Tocantins - 18/09/2024 - 22:11

Folha do Jalapão

FESTA DA COLHEITA: Peça teatral revive história do Quilombo Mumbuca

Postado em 16/09/2024

Em peça teatral, moradores revivem memória viva da comunidade contada em momento único durante a Festa da Colheita, “o capim dourado do povoado Mumbuca foi dado por Deus, como um presente, plantei amor em meu coração profundo, um amor pra todo mundo, e ainda tenho amor pra dar…”.

Fotos: Rafael Batista e Mazinho Aguiar

Com um público recorde, a peça teatral é um dos momentos mais marcantes da Festa da Colheita do Capim-dourado, a tradicional apresentação teatral ao som da violinha de vereda, a jovem Nubia Matos, recita poema declamado, com palavras de gratidão por manter viva a tradição cultural dos moradores mais antigos do povoado. “O capim dourado do povoado Mumbuca, foi dado por Deus, como um presente”, inicia declamando o verso a jovem Nubia.


A peça teatral conta a história de onde tudo começou com Dona Miúda, a mulher cujo espírito empreendedor e paixão pela arte do capim-dourado mudou o destino da comunidade do Jalapão. Dona Miúda, cujo nome verdadeiro era Guilhermina Ribeiro da Silva, personifica essa jornada. Ela não tinha títulos acadêmicos, mas seu conhecimento e paixão pela arte do capim-dourado transcenderam fronteiras. A reverência à dona Miúda foi expressada pelos seus familiares durante a apresentação, que mantém vivo o passado.


A emoção tomou conta do público e dos atores, com um misto de saudades dos familiares queridos que se foram, e, também de alegria pela celebração da Festa da Colheita do Capim-dourado. A encenação do grupo de teatro ensinando a tradição foi composta por jovens e adultos, que também homenagearam outras personagens, como as matriarcas Laurina e Dona Laurentina, parteira da comunidade que faleceu em 2022.


Fizeram parte do cenário, poemas, músicas e itens utilizados pelos mais velhos, como pilão, esteira, grajaú, raízes de mandioca, panela de ferro, dentre outros.

O evento contou a participação do secretáris estadual de Turismo, Hercy Filho, secretário estadual dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente, presidente do Naturatins, Edivan Silva, prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardek Moreira, analista técnica do Sebrae, Admary Monteiro, defensor público Paulo Henrique Américo, e assessoria de Relações Institucionais da Secretaria Estadual da Cultura, Aurielly Queiroz Painkow.

Compartilhe no:

Relacionados