FESTA DA COLHEITA: Quilombo Mumbuca mantém tradição quilombola na Cavalgada Dourada

por Wenina — 16/09/2024 às 10:27 — em Cidades, Destaques

Em seu segundo dia de festa, cavaleiros e amazonas saíram em desfile pelas ruas da comunidade montados em animais, demonstrando suas tradições e trazendo a frente das comitivas a violinha de buriti

A cavalgada dourada outra vez trouxe à frente a violinha de buriti, item tradicional da comunidade quilombola, o cantor Arnon Ribeiro Tavares conduziu as comitivas douradas na manhã deste sábado, 14, durante a Festa da Colheita do Capim-dourado.


O evento recebeu logo cedo os participantes que, trajados de sertanejos, foram ao encontro dos cavaleiros dos quilombos vizinhos. No local do encontro as comitivas tomaram café da manhã e seguiram para a Comunidade Mumbuca.


Ao chegar à comunidade os cavaleiros e amazonas foram recepcionados pelos moradores e visitantes atentos a cada detalhe. O sorriso no rosto dos participantes foi a atração mais linda, estampando a alegria desse momento único. Esse ano o evento contou com a participação da comitiva M, que chegou de forma inusitada sendo transportada por um trator.


O responsável por levar à frente a Viola de Buriti, Arnon Ribeiro disse que se sente honrado em ter a missão de dar continuidade à cultura da violinha de vereda e manter viva a memória de seu parceiro Maurício Ribeiro.

“Esse momento para a gente é uma honra muito grande, fazer parte da cavalgada dourada. Cada ano que passa parece que a expectativa é melhor, a gente tá a frente com a viola, representamos também a comunidade e o Maurício. Pois o Maurício é a Viola do Buriti, a gente tem essa responsabilidade de todo ano representar nossa comunidade, porque é um momento muito especial. A gente vê que a cada ano a Cavalgada se fortalece mais, não é só um instrumento, é uma memória, a Viola do Buriti é uma memória, é um dos nossos ancestrais, estamos firmes e fortes para manter essa história, e a Cavalgada também faz parte de nossa cultura. É muita alegria e emoção, estamos completando dois anos sem o nosso Maurício, a gente sempre tem esse vazio no coração, mas precisamos seguir em frente”, ressaltou Arnon.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Palmas distribui quatro mil mudas de alface às hortas comunitárias da região norte

No dia 12 de agosto foram distribuídas duas mil mudas na região...

Prefeitura de Palmas incentiva aleitamento materno com palestras gratuitas em unidades de saúde

Para incentivar gestantes e puérperas a amamentar bebês até, pelo menos, os...