Em São Paulo, estudantes do Tocantins conquistam 18 medalhas no primeiro dia de competições das Paralimpíadas 2024
Postado em 28/11/2024
Jogos reúnem paratletas de todo o país em disputa de diversas modalidades individuais e coletivas
Os estudantes do Tocantins estrearam nas Paralimpíadas Escolares 2024 com 12 medalhas. Foram dez de ouro, quatro de prata e três de bronze. A delegação do Tocantins tem 53 paratletas com idade entre 11 e 17 anos, disputando nas modalidades: bocha paralímpica, natação, atletismo, parabadminton e tênis de mesa.
O maior evento do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar está sendo realizado em São Paulo, até 30 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB).
Edivaneide dos Santos e Carlos Daniel Brandão, da Escola Municipal Safira Camelo Ramos, de Campos Lindos, foram campeões em todas as provas que disputaram. Carlos Daniel venceu a prova de lançamento de disco. Já Edivaneide levou dois ouros, um na corrida de 100 m e outro no salto em distância. “Estou muito feliz. Sempre é muito bom esse sentimento de vencer. Que venham mais ouros”, destacou.
Os estudantes de Gurupi também se destacaram. Yasmin Lopes, da Escola Estadual Vila Guaracy, foi ouro no lançamento de dardo. Abner Ribeiro Andrade, da Escola Estadual Passo a Passo, de Gurupi, foi prata na corrida de 100 m.
Jesionita Apinajé, da Escola Estadual Tekator, de Tocantinópolis, foi ouro nos 100 m, T 20. A única indígena do estado na competição ainda tem chances de mais duas medalhas nas próximas provas a serem disputadas.
Hentony dos Santos, campeão mundial escolar no atletismo, T 47, fez o que mais sabe e saiu em disparada com larga diferença entre os oponentes. O estudante da Escola Estadual Machado de Assis de Araguanã ainda competirá em duas outras provas.
Ryan Cordeiro Sales, da Escola Estadual Irineu Albano Hendges, de Guaraí, conquistou duas medalhas: ouro no lançamento de disco e prata na corrida de 100 m. A colega de escola, Evelly Vitória Ribeiro Saraiva, foi ouro nos 100 m.
Neste ano, a delegação tocantinense trouxe muitos estreantes, entre eles Ricardo, de Paraíso. Mesmo não tendo sido medalhista, o estudante que é cadeirante, está muito feliz em participar do evento nacional. “Estou gostando muito. Este é meu primeiro ano e competi na bocha. Ano que vem eu quero a medalha de ouro”, relatou empolgado.
Parajets
Os representantes do Tocantins nas Paralimpíadas foram selecionados nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). O evento é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e está em sua 10ª edição.
Outro importante incentivo para despertar entre os estudantes o gosto pela prática esportiva é o Programa Esporte na Escola. Desenvolvido na rede estadual, por meio da Seduc, o programa contempla carga horária específica para o treinamento dos estudantes e prevê a transferência de recursos para que as unidades escolares possam adquirir material esportivo. As escolas podem optar por oferecer treinamento nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, bocha, judô, natação e parabadminton.
O resultado completo com os nomes dos campeões pode ser conferido no site da Seduc.
Fonte: Secom-TO