Tocantins - 05/02/2025 - 19:48

Folha do Jalapão

ELEIÇOES 2024: Região do Jalapão conta com 22 candidatos a prefeito

Postado em 28/08/2024

Os eleitores dos municípios de Aparecida do Rio Negro, Santa Tereza, Lagoa do Tocantins, Mateiros, São Félix, Novo Acordo, Lizarda, Rio Sono e Ponte Alta do Tocantins, cidades que compõem a região do Jalapão, poderão escolher entre 22 candidatos quem serão os novos gestores municipais

O período eleitoral está a todo vapor e as campanhas já têm seus nomes definidos para que a população escolha quem vai administrar os municípios pelos próximos quatro anos. Na região do Jalapão, a eleição de 2024 conta com 22 candidatos a prefeito, o que abre um leque de possibilidades para os eleitores. Entre acordos, idas e vindas mesmo depois das convenções, os candidatos que sonham com o Paço Municipal buscam pelo voto. Os nove municípios têm menos de 30 mil eleitores e nenhum município tem segundo turno.

As convenções foram finalizadas na região em clima de muita alegria e articulações de bastidores. O que se nota é que os partidos ainda não contam com o “já ganhou” e saem em busca dos votos, pois todos os municípios vivem um cenário de incerteza até o dia 6 de outubro.

Conheça nesta reportagem todos os candidatos a prefeito da região:

Aparecida do Rio Negro

Na cidade de Aparecida do Rio Negro a eleição será disputada entre Suzano Marques (UB) e Deusimar Amorim (Republicanos). Ambos trazem propostas e experiências, e cabe ao eleitor aparecidense decidir o que quer para o Município, sendo uma das disputas mais difíceis da região.

O atual prefeito Suzano Marques traz como candidato a vice-prefeito o médico Leonardo Machado (PL). Suzano está em seu segundo mandato como gestor municipal e busca uma terceira administração. Ele também foi prefeito de 2005 a 2008 e obteve êxito nas eleições de 2020. A chapa dos dois é nominada “Aparecida não pode parar”.

Deusimar Amorim compõe a coligação “Liberdade e Desenvolvimento” com o candidato a vice-prefeito o Roquinho Tavares (PDT). Deusimar também busca um terceiro mandato, já que foi gestor entre os anos de 2013 a 2020, sendo o primeiro prefeito a ser reeleito na cidade.

Novo Acordo

O município de Novo Acordo também conta com dois nomes na disputa pelo Paço Municipal. Para os eleitores do município não será fácil escolher o próximo gestor, já que os dois candidatos apresentam boas propostas e têm nomes fortalecidos na região. A disputa no Município promete ser uma das mais acirradas do Jalapão.

A atual prefeita, professora Deusany Batista (UB) vem unida à Elsimara Soares (Republicanos), que é filha do ex-prefeito Dotozim Lino. Deusany busca seu segundo mandato, tendo apresentado à população uma gestão marcada por obras, estando algumas em execução. 

O advogado Mateus Coelho (PSDB) se junta novamente ao ex-vereador Pedro Andrade (PRD) para enfrentar a disputa. O filho dos ex-prefeitos Deusimar Coelho e Eliane Coelho, busca pela segunda vez a principal cadeira do Paço Municipal, já que também disputou as eleições de 2020 e não obteve êxito.

Santa Tereza do Tocantins

Santa Tereza do Tocantins já é conhecida por suas disputas acirradas em período eleitoral. O pequeno Município conta com três candidaturas ao Paço Municipal, o que abre mais possibilidades para a escolha dos santaterezenses.

O atual prefeito Antônio Campos (PP) disputa sua reeleição, e vem com a enfermeira Letícia Lustosa (UB), que é filha do ex-prefeito Neto Trajano, como candidata a vice-prefeita. A dupla vem se engajando com a comunidade em busca dos votos, se comprometendo em dar continuidade à atual administração.

Já a chapa de oposição é liderada pelo vereador João Lourenço (Republicanos), que já conta com experiência no Legislativo com cinco mandatos como parlamentar da Câmara Municipal. O vereador Waltheluso de Paula, o Caule (Republicanos), vem como candidato a vice-prefeito e também busca pela primeira vez uma vaga no Poder Executivo.

A cidade ainda conta com a candidatura do PT, que aponta o candidato Nazareno Xavier (Naza) em busca do cargo de prefeito, e Eliezer como vice-prefeito.

Lagoa do Tocantins

O município de Lagoa do Tocantins também conta com três candidatos a prefeito.

O atual prefeito Leandro Soares (Republicanos) vai em busca da reeleição e traz consigo o candidato Netinho Nestor (MDB) como vice-prefeito. Ele é considerado um dos principais nomes para a disputa, já que conta com aprovação de grande parte da população lagoense.

