Dorinha recebe propostas de servidores e policiais penais em Palmas

por Jornal Folha do Jalapao — 18/07/2026 às 08:22 — em Eleições

Pré-candidata ao governo se reuniu com sindicatos para discutir plano de carreiras, novos concursos e valorização institucional

A senadora Professora Dorinha (União), pré-candidata ao Governo do Estado do Tocantins, cumpriu uma agenda voltada ao funcionalismo público e à segurança nesta sexta-feira, 17, em Palmas. Em reuniões consecutivas, a parlamentar recebeu cartas de propostas e termos de compromisso de duas importantes categorias do estado.

A primeira agenda foi na sede do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO), onde se reuniu com a diretoria da entidade, representativa de mais de 30 mil servidores. Na ocasião, recebeu uma Carta Propositiva com as diretrizes e compromissos considerados essenciais pelo sindicato para a reestruturação e valorização do Quadro Geral do Poder Executivo.

Entre as principais propostas apresentadas pelo sindicato estão a valorização da política salarial dos servidores; a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) para corrigir distorções; a extensão do vale-alimentação para todos os servidores estaduais; a realização de novos concursos públicos; entre outras.

No encontro, Dorinha destacou que a valorização do servidor público é condição indispensável para que o Estado ofereça serviços de qualidade à população. “Não existe Estado forte sem servidor valorizado. Quem faz a máquina pública funcionar são as pessoas. A carreira do servidor precisa ser atrativa para quem entra e para quem permanece no serviço público. Eu me comprometo a ler todas as propostas, sentar com a equipe técnica e construir soluções responsáveis. Valorizar o servidor é valorizar a educação, a saúde, a segurança e todos os serviços que chegam ao cidadão”, afirmou a pré-candidata.

Posteriormente, a pré-candidata participou de audiência com o Sindicato Representativo dos Policiais Penais do Tocantins (Sindippen-TO). As lideranças da Polícia Penal entregaram uma Carta de Intenções voltada à valorização institucional da carreira. Entre as propostas apresentadas estão a regulamentação e o fortalecimento da Polícia Penal como instituição de segurança pública, a reestruturação da carreira, a garantia de autonomia administrativa e orçamentária da instituição, a realização de concurso público para recomposição do efetivo e investimentos em infraestrutura e capacitação.

Dorinha reforçou seu compromisso com o diálogo permanente e a construção de soluções responsáveis para o funcionalismo público, destacando que o desenvolvimento sustentável do Tocantins passa obrigatoriamente pela motivação, qualificação e remuneração digna de quem atua diariamente na prestação dos serviços públicos.

Fonte: T1-Notícias

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Gomes diz que definição do Senado na chapa da Dorinha ficará para a convenção e aposta em união do PL com Flávio Bolsonaro

Senador afirmou que a aliança em torno de Dorinha Seabra buscará acomodar...

Vicentinho Jr defende transformar o Hospital Regional de Augustinópolis em porte 2

Em evento no Bico do Papagaio, pré-candidato propôs ampliar cirurgias ortopédicas para...