Dia amanhece chuvoso em Palmas e internautas brincam nas redes sociais: ‘É chuva ou fumaça?’


O dia amanheceu chuvoso em Palmas nesta terça-feira (31) para refrescar o clima após 122 dias sem precipitação. A chuva do pequi ou do caju, como é conhecida pelo tocantinense, geralmente é esperada nas primeiras semanas de setembro e proporciona um refresco após o longo período de estiagem.

Neste ano ela resolveu aparecer em agosto mesmo e foi registrada em várias regiões da cidade. O assunto rapidamente tomou as redes sociais, com internautas comemorando e aproveitando para demonstrar bom humor.

“Uma das melhores coisas da primeira chuva em Palmas é ver todo mundo postando nos stories. Confesso que até eu, que odeio chuva, comemoro e fiz meu vídeo”, disse um internauta. “E essas nuvens carregadas no céu de Palmas é chuva ou fumaça?”, brincou outro.

A chuva inclusive deve ajudar no combate aos incêndios que vêm sendo registrados há quatro dias nas serras da zona rural de Palmas. No último fim de semana, por exemplo, a região central da cidade chegou a ficar coberta pela fumaça.

“O grande sistema atmosférico que inibe a entrada de umidade na região central do Brasil, sobretudo aqui no Tocantins, voltou a enfraquecer e permite a entrada de umidade. Temos outros fenômenos mais intensos que favoreceram o rompimento desse bloqueio atmosférico. Então, entra umidade e ocorre a chuva”, explica o professor José Luiz Cabral, do Núcleo de Meteorologia da Universidade do Tocantins (Unitins).

Apesar do alívio o estado ainda está em pleno período de estiagem, que historicamente segue até o início de outubro, mas a chuva também vem se mostrando em outras regiões. Em Araguaína, por exemplo, um grande volume foi registrado na semana passada.

A previsão para o resto do dia em Palmas é de temperatura máxima de até 36 °C, com umidade variando entre 70% e 25%.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo deve permanecer nublado até quarta-feira (1°). Na quinta (2) e sexta (3) a previsão é de poucas nuvens com névoa seca. A temperatura para os próximos dias pode chegar aos 40 °C. (Com informações do G1)

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *