Tocantins - 02/12/2020 - 10:09

Educação deve implantar programa de tecnologias nas escolas públicas

Postado em 24/01/2019

Compartilhe no:

A equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) deve implantar, no Tocantins, um projeto que levará tecnologia às escolas públicas das redes estadual e municipal de Araguaína e Gurupi.

Trata-se do projeto contemplado na Chamada BNDES Educação Conectada, realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por meio desta chamada, o Estado garantiu o montante de R$ 3.514.543,00, oriundos do fundo não reembolsável do BNDES para a educação, a serem investidos em 76 unidades de ensino, nos dois municípios.

“Este projeto vem ao encontro de uma premissa da gestão estadual: o fortalecimento do regime de cooperação entre Estado e municípios, que compreendemos como fundamental para o desenvolvimento do Tocantins. Estou certa de que conquistaremos grande elevação no nível de escolaridade, a partir de sua implementação”, apontou Adriana Aguiar, gestora da Seduc.

Sobre o programa

O Programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), na intenção de fomentar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando oportunidades de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras. O Tocantins foi contemplado após ser sorteado por meio de Chamada Pública do BNDES. Na ocasião, foram recebidos projetos de 26 unidades federativas e sorteado apenas um estado de cada região do País.

O contrato de aplicação dos recursos, firmado entre o Estado e o BNDES, foi assinado pelo governador Mauro Carlesse no dia 18 de dezembro. Os recursos serão destinados à formação de professores qualificados em Tecnologias da Informação e Comunicação Educacionais (TIC), aquisição de equipamentos de informática e desenvolvimento de atividades pedagógicas mediadas por tecnologias. O projeto será executado por um período de dois anos no Tocantins.

(Secom)

Compartilhe no:

Relacionados