Tocantins - 15/09/2024 - 11:24

Folha do Jalapão

ESPECIAL MULHER: Exemplo de coragem e determinação, Dona Preta recebe reconhecimento pelo Dia da Mulher

Postado em 14/03/2023

Mulheres aparecidenses que se tornaram referência por sua história e dedicação receberam o reconhecimento da Câmara Municipal de Aparecida. Dona Maria da Conceição (dona Preta) foi homenageada pela trajetória de lutas e conquistas que percorreu

Março, o mês da mulher, é um período oportuno para que a sociedade faça alusão à personalidade feminina, que possui características únicas e é merecedora de homenagens. Por isso, a Câmara Municipal de Aparecida do Rio Negro realizou no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, uma sessão especial em homenagem às mulheres aparecidenses.

Neste especial, o Jornal Folha do Jalapão publica a história de cada uma das 17 aparecidenses que foram homenageadas pelos parlamentares e autoridades municipais. São personagens que alcançaram uma realização pessoal, entregaram-se em doação aos seus familiares, ao seu trabalho, e, sem qualquer recurso especial, mudaram a vida de quem delas se cercam.

Nesta primeira publicação, mostramos a história de Dona Maria da Conceição, conhecida como Dona Preta. Uma mulher que tem sua história de vida pautada pela luta por sua família, que não mediu esforços para construir um lar, levando aos filhos uma educação baseada em caráter e valores.

Homenagem

Dona Preta foi a homenageada da vereadora Yara Rocha, que é filha desta mulher que é exemplo de luta e superação. Aos 68 anos, dona Preta tem uma história marcante. Criou seus 11 filhos com o trabalho da roça, colhendo arroz e feijão, sempre com a cabeça erguida e empoderamento. Dona Preta, traz no rosto e nas mãos a marca do trabalho duro, mas que sustentou seus filhos com honestidade.

É uma mulher forte, guerreira, de uma força incalculável, nunca abaixou a cabeça, apesar dos sofrimentos, dores, percas, e do julgamento da sociedade, e o mais importante: nunca deixou se abater ou se sentir inferior por ser mulher. Por muitas vezes foi homem e mulher da casa, e executou tarefas consideradas masculinas e femininas, tirando de dentro de si a força para enfrentar todas as batalhas.

Viúva por três vezes, ela criou sua família dentro das possibilidades, lutando pelo bem de todos, e sempre tendo o controle da situação. Os filhos se orgulham dos ensinamentos da mãe, de que todos podem exercer qualquer função, desde que tenham força, determinação e vontade.

Dona Preta é uma aparecidense que se destaca por sua integridade moral, por sua honestidade, e por ter um legado de conquistas, pois mesmo em uma época em que a mulher era taxada de sexo frágil, ela demonstrou força física e emocional.

A homenageada tem um legado de superação e uma família de referência em Aparecida do Rio Negro.

Compartilhe no:

Relacionados