Tocantins - 21/11/2024 - 07:20

Folha do Jalapão

ESPECIAL MULHER: Dona Farailde e Lora, sinônimos de fé, garra e determinação

Postado em 24/03/2023

As aparecidenses Farailde Ribeiro e Maria de Fátima (Lora) já tem um legado deixado no município: são pilares de uma família tradicional que fez parte da fundação da cidade. Elas são modelos para as mulheres que buscam a referência do amor e da dedicação

Mulheres que entregaram suas vidas em prol da criação dos filhos, do companheirismo aos esposos, e do desenvolvimento de toda uma cidade, são personagens que merecem homenagens e que receberam o reconhecimento da Câmara Municipal de Aparecida do Rio Negro no Dia Internacional da Mulher, 8 de Março.

O Jornal Folha do Jalapão dá sequência à série de matérias especiais que mostram vida e a dedicação dessas aparecidenses. Homenageadas pelo presidente da Casa de Leis, Mizael Ribeiro, dona Farilde Ribeiro e dona Maria de Fátima (Lora) são personagens que já têm história no município. As duas são pilares de uma família tradicional e que fez parte da fundação da cidade.

Determinadas, elas não mediram esforços para integrar a sociedade e defender as bandeiras da fé, da educação, dos valores cristãos, e, dos princípios da honestidade e esperança. Desistir nunca foi uma hipótese para essas guerreiras que são a base da Família Ribeiro e de uma nova geração que se forma em Aparecida do Rio Negro.

Homenagens

Não há quem olhe para dona Farailde Ribeiro e não veja em seu rosto os traços de quem muito já sofreu, mas que carrega consigo uma bagagem de muita gratidão a Deus, amor, carinho e determinação. Avó do presidente Mizael, dona Farailde tem 86 anos, mãe de 10 filhos, todos criados com muita força de vontade ao lado do pioneiro aparecidense, José Ribeiro.

A mulher Farailde Ribeiro já contribui muito com o município, e orgulha não só a seus filhos e netos, mas toda a cidade. Tem uma história de vida marcante, com muitas lutas e sofrimentos. É pioneira de Aparecida e sempre contribuiu com melhorias à cidade ao lado de seu José Ribeiro, que já foi vereador e secretário de Administração do município.

Até hoje, um casal que continua sendo uma referência de amor, fé e acolhimento e que tem uma casa receptiva, que sempre será referência de simplicidade, harmonia, e principalmente para quem passa pela Praça José Eurico Costa e encontra sombra e uma boa conversa cheia de muito amor.

Dona Maria de Fátima, 62 anos, conhecida por todos como Lora, é e sempre será a mãe dos filhos de Manoel Luís.  É uma guerreira, mãe do vereador Mizael Ribeiro e outros quatro filhos. Criou a cada um com uma educação de valores, e todos são pessoas de bem na sociedade aparecidense.

Foi companheira fiel de Manoel Luiz (im memoriam) que foi vereador, secretário municipal, e que sempre contribuiu com Aparecida. Os dois construíram juntos uma família com bases fortalecidas no amor, na honestidade, no compromisso social e na determinação.

Dona Lora é um pilar, e como mãe de família, já tem o seu legado. Uma mulher forte, que vem demonstrando força e ao mesmo tempo carinho por seus filhos, netos, e por onde passa, deixa rastros de amor e alegria.

Na ocasião o presidente da Casa de Leis também homenageou sua esposa, Elen Paula, a quem destacou o companheirismo, dedicação à família a alegria em estar ao seu lado em todos os momentos.

Compartilhe no:

Relacionados