Tocantins - 27/10/2020 - 21:25

Escritor do TO, José Francisco Concesso morre de Covid-19 aos 84 anos

Postado em 04/09/2020

Compartilhe no:

A literatura tocantinense está de luto. Faleceu no início da manhã desta sexta-feira, 4, vítima da Covid-19, em Marabá (PA), onde estava em visita a familiares, o professor e escritor José Francisco da Silva Concesso, aos 84 anos. Ele, que presidia a Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), do qual também era seu fundador, também integrava os quadros da Academia Tocantinense de Letras (ATL).

Nascido em Rio Espera, em Minas Gerais, Concesso chegou a Araguaína em meados de 1966. Na cidade foi diretor regional da Secretaria Estadual da Educação e vice-diretor de faculdade. Também foi professor de latim, direito, teologia e escritor. Além de Araguaína, teve passagens por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Lagoa Santa, Itália, Espanha e Cuba.

Em 2017, em substanciosa matéria jornalística, Concesso foi apontado como o escritor mais importante do Tocantins pelo “Mapa Literário”, da revista Super Interessante, da Editora Abril, que fez um levantamento minucioso sobre os principais escritores de cada Estado da Federação.

A seleção de autores destaque em cada Estado baseou-se em número de prêmios ganhos, participações em Academia de Letras de suas respectivas federações, cobrança nos vestibulares locais, número de traduções para línguas estrangeiras e se o autor é reconhecido por sintetizar a identidade de cada Estado, não sendo determinante seu local de nascimento. (Cleber Toledo)

Compartilhe no:

Relacionados