O União Brasil de Lagoa lançou o nome de Cleiton PM e Marques Enfermeiro, seu candidato a vice. Cleitinho PM, como é conhecido, tem efetivado uma campanha no corpo a corpo em Lagoa.

O terceiro nome a disputar a vaga é o engenheiro Georges Engenheiro (Solidariedade) que tinha como candidato a vice-prefeito, Bira (Solidariedade), que desistiu recentemente da candidatura.

Rio Sono

O clima do “já ganhou” não faz parte do movimento em torno da eleição no Município de Rio Sono, já que as duas chapas estão buscando os votos no corpo a corpo e em eventos de grande porte.

O atual prefeito Itair Martins não concorre à reeleição, tendo em vista que já está em seu segundo mandato. Ele lança como sucessora a candidata a prefeita Valdéia Martins (Republicanos), que traz como vice-prefeito o vereador Willian Soares (União Brasil). Valdéia é enfermeira, atuou na atual gestão como secretária de Finanças, e conta com experiência na área administrativa.

O produtor agropecuário Marcos Gama é o candidato a prefeito de Rio Sono pelo Partido Liberal, e traz como vice-prefeita Gleicyane Barbosa (PL). A dupla ocupa a chapa “Juntos por Rio Sono” e busca pela primeira vez um cargo eletivo no Poder Executivo.

São Félix

No menor município do Jalapão, São Félix do Tocantins, o cenário não é diferente. A cidade conta com dois candidatos na disputa pela Prefeitura, após a desistência de um dos pretensos.

O atual prefeito Carlão (MDB) disputa sua reeleição, e se une a Edmundo Pugas (MDB) como vice-prefeito. Os dois têm efetivado uma campanha em busca de dar continuidade à atual gestão.

Outro concorrente é o empresário e atual vice-prefeito Gercimar Xavier (Republicanos), que compõe a chapa com a ex-primeira-dama, Adelaide (Progressistas), que concorre à vaga de vice-prefeita após a desistência do candidato e ex-prefeito Marlen Ribeiro.

Mateiros

No município de Mateiros dois candidatos trabalham para fazer alianças e garantir a vitória no dia 6 de outubro. Mas, na Capital do Jalapão o cenário para a concretização da vitória ainda é incerto, tudo pode acontecer.

O candidato Jesy Vieira Tavares (Agir), é nome forte na disputa pela Prefeitura, ele traz como vice o ex-prefeito Júlio Mokfa (Progressistas). Os dois compõem a coligação “Unidos por Mateiros” e querem mostrar um trabalho diferente à frente da Gestão.

O município ainda tem nome forte na disputa, o candidato Professor Avany (UB) que traz como vice o professor Joaquim Neto (UB). Há quem diga que eleição só se ganha em 6 de outubro, depois que as urnas trouxerem a soma dos votos, e na Capital do Jalapão o cenário para a concretização da vitória ainda é incerto, tudo pode acontecer.

Lizarda

Lizarda é outro município do Jalapão em que a atual gestão não disputa a reeleição.

A prefeita Sulene Lustosa (Sussu) que governa por dois mandatos, traz o empresário Marcelo Lustosa (Republicanos) como candidato a prefeito e o vereador Dadá (UB) como vice-prefeito. A chapa “Para frente Lizarda” pretende dar sequência ao trabalho da administração da prefeita Sussu.

A atual vice-prefeita Jocyane Benício (PDT) se uniu a Kelly Torres (PRD) e juntas provocam uma disputa acirrada com o candidato Marcelo. A dupla tem se fortalecido na região e compõem a chapa “Lizarda merece mais”.

Ponte Alta

Em Ponte Alta do Tocantins, o portal de entrada do Jalapão e maior cidade da região, foram oficializadas quatro candidaturas. Todas elas compõem um cenário incerto no Município, e abrangem maior possibilidade para os eleitores.

O prefeito Kleber do Sacolão que teve dois mandatos seguidos marcados por grandes obras, traz como seu sucessor o vereador Taquara (Railton Faustino), que é do Republicanos, e Erasmo Rufo (PL) como candidato a vice-prefeito. A dupla compõe a chapa “Os curraleiros de Ponte Alta por Ponte Alta” e querem dar continuidade à atual gestão.

Outra candidatura é a atual vice-prefeita Juliana Gastaldi (UB), que se une ao vereador Zuza Lira (Democracia Cristã) em busca da vitória. A candidata é esposa do ex-prefeito Arturzinho e já foi primeira-dama.

A coligação “A esperança da Mudança” é encabeçada pelo empresário Kedson (PP), que busca a principal cadeira do Município ao lado do candidato a vice-prefeito Rodrigo Junior (Agir). Os dois estão também fortalecidos a cada dia, sendo uma proposta de terceira via para os pontaltenses.

Outro candidato é o médico Doutor Vonei Pimenta (PRD), que busca a Prefeitura ao lado do candidato a vice Quidena (PRD).

Compartilhe no:

Relacionados

Conteúdo protegido.