtiva cultural em Palmas, nos eixos: ‘Prêmio de Reconhecimento Artístico e Cultural’ e ‘Prêmio de Fomento à Cadeia Produtiva da Arte e da Cultura’.

Idealizadora 

Segundo a idealizadora e apresentadora do projeto, Núbia Dourado, a série vem com intuito de apresentar conteúdos de assuntos relevantes ao público palmense direcionado à Cultura.

 “Muito importante propagar a nossa cultura tocantinense através da websérie que fomentará entrevistas e/ou notícias de artistas, artesãos locais e pessoas da cena cultural do nosso Tocantins,” conta a criadora.

 Além disso, ela ressalta que o projeto será um ambiente virtual para os artistas tocantinenses se expressarem, espaço que promoverá a valorização da cultura popular e tradicional do Tocantins.

O projeto pretende buscar parceria cultural de empresas,  para ter continuidade e ainda gravar com artista da região do Jalapão. Sempre quero envolver o Jalapão em meus projetos, ressaltou a cantora que é do município de Rio Sono.

 1º Episódio

 A primeira entrevista será com a chef de cozinha, palestrante, consultora, pesquisadora da culinária afroindígena, Ruth Almeida.

 A chef de cozinha tem uma história de superação, já foi quebradeira de coco, doméstica, cuidadora de crianças, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis. Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizavam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Oliveir Anquier, como uma “cozinha de amor”.

 Foi aí que Ruth Almeida decidiu abrir o seu próprio restaurante, no ano de 2017 – o Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional.

 De lá pra cá, foi consagrada com diversos prêmios na área de gastronomia, como o título de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins, pelo Prêmio Dolmã 2018, considerado o Oscar da gastronomia brasileira.

 Para ficar por dentro do projeto De Papo com Núbia Dourado, basta acessar o canal do Youtube da artista. (Por Dandara Maria Barbosa)

Compartilhe no:

Relacionados