Tocantins - 19/05/2022 - 09:15

Folha do Jalapão

Estudantes aproveitam a Agrotins 2022 para conhecer as novidades no setor agropecuário

Postado em 11/05/2022

Escolas agendaram o horário das visitas e os estudantes podem participar de palestras e visitar os estandes

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) teve um significado especial para o estudante Jorge Ferreira de Oliveira, de 20 anos, aluno da 3ª série do ensino médio da Escola Família Agrícola de Porto Nacional. Filho de agricultor, residente na Fazenda Jenipapo, em Rio do Sono, ele buscou, na Agrotins 2022, novidades e conhecimento que poderão ser compartilhados com a família, além de ampliar a produção da família. “Estamos buscando os benefícios para quem trabalha no campo, conhecer essas novidades tecnológicas e de pesquisas vai ampliar o nosso conhecimento”, contou o estudante, que pensa em se profissionalizar na área da agronomia.

A estudante Mahyure Silva Ferreira, de 17 anos, aluna da 3ª série do ensino médio da Escola Agropecuária de Porto Nacional, também ressaltou a importância da feira para novas aprendizagens. “Aqui é um espaço para se conectar e conhecer as inovações do setor do agronegócio”, contou.

O estudante Augusto Grisa Michels, de 16 anos, aluno da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual João da Silva Guimarães, é filho de produtor rural. Ele aproveitou para explicar aos colegas sobre como funciona e para que servem as máquinas que atualmente compõem o setor agrícola. “Gosto muito dessa área e estou aqui para visitar todos os estandes e conhecer as inovações”, ressaltou.

A professora do Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira, de Porto Nacional, Roseane Fonseca da Silva, explicou que levou para a Agrotins um grupo de 37 alunos. “Aproveitamos para trazer os alunos, com o propósito de que eles tenham contato com novas realidades e conheçam o que estão fazendo no setor da agricultura. São estudantes que residem em um município que apresenta um potencial de crescimento no agronegócio e a nossa intenção é despertar o interesse deles para esse setor”, esclareceu a professora.

A gerente de Educação do Campo da Secretaria da Educação do Campo e Quilombola, Zenaide Aquino Antero, ressaltou a importância de os estudantes participarem da feira. “Aqui, os alunos têm contato com novos equipamentos, como formas de plantios e manejos sobre diversas criações. E isso é importante, ampliar o trabalho realizado nas escolas”, informou.

O gerente de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Josiel Gomes dos Santos, destacou as aprendizagens dos estudantes. “Aqui, os estudantes conheceram técnicas de alta produtividade, ampliação das tecnologias no campo, e como melhorar o desempenho no setor produtivo”, comentou.

Abertura da feira

A maior feira de tecnologia e agropecuária do Tocantins foi aberta nesta quarta-feira, 11, com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; do titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, Jaime Café; de secretários de Estado, presidentes de Autarquias, deputados, empresários do setor do agronegócio e agropecuário do Tocantins, e demais autoridades do legislativo estadual, municipal e de um público diversificado.

A Agrotins 2022 teve início nessa terça-feira, 10, e prossegue até o sábado, 14, no Parque Agrotecnológico do Tocantins.

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, representou o secretário de Estado da Educação, Fábio Pereira Vaz, na solenidade de abertura do evento. A Seduc tem um estande para acolher alunos e visitantes e apresentar o trabalho realizado pela equipe da Seduc.

Realização

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

(Secom-TO)

Compartilhe no:

Relacionados