FESTEJOS DA PADROEIRA: Cavalgada homenageia Nossa Senhora e abre celebrações em Aparecida

por Wenina — 18/07/2024 às 10:10 — em Cidades, Destaques

Tendo à frente a Cavalaria Montada da Polícia Militar, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida e as bandeiras, o desfile de animais, cavaleiros e amazonas emocionou quem parou para acompanhar o evento

Um momento único, de fé, devoção e demonstrações de amor por Nossa Senhora Aparecida foi realizado nesta quarta-feira, 17, em Aparecida do Rio Negro, Município que se destaca por ter duas festas religiosas anuais, sendo que a de julho é propícia para a reunião de famílias tradicionais e amigos em torno da devoção à Padroeira. A Cavalgada se mantém como uma importante tradição da cidade, envolvendo os moradores e a simplicidade do homem do campo que tem como base a fé cristã.

Ao longe se vê a imagem da Padroeira, sempre à frente dos cavaleiros e amazonas que desfilaram seus belos trajes e animais pelas ruas e avenidas da cidade. Antes da saída, os moradores se reuniram na Chácara Recanto, onde ocorreu a Missa Sertaneja e almoço servido a todos. A Celebração foi presidida pelo padre Aderso, juntamente com o administrador paroquial, padre José Barbosa.

No local, o início da tarde foi marcado pela animação do cantor Clayton Pires, que esquentou a primeira parte do dia e fez o público dançar.

Cavalgada

Uma devoção que se perpetua de geração em geração e tem tido cada vez mais demonstrações de fé, milagres e bênçãos. Padroeira de Aparecida, Nossa Senhora Aparecida tem grande representatividade para o público local, e ao longo dos 35 anos de emancipação, e ainda antes da cidade se emancipar, se destaca pelo amor e o exemplo da Mãe de Jesus, como humildade, silêncio e dedicação à família.

Pela primeira vez, a imagem da Mãe Aparecida foi escoltada pela cavalaria montada da Polícia Militar, um gesto que revela grandes significados, além da parceria da Instituição em respeito à devoção. Quatro policiais militares montados, além de outras viaturas, percorreram todo o percurso ao lado do andor e à frente das bandeiras do Brasil, Estado e Município.

Fé e Emoção

Durante todo o percurso os fiéis fizeram demonstrações, e com canções devocionais, mostraram aos visitantes a importância de tal devoção. A cavalgada foi organizada do início ao fim, e iniciada com a oração da Ave-Maria, contou com muita emoção, já que a trilha sonora foi somente de músicas voltadas à Padroeira. O momento foi conduzido pelo capitão do mastro, Fhilipe César, que a cada ponto importante da cidade, relembrou parte da história do Município e de personagens como os fundadores.

O administrador paroquial, padre José Barbosa, avaliou a cavalgada como uma tradição que se fortalece como o que realmente é, um momento de fé e devoção. “A cavalgada hoje foi emocionante, tivemos aquilo que estava no desejo do nosso coração, fazer uma cavalgadura diferente, em que as pessoas pudessem rezar, respeitar o momento, que fizessem bonito o percurso, que Nossa Senhora fosse bem acolhida, bem ornamentada, envolveu a todos e junto com os capitães e com a igreja, nós fizemos uma bela cavalgada com a presença especial da cavalaria montada do nosso Estado. Foi enriquecedor ver os filhos da terra, aqueles primeiros, que cresceram aqui, que foram crianças e que acompanharam todo esse percurso que se repete, que estão passando de geração em geração”, comentou o religioso.

A sensação de emoção, carinho e alegria são sempre as mesmas para quem revive o mesmo momento há mais de 40 anos, até os mais jovens, que refazem os passos dos pais e avós. O costume passado de geração em geração não muda sua essência, que reúne moradores e filhos da terra em torno da fé à Padroeira que dá nome à cidade.

Levante do Mastro

O trajeto passou pelo centro da cidade, Setor Aeroporto e tradicionalmente passou pelo Setor São Domingos. No Salão Paroquial, os capitães do mastro e demais moradores buscaram o mastro, levando-o até a frente da Igreja, para o levantamento. Apesar de ser um trajeto considerado curto, epresenta a força do povo batalhador e dos capitães que estão à frente da organização do evento.

O levantamento é mais um ato de fé, quando a oração da Ave-Maria impulsiona os fiéis e a força dos homens a levantar o mastro, em gesto que destaca que a Festa da Padroeira, oficialmente se inicia. Do alto, a bandeira de Nossa Senhora Aparecida abençoa a cidade e representa a fé do povo aparecidense.

O momento foi finalizado com a benção das comitivas e animais, realizada pelo padre José Barbosa e diácono Paulo Percílio. Com aspersão da Água Benta, os animais, cavaleiros e amazonas vão à frente do sacerdote e recebem a benção.

Segurança

Os Festejos da Cidade tiveram ainda a segurança reforçada, com o total de 14 policiais militares atuando, conforme explicou o comandante do Policiamento Urbano do 13º Batalhão, Subtenente Ronilson. “Nós vamos permanecer com esse contingente todos os dias, hoje tivemos a Cavalaria e vamos permanecer com os reforços até o fim da festividade, garantindo a segurança dos moradores e dos visitantes que vêm prestigiar o Festejo. Temos aqui a Base da Polícia Militar e vamos proporcionar a segurança necessária e atender as solicitações”, afirmou.

A festividade contou com a presença de autoridades e moradores, como o prefeito Suzano Marques, secretário estadual de Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, presidente da Câmara Municipal, Reijane Barros (Ratinho), ex-prefeito Deusimar Amorim, além de secretários municipais e demais vereadores.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Restaurantes comunitários de Palmas recebem aprovação de 90,7% dos frequentadores entrevistados

Usuários destacam atendimento, infraestrutura e organização nas unidades da Capital, que serviram...

Prefeitura de Palmas abre seleção para Escola de Música da Guarda Metropolitana

Iniciativa oferece 15 vagas imediatas e dez para cadastro reserva a jovens...