“É essencial dar essa força aos artistas nos municípios”, diz Amélio sobre a Caravana do Legislativo

por Wenina — 24/05/2023 às 11:20 — em Atividade Parlamentar

O parlamentar citou os recursos destinados para as cidades e a importância de treinar os representantes das câmaras e do setor cultural para fomentar a área.

Na sessão ordinária da última terça-feira, 23, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), falou sobre a Caravana do Legislativo , um projeto da Casa de Leis para levar formação aos legislativos municipais, vereadores e artistas sobre a aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo, com capacitação sobre a legislação.

“A Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, está levando capacitação para as câmaras municipais no Estado em relação a captação de recursos da lei Paulo Gustavo. No ano passado quase 60% dos recursos não foram utilizados pelos municípios por falta de capacitação e a Assembleia está fazendo esse trabalho”, explicou o presidente.

O parlamentar citou os recursos destinados para as cidades e a importância de treinar os representantes das câmaras e do setor cultural para fomentar a área. “São R$ 16 milhões à disposição dos artistas de todos os municípios do Tocantins. Só em Augustinópolis, por exemplo, são R$ 179 mil disponíveis para projetos do setor cultural. Sabemos das dificuldades enfrentadas  pelos artistas do interior. Em nossas nossas cidades, fazem festas nos bares para pedir patrocínio. Então essa é uma oportunidade que a Casa tem de levar conhecimento para que eles possam solicitar e conseguir o recurso”, frisou.

Por fim, Amélio Cayres pediu a colaboração dos deputados para mobilização do setor cultural. “É essencial dar essa força aos artistas que tentam sobreviver da cultura e peço ajuda dos nobres deputados para levar esta informação às suas cidades”, acrescentou. 

Caravana do Legislativo

A Escola do Legislativo, por meio de uma parceria com o Ministério da Cultura, com o Comitê Paulo Gustavo do Tocantins, está levando a Caravana para as Câmaras Municipais de cinco cidades pólos. A primeira reunião ocorreu em Augustinópolis , no dia 23 de maio, seguida de . Os próximos municípios que receberão a Caravana até o fim deste mês são Gurupi, Dianópolis e Mateiros, no Jalapão. 

Os técnicos da Escola e do Comitê levam informações aos legisladores municipais, gestores, artistas e entidades culturais sobre a implementação de projetos para obtenção e aplicação dos recursos advindos da Lei junto aos municípios. 

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

“Todas as 139 cidades do Tocantins terão espaço no mandato, na campanha e nosso coração”, diz Vicentinho Júnior ao falar sobre formação da chapa

Em encontro com profissionais da comunicação em Araguaína, no norte do Estado,...

Amélio Cayres destaca papel da educação superior em formatura da Adesg

O reconhecimento do papel transformador da educação superior na sociedade foi a...