Tocantins - 24/06/2024 - 13:25

Folha do Jalapão

ESPECIAL: Ícone de Mulher, dona Joana Lino é homenageada em Aparecida

Postado em 29/03/2023

Com um riso largo e uma simplicidade encantadora, dona Joana Lino é uma referência de mulher para todas as aparecidenses.

Mulheres de garra, determinação, que tanto fizeram por Aparecida do Rio Negro e que até hoje contribuem com uma cidade mais humana, acolhedora. Personagens que são verdadeiras histórias vivas e que foram homenageadas pela Câmara Municipal no Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

São personalidades fortes em sua essência, mas simples no jeito de viver. Olhares marcantes, histórias de vida singulares, com sofrimentos e alegrias. A personagem de hoje mostrada pelo Jornal Folha do Jalapão é dona Joana Lino. A pioneira deu vida a uma das famílias mais tradicionais do município, e construiu um lar cheio de amor, união e alegria.

Dona Joana se destaca por sua honestidade, simplicidade e alegria, e até hoje é símbolo de uma geração que ajudou a construir a cidade por meio da labuta na roça, atividades sociais e políticas. Dona Joana recebeu flores de uma de suas filhas, a ex-vereadora Jucileide Lino, ao lado do secretário municipal de Finanças, Antônio Luís.

Homenagem

Dona Joana Lino de Sousa é exemplo de mulher determinada, o pilar de uma família de 12 filhos, sendo um adotivo. Dona de um riso largo, de uma simplicidade e humildade que encantam, ela se destaca pela construção de uma família com pilares definidos na fé e na união.

Moradora da Fazenda Boa Vista, é uma batalhadora, um ícone para a comunidade aparecidense e um modelo de ser humano. Filha de Joventino e Egina Lino nasceu na Fazenda Gavião na época município de Tocantínia. Foi casada com José Teixeira Lino, conhecido por todos como Zequinha. 

Trabalhou arduamente na roça onde criou seus filhos e acolheu todos que faziam de sua casa o melhor lugar para se divertir. Viu Aparecida crescer e contribuiu com este desenvolvimento, sendo para todas as mulheres uma referência no que diz respeito à família, alegria e humildade. Um ser humano que encanta pelo fato de ser mulher, batalhadora, um sinônimo de alegria e força. Até hoje, aos 84 anos, ela esbanja saúde e vitalidade, representando uma família numerosa e bem sucedida.

Por sua contribuição para um mundo melhor para todas as mulheres, ela recebeu a merecida homenagem, no Dia Internacional da Mulher.

Compartilhe no:

Relacionados