Tocantins - 15/09/2024 - 11:09

Folha do Jalapão

Eduardo Siqueira está entre os cinco pré-candidatos que mais cresceram, aponta CNN

Postado em 27/07/2024

A análise aponta 14% de crescimento do pré-candidato do Podemos em Palmas, entre novembro e julho.

O programa “Índice CNN: Quem mais avançou na pré-campanha | CNN 360º”, que foi ao ar nesta quinta-feira, 25 de julho de 2024, confirmou que Eduardo Siqueira Campos está entre os cinco pré-candidatos que mais cresceram nas intenções de voto agregadas entre todas as capitais brasileiras.

Eduardo Siqueira aparece entre os cinco pré-candidatos nas capitais, com um crescimento de 14 pontos percentuais desde a primeira medição do índice. Os dados do agregador da CNN de 17 de novembro de 2023 apontavam Eduardo Siqueira Campos com 15% da preferência dos eleitores. No levantamento de 18 de julho o percentual subiu para 29%.

O sociólogo e cientista político, Antônio Lavareda, que é um dos analistas do Índice CNN, e o maior especialista em eleições municipais, destacou o crescimento de Eduardo Siqueira Campos ao pontuar que os demais que registraram alta no índice são candidatos à reeleição.

O desempenho de Eduardo Siqueira impressionou o analista pelo fato de ele ser um ex-prefeito. Um cenário que levou Lavareda a classificar como “expressivo” o desempenho do ex-prefeito palmense, entre os pré-candidatos que tiveram aproveitamento mais significativo na pré-campanha, por estar fora da.

“Eduardo Siqueira Campos em Palmas, capital do Tocantins, e Beto Pereira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que não são prefeitos tiveram um crescimento expressivo”, afirmou durante análise do cenário das eleições municipais no primeiro turno.

Na análise do cientista, candidatos com estrutura de poder e que disputam a reeleição, caso de Bruno Reis (Salvador), João Henrique Caldas (Maceió), João Campos (Recife), que aparecem junto a Eduardo Siqueira, todos disputam a reeleição. O cientista explicou que os candidatos à reeleição geralmente têm uma vantagem significativa em relação aos seus adversários, pois já possuem uma base de apoio consolidada e conhecimento da máquina pública.

Fonte: T1-Notícias

Compartilhe no:

Relacionados