Dia amanhece chuvoso em Palmas e internautas brincam nas redes sociais: ‘É chuva ou fumaça?’

por Wenina — 31/08/2021 às 09:05 — em Cidades, Destaques

O dia amanheceu chuvoso em Palmas nesta terça-feira (31) para refrescar o clima após 122 dias sem precipitação. A chuva do pequi ou do caju, como é conhecida pelo tocantinense, geralmente é esperada nas primeiras semanas de setembro e proporciona um refresco após o longo período de estiagem.

Neste ano ela resolveu aparecer em agosto mesmo e foi registrada em várias regiões da cidade. O assunto rapidamente tomou as redes sociais, com internautas comemorando e aproveitando para demonstrar bom humor.

“Uma das melhores coisas da primeira chuva em Palmas é ver todo mundo postando nos stories. Confesso que até eu, que odeio chuva, comemoro e fiz meu vídeo”, disse um internauta. “E essas nuvens carregadas no céu de Palmas é chuva ou fumaça?”, brincou outro.

A chuva inclusive deve ajudar no combate aos incêndios que vêm sendo registrados há quatro dias nas serras da zona rural de Palmas. No último fim de semana, por exemplo, a região central da cidade chegou a ficar coberta pela fumaça.

“O grande sistema atmosférico que inibe a entrada de umidade na região central do Brasil, sobretudo aqui no Tocantins, voltou a enfraquecer e permite a entrada de umidade. Temos outros fenômenos mais intensos que favoreceram o rompimento desse bloqueio atmosférico. Então, entra umidade e ocorre a chuva”, explica o professor José Luiz Cabral, do Núcleo de Meteorologia da Universidade do Tocantins (Unitins).

Apesar do alívio o estado ainda está em pleno período de estiagem, que historicamente segue até o início de outubro, mas a chuva também vem se mostrando em outras regiões. Em Araguaína, por exemplo, um grande volume foi registrado na semana passada.

A previsão para o resto do dia em Palmas é de temperatura máxima de até 36 °C, com umidade variando entre 70% e 25%.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo deve permanecer nublado até quarta-feira (1°). Na quinta (2) e sexta (3) a previsão é de poucas nuvens com névoa seca. A temperatura para os próximos dias pode chegar aos 40 °C. (Com informações do G1)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

SANTA TEREZA: Moradores recebem títulos de propriedade e realizam sonho em conquista histórica

A entrega de 31 títulos de propriedade no Setor José de Souza...

Aparecida recebe Escuta Social do TCE de Olho no Futuro com foco em plano de ação para melhorias em indicadores

Evento contou com esclarecimentos das autoridades que integram a rede de proteção...