FESTA DA COLHEITA: Veredas de capim-dourado são o palco da maior celebração do Jalapão

por Wenina — 17/09/2024 às 11:22 — em Cidades, Destaques

Fotos: Mazinho Aguiar e Folha do Jalapão

Quilombolas, convidados, autoridades e imprensa foram à vereda realizar a colheita demonstrativa, momento mais esperado da Festa da Colheita do Capim-dourado. Um número recorde de pessoas participou, com alegria, emoção e gratidão

Ao longe se vê a terra dourada envolta por serras e protegida pela natureza. As hastes do capim que é considerado o ouro do cerrado tocantinense embelezam o ambiente ainda intocado, que a partir deste mês será o local de trabalho das centenas de quilombolas do Mumbuca, povoado localizado no Município de Mateiros, que vão iniciar o processo de colheita do capim-dourado. A atividade demonstrativa foi realizada neste domingo, 15, durante a Festa da Colheita, uma das celebrações mais lindas do Jalapão, que neste ano recebeu público recorde no campo.

O momento é o ápice da celebração, quando os quilombolas vão ao campo, juntamente com autoridades, convidados e imprensa, onde realizam a colheita demonstrativa. Com muitas cantorias ao som da violinha de buriti tocada pelos artistas da região, o silêncio da natureza ganha voz potente das mulheres e homens que lutam pela preservação do ouro do cerrado, e que garante o sustento da comunidade e a perpetuação da cultura local.

Reflexão

Neste ano, diferentemente das edições anteriores, outro campo foi escolhido, já que a vereda onde comumente eram realizadas as demonstrações foi atingida por um incêndio em 2023. A alegria de quem faz parte da cultura quilombola é expressada em cantos de boas-vindas aos participantes, que em uma roda de conversa, fazem questão de refletir sobre a perpetuação da tradição quilombola do Jalapão. A líder quilombola Sirlene Matos refletiu sobre a necessidade de todos unirem forças em prol da preservação.

“O capim-dourado do Mumbuca vem com uma história, vem com a luta de um povo que busca sempre priorizar a resistência nesse território de forma simples, de forma espontânea, de forma feliz. Nós priorizamos isso e a gente sai com essa reflexão, que a vinda aqui neste momento não é somente para vir e tirar foto, mas para refletir. Nós como comunicadores temos uma função, um poder tão grande porque a gente pode construir narrativas que prevalecem!”, destacou a quilombola.

As líderes da comunidade encantam com a beleza de quem tem a força e as marcas quilombolas, como dona Noemi Ribeiro (Dotora), dona Santinha e a presidente da Associação, Silvanete Tavares da Silva, que agradeceu as parcerias para a realização do evento. Com emoção, a líder da comunidade expressou sentimentos de alegria e expectativa para uma colheita promissora.

“Esse foi um momento muito esperado, a minha palavra é gratidão a Deus, pela oportunidade de estarmos neste momento tão especial. Dia 20 saímos em campo para a colheita, conseguimos tudo por meio de parcerias, e ficamos felizes, que Deus abençoe a cada um que contribuiu com essa festa!”, destacou a presidente.

Parceria

Como todo ano, a colheita conta com o apoio da Prefeitura de Mateiros. No momento de alegria o prefeito Pastor João Martins, em seu último ano de gestão, anunciou mais uma importante aquisição para a comunidade: um caminhão a ser utilizado na colheita.

“A minha convivência com essa comunidade é de desde 10 anos de idade. Aqui nós temos parceiros de verdade e de coração, que vem contribuindo, junto com a Prefeitura, com a festa e a preservação do capim, somando com essa gestão durante esses oito anos. Essas comunidades precisam dessas parcerias. Nós estivemos aqui nesses anos todos com esse mesmo gesto. Isso é motivo de agradecermos a Deus e espero que os próximos gestores tenham esse amor por Mumbuca!”, frisou.

Também participou da demonstração o secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente, que pela primeira vez participou do evento. Ele destacou a importância do trabalho em conjunto entre secretarias e pontuou que, após 35 anos, foi criado um ponto de referência para os indígenas e quilombolas do Tocantins. “A secretaria [Sepot] veio na hora certa e isso para nós é muito importante. Essa transversalidade dos órgãos traz um olhar específico para a comunidade na área da cultura, educação, saúde e saneamento”, concluiu.

A colheita demonstrativa ainda teve a presença do secretário estadual de Turismo, Hercy Filho, presidente do Naturatins, Edivan Silva, defensor público Paulo Henrique Américo, e assessoria.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

CARNA NOVO ACORDO: Evento histórico é finalizado com sucesso de público e aprovação

Festa reuniu uma multidão de foliões e foi encerrada nesta terça-feira, 17,...

Capital da Fé 2026 reúne mais de 45 mil pessoas em quatro dias de programação em Palmas

Evento contou com grandes shows nacionais e regionais, dobrou espaço para ambulantes...