FESTA DA COLHEITA: Equipe do Naturatins reforça ações de preservação do capim-dourado

por Jornal Folha do Jalapao — 15/09/2025 às 15:45 — em Destaques, Estado

Discussões realizadas na tradicional Mesa Dourada, destacaram a Política Estadual do Uso Sustentável do Capim-Dourado e Buriti, bem como a Política Nacional do Manejo Integrado do Fogo

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou nesta sexta-feira, 12, na Comunidade Quilombola Mumbuca, município de Mateiros, de uma roda de conversa na Mesa Dourada da 16ª Festa da Colheita do Capim-Dourado, maior evento festivo da região do Jalapão. A festividade marca o início do período de liberação das hastes da espécie vegetal, que se inicia no próximo sábado, 20, e segue até 30 de novembro.

Responsável pela gestão do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, o Naturatins desempenha um papel fundamental na preservação e no manejo sustentável do capim-dourado nas Unidades de Conservação (UCs).

Durante o evento, a supervisora do PEJ, Vaneça Corado, que representou o presidente do Naturatins, Cledson Lima, destacou as iniciativas do órgão ambiental para fortalecer a proteção do capim-dourado, importante símbolo da cultura tocantinense. “O capim-dourado é amparado pela Lei nº 3.594/2019, que institui a Política Estadual do Uso Sustentável do Capim-Dourado e Buriti. Essa legislação tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais que trabalham com o artesanato desses recursos. A legislação fornece respaldo legal, contudo é responsabilidade de todos assegurar a preservação do recurso. É fundamental que todos cumpram a legislação, pois sem a proteção do capim-dourado, esse desenvolvimento seria comprometido, afetando sua principal fonte de renda”, enfatizou.

Desde o início do ano, o Naturatins tem percorrido diversas regiões do Estado para levar orientações sobre a Lei nº 3.594/2019, reforçando os principais pontos da política estadual e incentivando o cumprimento das regras de coleta, manejo e transporte do capim-dourado e do buriti para garantir o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais.

Vaneça Corado também ressaltou a Política Nacional do Manejo Integrado do Fogo como uma medida essencial para a proteção das Unidades de Conservação e dos campos de capim-dourado contra incêndios. “Essa prática, que deve ser realizada no período correto e sob condições climáticas favoráveis, permite que o fogo seja utilizado de forma controlada e estratégica, reduzindo a carga de material combustível e prevenindo incêndios de grandes proporções, que podem devastar tanto a biodiversidade local quanto os campos de capim-dourado, matéria-prima essencial para a economia das comunidades da região. Cabe destacar que estamos no período proibitivo para o uso do fogo, conforme estabelece a Portaria nº 155/2025”, ressaltou.

Ao final de sua fala, Vaneça Corado enalteceu a atuação dos brigadistas nas Unidades de Conservação e pediu aplausos em reconhecimento ao trabalho dedicado da equipe.

Fonte: Naturatins

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Novo Acordo entrega nova remessa de uniformes aos alunos da Escola Municipal Ruildemar

Cerca de 330 estudantes do 1º ao 5º ano foram contemplados nesta...

Em Rio Sono, Escola Municipal Tomás de Aquino recebe reforma e ampliação com recursos do PROFE

Unidade escolar passa por melhorias e, em breve, contará com um ambiente...