Tocantins - 28/02/2024 - 10:56

Folha do Jalapão

EDITORIAL: 2024 ano de eleição e o cenário já aponta os primeiros desafetos

Postado em 23/01/2024

Por – Wenina Miranda

Antes mesmo do ano de 2024 começar, as movimentações políticas em torno da escolha dos majoritários para as prefeituras já estavam em alvoroço. Mas com a proximidade das eleições municipais as articulações se intensificaram. Nas praças, comércios e empresas, a conversa já gira em torno da escolha dos candidatos, que em alguns municípios ainda é uma incógnita, e já em outros é previsível.

O que se percebe é que os grupos se movimentam para encontrar os nomes certos, e para isso, a fase atual é de conversação e “namoros” para se chegar a “casamentos” entre pré-candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Nestes encontros e desencontros começam a aparecer os desafetos, desmembramentos e até reconciliações, atos perceptíveis dentro e fora das gestões das prefeituras municipais.

Sai na frente quem já está efetivando as mudanças de partido para garantir o grupo certo nas coligações. O prazo vai ficando cada vez mais apertado, já que, de acordo com o TRE-TO, dia 6 de abril, seis meses antes do pleito, é a data-limite para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE. Esse também é o prazo final para que todos os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer.

Até lá os possíveis nomes já devem ter se resolvido entre novos afetos ou desafetos. No cenário jalapoeiro as possibilidades são muitas, algumas previsíveis, outras nem tanto. As gestões municipais, que andam a passos ainda pequenos neste início de ano devido ao orçamento apertado, esperam e contam com o disputado apoio do governador Wanderlei, que fará a diferença nas campanhas eleitorais.

Entre os municípios da região, quatro têm espaço para reeleição. Já nas cidades de Rio Sono, Mateiros, Ponte Alta do TO e Lizarda os atuais prefeitos já vieram de reeleições, e por isso a movimentação gira em torno dos novos nomes, com grande expectativa de quais candidatos serão apoiados pelos gestores. Vale ressaltar que nossa amada Rio Sono, nesses últimos anos contou com um prefeito que realmente fez a diferença na região e se destaca pela execução de grandes obras, com alta aprovação da população.

Jornalismo

Diante dos cenários de cada município com suas peculiaridades, o que cabe a nós é observar e se situar de acordo com os fatos. A equipe da Folha vai acompanhar os acontecimentos sem antecipar os fatos, mas sempre buscando prevalecer com a verdade e noticiar os acontecimentos importantes.

Nesta eleição continuaremos a agir com imparcialidade e prevalecendo os interesses coletivos, para que a própria população tenha conhecimento real dos fatos, e assim, possa escolher com sabedoria quem vai administrar pelos próximos quatro anos.

Ainda assim, nosso foco é informar com qualidade o que passa nas administrações, mostrando as ações e iniciativas positivas em prol das comunidades. Agimos com parcerias e buscando demonstrar respeito a todos os grupos políticos, mas principalmente à população.

Compartilhe no:

Relacionados