Tocantins - 18/10/2024 - 04:06

Folha do Jalapão

ESPECIAL MULHER: Pioneira de Aparecida, dona Pedra carrega uma história de protagonismo no município

Postado em 27/03/2023

A mulher que ao lado de Seu Zome construiu uma família de referência em Aparecida do Rio Negro, por meio da Fé, da Educação e do árduo trabalho na roça. Amor e sensibilidade são as marcas desta personalidade feminina que inspira todas as aparecidenses

Em diversas áreas, as mulheres lideraram e buscaram o desenvolvimento, desde o antigo Meira Matos, até a emancipação de Aparecida do Rio Negro. Elas continuam atuando e se destacando em um cenário que antes, era predominantemente masculino. Por isso, personalidades femininas aparecidenses que fizeram e fazem história, e que merecem o reconhecimento pelo trabalho prestado no município, em suas famílias e em toda a sociedade, foram homenageadas na Câmara Municipal.

Uma dessas mulheres inspira pelo seu amor. No seu semblante é possível notar uma paz indescritível, um olhar de quem muito já fez ao longo de tantos anos, por uma família que se tornou referência de honestidade, competência, fé, harmonia e união.

Dona Pedra Pereira Amorim, uma mulher que é história viva de Aparecida e possui uma experiência de vida única, marcada por uma trajetória de lutas. Ela foi homenageada pela Câmara Municipal como uma das mulheres que fez história no município e que até hoje são exemplos de protagonismo. A história das homenageadas está sendo mostrada pelo Jornal Folha do Jalapão em uma série de matérias especiais.

As flores foram entregues durante a sessão especial pelo ex-prefeito Deusimar Amorim, filho da homenageada, juntamente com Marinalva Rios, também filha de dona Pedra.

Homenagem

A história de Aparecida do Rio Negro é paralela à vida de dona Pedra. Nordestina natural de Riachão no Maranhão, é filha de um dos fundadores do Município, senhor Domingos Rios, que deu nome a um dos setores mais antigos e mais tradicionais do município: o São Domingos, que tem ainda uma praça com o nome do pioneiro, figura importante no cenário histórico da cidade.

Dona Pedra tem 87 anos, é matriarca de uma família de 10 filhos, criados por meio de uma rigorosa educação escolar e religiosa. Sua vida foi de dedicação integral à família, ao trabalho da roça, ao acolhimento dos religiosos que vinham ao então povoado Meira Matos em missão.

Por 60 anos ela se dedicou ao papel mais importante de sua vida: ser a companheira fiel do senhor Deocleciano Amorim, o seu Zome (in memoriam), que foi vereador do município e deixou marcas profundas na vida social e religiosa na cidade.

Dona Pedra sustenta uma trajetória de fé, lutas e vitórias alcançadas ao longo da vida. Os filhos obtiveram grandes conquistas profissionais graças ao seu empenho em lutar por uma educação de qualidade, mesmo que para isso tivesse que sacrificar a convivência diária na infância e adolescência. Todos tiveram sucesso profissional e se tornaram referência de excelência e dedicação no que fazem, a exemplo do ex-prefeito Deusimar Amorim, do atual secretário Estadual de Cidadania e Justiça Deusiano Amorim, e do subprocurador Geral de Precatórios e Ações Trabalhistas do Estado, Josué Amorim. Ela também é mãe da Joaninha do Cartório, Maria de Jesus (Marica), Cássio Amorim, Zélia Amorim, Marinalva Rios, Domingos e José Carlos (Carlim).

A família também tem fortes bases cristãs, tudo herdado dos pais de dona Pedra, e agora deixados por ela em um legado de devoção e de serviços sociais e religiosos não só pelos filhos, mas também pelos netos. É uma mulher de coragem e sensibilidade que inspira, onde quer que seja trazendo consigo uma história especial de determinação e conquistas.

Por tudo o que representa em Aparecida e por sua história de dedicação e amor ao próximo ela foi homenageada neste Dia Internacional da Mulher.

Compartilhe no:

Relacionados