Tocantins - 22/05/2024 - 09:01

Folha do Jalapão

EDITORIAL: É dada a largada ao período eleitoral

Postado em 29/04/2024

Por Wenina Miranda – As regras do jogo mudaram. Mas o mais importante será a mudança nos competidores, que se preparam para alcançar um cargo eletivo, este ano na esfera municipal, e a Folha do Jalapão começa nesta semana a mostrar quem sãos os pretensos candidatos a prefeitos da região do Jalapão. Em nossa primeira publicação da série de reportagens, vamos começar com uma matéria completa sobre a movimentação pré-eleitoral em Rio Sono.

Muita gente refere-se ao período eleitoral como “tempo de política”, porque é o tempo das eleições, isto é, das escolhas de quem exercerá o Poder Executivo e o Poder Legislativo. É um momento importante. O cenário era para ser mais enxuto em 2024, mas desde já, sabemos que o resultado das urnas esse ano, gera ganho político para 2026, quando serão eleitos presidente, governadores, deputados federais e estaduais e senadores.

Hoje o que se vê já é uma intensa articulação, que até imaginávamos que não fosse começar tão cedo, devido ao tempo curto de campanha. Porém, nos enganamos e os pré-candidatos já estão nas ruas apresentando suas propostas e buscando composições para viabilizarem seus nomes no pleito.

Somente no dia 6 de outubro de 2024, os eleitores brasileiros vão às urnas (em 1º turno) para eleger prefeitas ou prefeitos (e vices), vereadoras e vereadores dos seus municípios. Nas cidades em que há segundo turno, este será realizado no dia 27 de outubro. O calendário eleitoral já está disponível, para que os partidos e candidatos se preparem para o pleito municipal. 15 de agosto é a data limite para o registro das candidaturas, após as definições em convenções. 

Sobretudo a partir de agora, o jornal Folha do Jalapão estará acompanhando os passos até o dia da eleição, e estaremos atentos a qualquer novo movimento dos candidatos que seja de interesse dos nossos leitores.

Sabemos a importância do papel da imprensa e entendemos a posição de cada grupo político nesse cenário. Nosso foco continua sendo informar com qualidade o que acontece nos Municípios do Jalapão, mostrando as ações e iniciativas positivas em prol das comunidades. Agimos buscando demonstrar respeito a todos os grupos políticos, mas principalmente à população.

Nossas pautas serão sempre alinhadas aos interesses da população, não abrindo mão de um bom jornalismo, mantendo a isenção partidária, dando espaço semelhante para todas as correntes ideológicas. Prevalecendo os interesses coletivos, para que a própria população tenha conhecimento real dos fatos, e assim, possa escolher com sabedoria quem vai administrar pelos próximos quatro anos.

Conhecer os pré-candidatos, verificar se suas propostas realmente condizem com o cargo a ser ocupado e cobrar os eleitos ao longo do mandado é fundamental para que possamos crescer como sociedade. Não podemos nos acomodar a apenas digitar alguns botões no dia da eleição.

Compartilhe no:

Relacionados