FESTA DA COLHEITA: Beleza e diversidade tomam conta da passarela no Quilombo Mumbuca

por Wenina — 17/09/2024 às 10:46 — em Cidades, Destaques

Fotos: Rafael Batista-DPE-TO e Mazinho Aguiar
A Comunidade quilombola realizou uma noite especialmente preparada para comemorar as belezas do artesanato do capim dourado e na passarela os mumbucanos desfilaram além de beleza, alegria, história, cultura e tradição

Em uma noite especial preparada para mostrar a beleza quilombola, três gerações do Quilombo de Mumbuca passaram pela passarela: crianças, jovens e idosas, cada uma levando sobre si e no corpo, joias e objetos que falam por si só, e que carregam anos de história e tradições. Os mumbucanos deram um show de beleza na noite de sábado, 14, durante a Festa da Colheita do capim-dourado.

Com um ambiente repleto de itens decorativos, tapete verde e arquibancadas lotadas, o público mantinha sorrisos e celulares registrando cada segundo do desfile, os modelos e as artesãs demonstraram o amor pelo artesanato com estilo, alegria, brilho nos olhos e riso no rosto.

O evento foi iniciado com as boas-vindas da presidente da Associação dos Artesãos Extrativistas do Povoado Mumbuca, Silvanete Tavares. Os anfitriões da festa desfilaram na passarela além de beleza, alegria, história, cultura e tradição.

Vestida em tom de preto, Noemi Ribeiro, a popular Doutora, artesã local, foi a primeira a entrar na passarela, carregando um vaso de capim-dourado, confeccionado por sua mãe, Miúda (in-memoria). Doutora é mulher forte e batalhadora, é uma das jalapoeiras que ajudou a disseminar a arte. Os adereços adotados pelas quilombolas durante o desfile, chamaram a atenção do público. Entre as peças usadas estavam joias, mandalas e acessórios decorativos feitos de capim dourado.

Pela segunda vez, as peças produzidas pelo estilista tocantinense Luiz Fernando Carvalho foram usadas por mulheres do quilombo Mumbuca. O desfile surpreendeu os espectadores, que aplaudiram de pé a apresentação das cinco peças, produzidas em diferentes tamanhos e cortes, confeccionadas com peças de capim-dourado produzidas por artesãs do Mumbuca.

A presidente da Associação do Povoado Mumbuca, Silvanete Tavares, reforçou a importância da festividade para os moradores e o suporte dos parceiros. Para ela, o evento é muito aguardado não apenas pelos moradores locais, mas por todos que conhecem a tradição. “Esse ano nós temos um apoio bem reforçado do Governo do Estado, Sebrae, Energisa e Prefeitura Municipal. Isso é muito importante”, disse.

O prefeito Pastor João Martins, que faz questão de prestigiar o evento desde o início, a festa da colheita é um incentivo a comunidade para celebrar as tradições. “Festa é alegria e agradecimento pelo fato de podermos voltar às veredas para colher o capim dourado. Sabemos que o capim não vai acabar, porque é um projeto de Deus, pois é o sustento desta comunidade e uma alegria para o Tocantins e para o Brasil. Aqui temos a maior riqueza do Jalapão, que é essa gente linda que hoje desfila a beleza a e alegria dos jalapoeiros. Gratidão a Deus por essa oportunidade!”.

O desfile foi prestigiado também pelo secretário estadual de Turismo, Hercy Filho, secretário estadual dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente, presidente do Naturatins, Edivan Silva, prefeito de Mateiros, Pastor João Martins e primeira-dama Mariene Tavares, defensor público Paulo Henrique Américo, e assessoria de Relações Institucionais da Secretaria Estadual da Cultura, Aurielly Queiroz Painkow.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

CARNA NOVO ACORDO: Evento histórico é finalizado com sucesso de público e aprovação

Festa reuniu uma multidão de foliões e foi encerrada nesta terça-feira, 17,...

Capital da Fé 2026 reúne mais de 45 mil pessoas em quatro dias de programação em Palmas

Evento contou com grandes shows nacionais e regionais, dobrou espaço para ambulantes...