Documentário sobre artesã de 102 anos será lançado em Pedro Afonso nesta quinta, 17

por Jornal Folha do Jalapao — 15/07/2025 às 19:08 — em Destaques, Estado

Será lançado nesta quinta-feira, 17, em Pedro Afonso, o documentário “Dona Regina, o Labirinto e o Tempo”, uma produção da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Cultura que conta a história da artesã Regina da Silva Guimarães, de 102 anos. O vídeo será apresentado na Praça Central Coronel Brigadeiro Lysias Rodrigues, às 20h30, e faz parte do programa do MovCeu (equipamento cultural itinerante). Na ocasião, Dona Regina, como é conhecida, receberá sua Carteira Nacional do Artesão.

O documentário retrata a trajetória de Dona Regina e o trabalho artesanal que ela desenvolve com linha e tecido de algodão. A obra promete emocionar os espectadores ao abordar temas como superação, fé e tradição cultural, por meio do delicado ofício do labirinto.

Labirinto

O bordado labirinto é uma técnica tradicional aplicada sobre o linho, que permite a criação de diversas gravuras, como flores, folhas e animais. Sua principal característica é a complexidade do processo, que exige do artesão um tempo considerável de dedicação para a confecção de cada peça. Trata-se de uma arte minuciosa, que requer precisão, paciência e sensibilidade.

História

Nascida em 12 de novembro de 1922, na cidade de Alto Parnaíba (MA), Dona Regina tem uma história marcada por lutas e desafios.

Apesar de em seus documentos contar idade de 94 anos, Dona Regina garante que tem 102 anos de vida, já que foi necessário reduzir a idade documental devido a situações burocráticas da época em que se casou.

Em 1975, mudou-se para Pedro Afonso, onde vive até hoje, na Rua Anhanguera. Mãe de oito filhos, trabalhou como lavadeira e passadeira para sustentar a família e, com o tempo, encontrou no artesanato do labirinto uma fonte de renda e expressão artística.

MovCeu

O MovCeu, equipamento cultural itinerante da Secult, estará em Pedro Afonso com uma programação repleta de atividades culturais e de lazer. As ações começam às 9h, em frente ao Tiro de Guerra Barão do Rio Branco, e seguem à tarde, a partir das 15h, na Praça Central Coronel Brigadeiro Lysias Rodrigues. (Secom Tocantins)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

STF retira movimentações do processo da Operação Sisamnes que prendeu Eduardo Siqueira Campos

Defesa aguarda análise de habeas corpus do prefeito que está sob responsabilidade...

Com operação “Verão Seguro”, Detran intensifica ações de fiscalização e educação para o trânsito durante a temporada de praia

Cerca de 30 mil pessoas receberam orientações das equipes nos municípios visitados...