Em Mateiros, Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão

por Jornal Folha do Jalapao — 20/10/2025 às 16:43 — em Cidades, Destaques, Estado

Durante anúncio de obras em Mateiros, governador Laurez Moreira acompanha ações de justiça, saúde e cidadania no Jalapão

O município de Mateiros, no Jalapão, foi palco, nesta segunda-feira, 20, do lançamento da 1ª edição do projeto Justiça Cidadã no Cerrado, que contou com a presença do governador do Tocantins, Laurez Moreira. A iniciativa é coordenada pela Justiça Federal – Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), em parceria com o Governo do Estado e diversas instituições. Ao lado da programação social, voltada a levar atendimentos jurídicos, serviços de saúde, emissão de documentos e ações de inclusão para comunidades em situação de vulnerabilidade, o governador também anunciou obras e investimentos voltados ao desenvolvimento da região, incluindo São Félix do Tocantins e comunidades quilombolas. A programação segue até quarta-feira, 22.

Durante a abertura do evento, o governador Laurez Moreira destacou a importância da união entre as instituições envolvidas na realização do Justiça Cidadã no Cerrado e aproveitou a ocasião para anunciar investimentos em infraestrutura que devem impulsionar o desenvolvimento da região. Ele revelou que a pavimentação da estrada entre Lagoa e São Félix será concluída, e adiantou que, nas próximas semanas, pretende autorizar o início das obras no trecho que ligará São Félix a Mateiros. “Nós vamos terminar a rodovia que liga Lagoa a São Félix e, dentro de 20 dias, quero dar a ordem de serviço já com as máquinas começando a trabalhar, ligando São Félix a Mateiros”, destacou.

O prefeito de Mateiros, Jesy Vieira, que também esteve presente na ocasião, ressaltou o impacto positivo da iniciativa para a comunidade local. “Essa ação será de grande benefício para muitas pessoas. Estamos completamente engajados e apoiamos o projeto com entusiasmo, pois reconhecemos sua importância para o nosso município. Só temos motivos para agradecer e abraçar essa causa”, afirmou.

O juiz federal e diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, Igor Itapary Pinheiro, destacou que a iniciativa visa aproximar o sistema judiciário das comunidades mais remotas da região. “Embora esses municípios não fiquem tão longe de Palmas, a dificuldade de acesso e deslocamento é grande. Por isso, esse projeto é fundamental para garantir cidadania, especialmente para aqueles grupos que enfrentam barreiras para exercer seus direitos básicos”, enfatizou.

Ao longo dos três dias de realização do projeto, a comunidade poderá contar com uma variedade de serviços, incluindo atendimentos na área da saúde, emissão de documentos, atividades educativas, ações de inclusão social e eventos voltados para o fortalecimento da convivência comunitária.

Parceiros

Realizam conjuntamente o projeto o Juizado Especial Federal Itinerante (JEFIT) e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). São parceiros institucionais o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), com o Mutirão Pop Rua Jud; o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10); o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO); o Ministério Público Federal (MPF); o Ministério Público do Tocantins (MPTO); o Ministério Público do Trabalho (MPT); a Defensoria Pública da União (DPU); a Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO); a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO); e a Advocacia-Geral da União (AGU).

O Governo do Tocantins participa da iniciativa por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO); da Polícia Civil do Tocantins; da Polícia Militar do Tocantins (PMTO); do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). 

Também são parceiros o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Receita Federal, a Caixa Econômica Federal, o Exército Brasileiro, além das prefeituras de Mateiros e São Félix do Tocantins, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e das secretarias municipais de Saúde e Educação.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...