Tocantins - 28/02/2021 - 03:57

Estudantes de Aparecida do Rio Negro recebem premiações da Olimpíada de Matemática

Postado em 23/02/2021

Compartilhe no:

A equipe gestora do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, localizado na cidade de Aparecida do Rio Negro, organizou uma solenidade especial para a entrega das medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) aos estudantes Janaína Neres Evangelista e Tácio Araújo Sales.

Os dois alunos são os mais premiados na escola, durante os anos que cursaram o ensino médio. Eles concluíram o ensino médio em 2020 e já estão no ensino superior. Enquanto estavam no Colégio Meira Matos, eles se revesavam no quadro de medalhas da Obmep, um ano um trazia a medalha de bronze e o outro a medalha de prata. Em 2017, Janaína conseguiu a sua primeira medalha de prata, e o Tácio ficou com a de bronze, nessa época, ambos estudavam na escola municipal da cidade. Em 2018, Tácio conquistou a medalha de prata e a Janaína ficou com a medalha de bronze e, em 2019, Janaína foi mais uma vez premiada com a medalha de prata e Tácio com a medalha de bronze.

Os dois participaram do Programa de Iniciação Científica (PIC) e de fóruns de discussões sobre a Matemática com professores e alunos de vários locais do Brasil. Atualmente, Janaína estuda Matemática Aplicada pela Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, e Tácio conseguiu ser aprovado em 1º lugar, no vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT),  na ampla concorrência para o curso de Engenharia Civil.

Na solenidade realizada na escola, que contou com a presença dos alunos, de familiares e do coordenador regional da Olimpíada em Palmas, o professor Paulo Cleber, da UFT. Os estudantes receberam as medalhas, diplomas, certificados de participação na Obmep, livros e banco de questões matemáticas.

A educadora Angela Barbosa, que acompanhou os alunos, como gestora escolar, destacou a importância dessas olimpíadas para a visualização do trabalho realizado pela escola como para despertar nos estudantes um maior interesse aos estudos e principalmente, para a matemática.

“Os alunos Tácio e Janaína são exemplos de que, além das medalhas, houve também um crescimento intelectual. Hoje, ambos são universitários e estão em ótimas instituições. A Escola Girassol de Tempo Integral Meira Matos se sente honrada por fazer parte da história acadêmica desses jovens. Parabenizamos Tácio e Janaína e seus familiares por mais uma vitória”, ressaltou Angela.

Para Tácio e Janaína, essa premiação representa o reconhecimento pela dedicação aos estudos. “Estamos felizes com todo esse resultado”, frisou Janaína.

O professor Paulo Cleber ressaltou a importância de fazer a entrega das medalhas aos estudantes o que, para ele, representa uma forma de valorizar ainda mais o esforço desses alunos. “Todos os anos realizávamos uma festa e reuníamos os alunos da região para a entrega das medalhas, mas o ano de 2020 foi atípico por causa da pandemia, por isso, as entregas das medalhas estão sendo feitas nas escolas”, explicou.

Paulo Cleber ressaltou que os alunos que, ao longo dos seus estudos, participam das olimpíadas sempre têm mais facilidades para serem aprovados em boas universidades.

O professor de Matemática, Alexandre Oliveira da Silva, que foi um dos professores de Tácio e Janaína, também destacou a importância da Olimpíada na vida dos estudantes. “É gratificante ver que o estudo, que o esforço e que o apoio das famílias são fundamentais para o sucesso na vida dos dois jovens”, ressaltou.

Compartilhe no:

Relacionados