FESTA DA COLHEITA: Projeto Energia para Crescer impulsiona crescimento de comunidades no Jalapão
Postado em 14/09/2024
A iniciativa é destaque na Festa da Colheita do Capim-dourado, no Mumbuca, que mostra resultados positivos do projeto que é executado pela Energisa e Sebrae desde 2021 na região
Um olhar diferente, voltado para o desenvolvimento social, fomento ao empreendedorismo e independência financeira dos moradores, maior qualidade de vida e impulso ao turismo comunitário. Assim vem sendo executado o Projeto Energia para Crescer, idealizado pela Energisa, em parceria com o Sebrae, em comunidades quilombolas do Jalapão.
Ações humanizadas que levam melhor infraestrutura, capacitação e investimentos têm tido resultados positivos, a exemplo do Quilombo Mumbuca, que neste fim de semana celebra o ouro do cerrado, o capim-dourado, durante a Festa da Colheita.
Nesta festividade todo esse investimento executado no Projeto aflora ainda mais, pois se reflete na vivência dos quilombolas ao receberem os visitantes e turistas na celebração.
É possível notar os avanços da festa ao longo desses três anos do Projeto Energia para Crescer, e com ele, chegam outros benefícios, que também englobam o afeto e o carinho que é transmitido na comunidade. Em busca da preservação do capim e da cultura ancestral da comunidade, o Projeto se destaca como um dos investimentos acertados, não só financeiramente, mas no fator humano, como destaca o diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardek Moreira, que fez questão de prestigiar o evento.
“A cada vez que a gente vem aqui observamos um empreendimento novo, as pessoas realmente estão prosperando. E isso nos deixa muito orgulhosos. As pessoas foram contagiadas de forma muito positiva pelo trabalho que o Sebrae fez, junto com a Energisa, em levar exatamente capacitação para aquilo que o Sebrae é especialista, que é desenvolver negócios, pessoas, e a Energisa tem aqui dado apoio. Nós fizemos redes novas aqui, a gente tem também contribuído com o nosso pessoal aqui direto da comunidade. Temos apoiado, porque acreditamos, e isso é o mais importante, que a nossa obrigação não é só distribuir energia com qualidade, mas também trazer impactos sociais positivos nas comunidades onde a gente trabalha”, relatou o diretor.
Parcerias
Além das comunidades do Prata, Mumbuca e Rio Novo, o objetivo é expandir o projeto a outras localidades do Jalapão, como Boa Esperança e Carrapato. O diretor destaca que há um planejamento para a realização da Festa do Buriti, na região do Carrapato, e a Festa da Mandioca, no Boa Esperança. “O que a gente realmente tem procurado, além de levar empreendedorismo, é fazer essas comunidades se desenvolverem. Também o resgate da cultural, que são as festas que são tradicionais dele”, acrescentou.
Além da capacitação aos moradores, profissionalização e melhor estrutura, o diretor ainda reforça que o elo com a comunidade já tem incluso o sentimento de afetividade. “Os resultados têm sido palpáveis. Graças a Deus, a gente viu o que que aconteceu nessa comunidade, e nas outras comunidades onde o projeto passou. Realmente houve uma diferença positiva no resgate cultural, o resgate da cidadania”, explicou.
Leandro Fernandes Costa, que é gerente de Gestão e Projetos da Energisa, ressalta que desde 2021 a Energisa e o Sebrae atuam com um investimento que assiste todo o quilombo. Ele destaca que este trabalho conjunto abrange iniciativas de fomento ao empreendedorismo sustentável e projetos culturais, como o apoio na Festa da Rapadura e na Festa da Colheita do Capim-dourado.
“Além de trabalhar o empreendedorismo, de auxiliar a comunidade a empreender, desde os seus restaurantes, ao atendimento aos turistas, ao oferecimento do artesanato, de comidas típicas aqui da região, a gente atua muito na parte do empreendedorismo, dando suporte para essas pessoas da comunidade que querem empreender. Também trabalhamos muito a parte de resgate da cultura, como é o exemplo da festa aqui do Mumbuca. O objetivo é fortalecer a cultura através das histórias de dona Miúda, Dotora, que carregam todo o legado da comunidade”, disse.
O gerente falou ainda da importância das parcerias para a execução do projeto. “O Sebrae é um grande parceiro dessa iniciativa, além das prefeituras municipais também, tanto a de São Félix quanto a de Mateiros, e o Governo do Estado de Tocantins também são parceiros, e estão com a gente nesses eventos, para ajudar nessa questão do empreendedorismo”, complementou.
Mesa Dourada
Os representantes da Energisa participaram da Mesa Dourada nesta sexta-feira, 13, momento em que diversas entidades debateram a importância da cultura local. O momento teve também a presença do analista do Sebrae, Admary Monteiro, prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, e do presidente do Naturarins, Coronel Edivan de Jesus , além de representantes do Governo Estadual.
Na ocasião, o diretor Alan ressaltou a necessidade de unir forças para evitar incêndios nas veredas de capim-dourado. “Queremos evitar que os incêndios atinjam o capim, pois se houver queimadas aqui agora, o prejuízo será muito grande. Para mim essa comunidade é como se fosse a minha casa, e o que pudermos fazer para que os moradores prosperem, esses valores se preservem e é uma comunidade que responde a esses investimentos, o que é muito positivo”, comentou.
Energia para Crescer
O Projeto Energia para Crescer teve início em 2021 e nos dois últimos anos atuou nas comunidades do Mumbuca, Prata e Rio Novo, com ações de capacitação profissional e geração de renda para artesãos e micro e pequenos empreendedores da região. O projeto realizado no quilombo proporciona também maior conscientização quanto à preservação do capim-dourado.
Nesses três dias de Festa da Colheita, a programação conta com atividades que valorizam e fortalecem a cultura e a economia das comunidades envolvidas, como rodas de conversas e prosas, desfile, teatro, degustação de comidas típicas, visita aos atrativos turísticos, comercialização de produtos da agricultura familiar, atrações culturais regionais e artesanato à base de capim-dourado.