Tocantins - 27/11/2020 - 05:13

Feira da Quarta beneficia agricultores familiares em Divinópolis

Postado em 01/08/2018

Compartilhe no:

 

No município de Divinópolis, localizado a 125 km de Palmas, agricultores familiares participam da Feira da Quarta, realizada semanalmente, a partir das 16h, na Feira Coberta da cidade. Criada há cerca de um ano, por meio do escritório local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Prefeitura Municipal e Sala do Empreendedor do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa é um sucesso e vem garantindo produtos fresquinhos aos consumidores, além de renda extra aos agricultores.

 

Segundo Geremias Pires Galvão, chefe do escritório local do Ruraltins, idealizador do projeto, denominado de Feira de Cultura e Agricultura Familiar, conhecida como “Feira da Quarta”, mais de 20 agricultores participam da ação, que se tornou um importante canal de comercialização, com a finalidade de ampliar o mercado de produtos agrícolas da região.

 

“A feira é uma grande oportunidade tanto para a comunidade, que passa a conhecer os alimentos cultivados no município, quanto para os agricultores que tem um mecanismo direto de negociação. O município de Divinópolis possui sua economia focada na agropecuária, sendo boa parte de pequenos produtores, os quais produzem para alimentação da família, e o excedente comercializava no munícipio, de porta em porta e na feira livre, que acontecia somente aos domingos. Percebemos então que os produtores necessitavam de mais uma oportunidade para escoar a produção, e no intuito de atender essa demanda, implantamos essa feira, que tem contribuído bastante para a geração de renda e o aumento na oferta de produtos, sendo uma ferramenta para administração da propriedade e o combate também ao êxodo rural”, avaliou o extensionista, ponderando que o evento proporciona aos expositores, não só um espaço de venda, como também oportunidade para apresentação dos produtos e a interação, além de ser um local de lazer, visto que tem espaço literário para crianças e brinquedos.

O produtor rural Raimundo Nonato da Silva Abreu, morador da Chácara Nossa Senhora Aparecida, na zona rural do município, participa desde o inicio da feira e fatura em média R$ 500, por semana, vendendo hortaliças como alface, couve e cheiro verde. “Para mim esse incentivo do Ruraltins esta cem por cento. Vou continuar firme, oferecendo sempre verduras fresquinhas ao pessoal que vem aqui”, comentou animado.

Além das hortaliças do senhor Raimundo, os moradores de Divinópolis encontram ainda doces, conservas, ovos, verduras, legumes, frutas, queijos, frango caipira, pastéis, bolos, farinha, carne suína, peixes e outras variedades de itens em artesanato e bordado. 

Para Jedeon Chagas, frequentador assíduo da Feira da Quarta, a iniciativa é um grande incentivo para os agricultores, bem como uma ótima opção para a população conhecer e adquirir produtos diretamente do campo. “Só temos que agradecer os organizadores por esse local, com produtos de qualidade, diretamente da fazenda, onde tem de tudo um pouco. Recomendo que venham conhecer a feira e fazer suas compras, incentivando assim os produtores rurais a trazerem seus produtos” disse.

Divinópolis conta com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a comunidade rural é organizada em Associações de Agricultores Familiares e Sindicatos de Trabalhadores Rurais.  

As Feiras da Agricultura Familiar são de iniciativa do Ruraltins, em parceria com as prefeituras, e acontecem em todas as regiões do Estado.

Compartilhe no:

Relacionados