FESTA DA COLHEITA: Prefeito Pastor João e governador Wanderlei inauguram UBS no Quilombo Mumbuca

por Wenina — 19/09/2023 às 12:06 — em Cidades, Destaques

Executada com recursos próprios da Prefeitura, a obra era um sonho antigo da comunidade e homenageia a matriarca Laurintina Ribeiro Matos (in memoriam). A inauguração foi cheia de emoção e momentos de gratidão, com autoridades estaduais e municipais

O acesso à saúde será algo concreto e diário para a Comunidade Quilombola do Mumbuca, em Mateiros. Os moradores da localidade e da região comemoram mais uma grande conquista da Gestão Municipal: a obra da Unidade Básica de Saúde Laurintina Ribeiro Matos, que foi entregue pelo prefeito Pastor João Martins em uma cerimônia de muita emoção e gratidão realizada neste domingo, 17, durante a Festa da Colheita do Capim-dourado.

A inauguração contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, que esteve acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, além de deputados estaduais, secretários estaduais e equipe de governo. O momento de muita expectativa foi prestigiado pelos quilombolas, além de secretários municipais, vereadores, lideranças da região e equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

A estrutura era um sonho antigo da população e foi executada pela Prefeitura totalmente com recursos próprios. Com um ambiente moderno, a UBS atende a população diariamente com enfermeira, técnica em enfermagem e agente de saúde, e, semanalmente, com o médico.

A obra ganhou o título de uma das pioneiras da comunidade, dona Laurintina, que foi parteira da região e trouxe ao mundo centenas de crianças e uma das precursoras que sonhou com a UBS no Povoado.

Alegria

Ao falar para o público presente na inauguração, o prefeito iniciou com uma oração de gratidão, relembrando as lutas para a conclusão da obra. “Dona Laurintina pediu várias vezes o posto de saúde aqui na Mumbuca e hoje já chorei várias vezes ao recordar isso. Ela foi a parteira que salvou muitas mães”, se emocionou.

O gestor destacou que apesar de ter executado a obra com recursos próprios, a organização financeira foi possível também graças à parceria do Governo do Estado em viabilizar recursos para os eventos do município. “O governador Wanderlei tem sido parceiro desta festa e graças a isso temos a oportunidade de conseguir realizar esta obra”, frisou.

Pastor João também prestou seu reconhecimento à equipe de Saúde Municipal. “Eu me emociono e digo que vocês da saúde são verdadeiros heróis, têm salvado muitas vidas aqui nesse Jalapão, se doando incansavelmente, pois só Deus sabe as dificuldades que temos quando é preciso levar um doente para Palmas ou Porto Nacional”, completou o prefeito.

O governador Wanderlei se comprometeu a disponibilizar uma ambulância para a comunidade. “Esse era um sonho de dona Laurintina e é um projeto que tem uma dimensão grandiosa, sendo um ponto de apoio para moradores e turistas que passam pela região. Por isso eu quero, em conjunto com os deputados, buscar ainda neste ano uma ambulância traçada para a Comunidade, já vamos buscar o orçamento, porque aqui é uma referência para a região”, destacou.

Wanderlei também enfatizou investimentos da Gestão Estadual no Jalapão e lembrou que todas as iniciativas vão ter primeiro a escuta das comunidades tradicionais.

“Temos que ter o cuidado permanente com a questão do licenciamento dessas áreas por termos um solo frágil. Quero dizer que já autorizo o presidente do Naturatins para emitir o licenciamento para o trabalho das máquinas nesta estrada que liga Mateiros a São Félix pela ponte do Boa Esperança. Vamos fazer também um projeto de infraestrutura para as dunas e em seguida para a Cachoeira da Velha, que são lugares de referência e precisam de melhorias para receber os turistas”, disse.

Gratidão

O sentimento de gratidão foi expressado à Gestão Municipal pela secretária municipal de Saúde, Ceilane Menezes. “Venho parabenizar o prefeito pela construção dessa obra tão importante. Aqui teremos atendimento com enfermeira, técnica e agente de saúde diariamente, vamos estreitar esse acompanhamento agora graças a Deus com dois médicos, sendo um do Programa Mais Médicos. Expresso minha gratidão por todos que contribuíram com esse projeto, inclusive os ex-secretários de Saúde Domingos Alves e Silvaldo Moraes. E quero pedir à nossa equipe que atendam a comunidade com carinho, de forma humanizada. A Gestão irá sempre trabalhar para aprimorar os serviços de saúde”, pontuou a secretária.

O presidente da Câmara Municipal e representante da comunidade, Zuraildo Matos (Cural), que também é neto da homenageada, dona Laurintina. “Esse é um momento muito especial, uma comunidade como a Mumbuca ter um postinho como esse, e eu fico emocionado em lembrar da minha vó, que foi uma parteira que lutou tanto e pediu por essa obra”, disse o vereador.

Também usou a palavra o deputado estadual majoritário do Município, Valdemar Junior, e a deputada estadual Claudia Lelis, que reforçaram compromissos com a população local.

O evento ainda teve a presença da primeira-dama Mariene Tavares, o vice-prefeito Domingos Barreira, o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Barbosa, Comandante da Casa Militar, Coronel Wendel, secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, secretário estadual do Turismo, Hercy Filho, secretária estadual dos Povos Originários e Tradicionais, Narúbia Werreria, assessor do Ministério da Igualdade Racial, Victor Cruzeiro, vice-prefeito de São Félix, Gercimar Xavier, representante da Secretaria Estadual de Cultura, Aurielly Painkow, vereadores e secretários municipais.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

MATEIROS: Capital do Jalapão celebra 35 anos com grande festa popular

Programação festiva reuniu multidão, atrações musicais e lideranças políticas em uma celebração...

Saiba onde e como recarregar o cartão do transporte coletivo de Palmas

Passageiros podem inserir créditos em estabelecimentos credenciados com maquininhas, terminais de autoatendimento...