Escritor do TO, José Francisco Concesso morre de Covid-19 aos 84 anos

por Wenina — 04/09/2020 às 12:55 — em Destaques, Estado

A literatura tocantinense está de luto. Faleceu no início da manhã desta sexta-feira, 4, vítima da Covid-19, em Marabá (PA), onde estava em visita a familiares, o professor e escritor José Francisco da Silva Concesso, aos 84 anos. Ele, que presidia a Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), do qual também era seu fundador, também integrava os quadros da Academia Tocantinense de Letras (ATL).

Nascido em Rio Espera, em Minas Gerais, Concesso chegou a Araguaína em meados de 1966. Na cidade foi diretor regional da Secretaria Estadual da Educação e vice-diretor de faculdade. Também foi professor de latim, direito, teologia e escritor. Além de Araguaína, teve passagens por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Lagoa Santa, Itália, Espanha e Cuba.

Em 2017, em substanciosa matéria jornalística, Concesso foi apontado como o escritor mais importante do Tocantins pelo “Mapa Literário”, da revista Super Interessante, da Editora Abril, que fez um levantamento minucioso sobre os principais escritores de cada Estado da Federação.

A seleção de autores destaque em cada Estado baseou-se em número de prêmios ganhos, participações em Academia de Letras de suas respectivas federações, cobrança nos vestibulares locais, número de traduções para línguas estrangeiras e se o autor é reconhecido por sintetizar a identidade de cada Estado, não sendo determinante seu local de nascimento. (Cleber Toledo)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia criação do Parque Ailton Lelis

Área de um milhão de metros quadrados na região das Arnos será...