Tocantins - 03/12/2020 - 01:42

Famílias recebem incentivo do Governo para geração de renda com frutos do cerrado

Postado em 03/09/2020

Compartilhe no:

O evento ocorre no próximo dia 11, por meio da plataforma digital da Seagro, sendo aberto para todos os interessados.

Do pequi à mangaba, os frutos do Cerrado são sabores que estão mais presentes na mesa do tocantinense nesta época do ano. Ainda em clima seco, mas com a chegada das flores que conduzem o surgimento dos frutos, os agricultores familiares terão alternativas de geração de renda que vão além da comercialização de frutos in natura. Para isso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), apoia com políticas públicas para manutenção e sustentabilidade do Cerrado. Com o objetivo de apresentar novas possibilidades de negócios, será realizado o 1° Workshop on-line, com o tema Tocantins – Um Cerrado de Oportunidades.

Para o secretário da Seagro e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, aplicar políticas públicas de incentivo à produção e ainda manter a sustentabilidade do Cerrado corroboram com a agricultura familiar, alavancando as atividades produtivas e a permanência do homem no campo. “A proposta do Governo é investir em ferramentas que possam disseminar ações da agricultura familiar, expandir a riqueza do Cerrado tocantinense, garantir renda ao pequeno produtor e contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais agrícolas que dependem do Cerrado”, pontua o secretário.

De acordo com a engenheira de Alimentos da Seagro e doutora em Química, Verônica França, “os frutos sem beneficiamento algum já apresentam renda na época de florada. Beneficiar esses frutos aumentará, não apenas a renda, mas os dias úteis dos produtos, permitindo que a comercialização ocorra não somente no período de florada, mas ao longo do ano. No 1° Workshop on-line: Tocantins – Um Cerrado de Oportunidades, será possível aprender como”, destaca.

Capacitação

Capacitar os agricultores é uma das propostas da Seagro neste semestre em que a oferta do Cerrado atende grande parte das comunidades no Tocantins. A expectativa é que diferentes mercados consumidores de sabores do Cerrado sejam alcançados por produtos provindos da agricultura familiar, e desta forma, pretende-se apresentar aos pequenos produtores, alternativas para driblar a crise que se instalou com a paralisação dos programas governamentais.

Ofertados gratuitamente pelo Cerrado, os frutos têm alto valor nutritivo que proporcionam uma alimentação mais equilibrada às comunidades. “O aumento no consumo dos frutos in natura, que são disponibilizados gratuitamente para as famílias no campo, melhora a qualidade da saúde e mantém o equilíbrio do organismo em decorrência do valor nutricional. Com o processamento dos frutos, agrega-se mais valor aos produtos, consequentemente, o retorno será maior, assim como o alcance de diferentes mercados consumidores que se encontram em sua maioria nos grandes centros”, afirma Verônica França.

Participação – acesso

O evento será transmitido no Youtube. O QR Code para acesso ao 1° Workshop on-line: Tocantins – Um Cerrado de Oportunidades, estará disponível no site seagro.to.gov.br, no dia do evento. (SECOM)

Compartilhe no:

Relacionados