Equipe de Mateiros visita Jericoacoara para aprimorar gestão da Taxa de Turismo Sustentável

por Jornal Folha do Jalapao — 18/08/2025 às 13:18 — em Cidades, Destaques

Mateiros, município referência no Jalapão e porta de entrada para o ecoturismo na região, busca aprimorar a gestão do turismo com base no modelo adotado em Jericoacoara

Com o objetivo de estruturar corretamente a aplicação da Taxa de Turismo Sustentável (TTS) em Mateiros, uma comitiva do município está em Jericoacoara, no Ceará, para conhecer de perto como funciona o sistema adotado por um dos destinos mais visitados do Brasil. A iniciativa visa garantir que a cobrança da taxa passe a ser responsabilidade da Prefeitura, conforme prevê um modelo sustentável de arrecadação, retirando essa atribuição dos guias. Para isso, a Prefeitura de Mateiros passará a contar com pontos de atendimento e uma equipe capacitada, onde os guias e agências poderão encaminhar os turistas para realizar o pagamento das taxas de forma adequada e segura.

A equipe é composta pelo secretário de Turismo, João Marcelo Lima; pela secretária de Finanças, Rebeca Tavares; pelo contador Gilmar Teixeira Leão; e pelo técnico Valdecir Guedes, responsável pela implantação do sistema na Prefeitura de Mateiros. Durante a visita técnica, os representantes participam de capacitações e visitas guiadas para entender como Jericoacoara gerencia a cobrança da TTS, o ordenamento turístico e a atuação dos guias locais.

Segundo o secretário João Marcelo, a viagem tem como principal objetivo, “trazer conhecimento técnico e boas práticas que possibilitem a criação de um sistema transparente, eficiente e benéfico tanto para o município quanto para os visitantes“. Ele destaca que a cobrança da TTS é uma ferramenta importante para a preservação ambiental e para a melhoria da infraestrutura turística.

Já a secretária de Finanças, Rebeca Tavares, e o contador Gilmar Leão acompanham de perto o funcionamento da parte fiscal e arrecadatória da taxa. Eles estão em contato com a equipe de Jericoacoara para esclarecer dúvidas sobre a formalização da cobrança, os tipos de convênios necessários para a aquisição de máquinas de pagamento com cartão (débito e crédito), além da emissão de comprovantes e a destinação correta dos recursos arrecadados.

A secretária de Turismo de Jericoacoara, Rosa Lima, também recebeu a equipe de Mateiros e destacou a importância da troca de experiências na gestão da Taxa de Turismo Sustentável.

De acordo com os integrantes da comitiva, a experiência de Jericoacoara servirá como referência para que Mateiros possa construir um modelo próprio, adequado às suas realidades e necessidades, mas com base em um sistema já consolidado e funcional. A expectativa é que, com a regularização da TTS, o município possa melhorar os serviços oferecidos aos turistas, ampliar os investimentos em infraestrutura e garantir maior controle e preservação das áreas naturais.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Fundação Cultural de Palmas abre inscrições para grupo de improvisação musical Orquestra Insólita

Vagas são gratuitas para a comunidade em geral a partir de 18...

Prefeitura de Palmas promove 1º Seminário Municipal dos Serviços de Acolhimento Institucional

Evento será realizado nesta quarta-feira, 20, a partir das 8h30, no auditório...